Coronavírus: etnia munduruku perde duas lideranças em 24 horas

Jornal GGN – A etnia indígena munduruku perdeu duas lideranças em 24 horas para o coronavírus: Amâncio Ikon Munduruku, aos 59 anos, e o cacique Vicente Saw, aos 71 anos.

Com isso, a etnia perdeu cinco anciões para a doença até o momento: além de Amâncio e Vicente, morreram Jerônimo Manhuary (86 anos), Angélico Yori (76 anos) e Raimundo Dace (70 anos). Outros seis Munduruku estão internados em estado grave nas cidades paraenses de Jacareacanga e Itaituba.

O anúncio foi feito pela Associação Indígena Pariri – Munduruku, Médio Tapajós. “Nosso choro também vem trazer a memória de uma vida de muita luta, sempre com serenidade e alegria. Também uma vida de dedicação e ensinamentos a seus filhos, familiares, parentes e amigos”m diz a entidade, em nota.

Amâncio Ikon Munduruku esteve em sua casa com febre e falta de ar durante cinco dias até ser encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento em Itaituba, onde testou positivo para COVID-19.

“Com muito esforço dos nossos parceiros e principalmente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, conseguimos que fosse transferido para um hospital em Belém, pois a cidade de Itaituba não tem uma estrutura de UTI minimamente capaz de atender os casos graves”, diz a associação. “O descaso do Governo com a saúde pública e a precariedade de atendimento na saúde indígena não são por acaso. Todos os que sempre se omitiram e ignoraram nossas reivindicações pela saúde e os que agora se omitem diante dessa situação emergencial e descontrolada são responsáveis”.

Amâncio foi um dos fundadores da Associação Indígena Pariri, em 08 de novembro de 1998. Até 2005, esteve na coordenação da entidade e atualmente era vice-coordenador, somando mais de vinte anos de luta. À frente da Associação, realizou inúmeros projetos e conseguiu introduzir a educação bilíngue nas aldeias do médio Tapajós.

Junto a associações do alto Tapajós, atuou na defesa dos direitos territoriais do povo Munduruku e dos direitos indígenas em geral. Participou ativamente do Ibaorebu, projeto de educação diferenciada, e se formou em Agroecologia em 2015.

“Seus conhecimentos sobre a história e o pensamento do nosso povo fizeram dele um grande professor para todos nós. Seus saberes foram e são fundamentais para os processos de demarcação de nossas terras e para despertar nos jovens o orgulho de ser Munduruku”, diz a associação.

 

Leia Também
Coronavírus: OMS anuncia retomada de estudos com hidroxicloroquina
Governo Bolsonaro será investigado por falta e atraso de investimentos no combate ao Covid-19
Coronavírus: Bolsonaro veta uso de R$ 8,6 bi no combate à pandemia
Redação

Redação

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

4 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

5 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

5 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

7 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

7 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

7 horas ago