Jornal GGN – O Brasil atingiu o total de 41.901 pessoas mortas pela Covid-19, e passa a ocupar o segundo lugar entre os países com mais óbitos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que acumulam mais de 100 mil mortes.
Os dados brasileiros foram apurados pelo consórcio fechado entre Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL, a partir da coleta de dados das Secretarias de Saúde dos estados.
Já a comparação com os outros países considera o total consolidado pela Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Até esta sexta, a instituição contabilizava mais de 7,5 milhões de casos do novo coronavírus em todo mundo e 424 mil mortes.
O país atingiu essa marca menos de três meses após o primeiro óbito por Covid-19, no dia 16 de março, em São Paulo. O primeiro caso de paciente com o diagnóstico da doença foi confirmado em 25 de fevereiro.
Os números divulgados pelo consórcio estão um pouco acima do divulgado pelo painel Coronavírus Brasil, elaborado pelo Ministério da Saúde, que aponta um total de 41.828 óbitos confirmados e 828.810 casos registrados no país, o que equivale a um acréscimo de 25.982 casos e 909 mortes ante os dados anteriores.