Coronavírus: Governo Doria omite 11.000 casos da capital, destaca Revista

Prefeitura de São Paulo apontava para 109.192 casos da doença até quinta-feira, Já boletim do Estado contabilizava 98.132 na cidade, no mesmo dia

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Jornal GGN – O governo do Estado de São Paulo tem omitido cerca de 11 mil casos de coronavírus confirmados, em comparação aos dados oficiais da capital, desde 7 de abril. A informação foi obtida a partir de levantamento da Revista Piauí.

Segundo os números oficiais da Prefeitura de São Paulo a capital tinha 109.192 casos confirmados até quinta-feira, 17 de junho. Já o boletim do Estado, aponta que a cidade contabilizava 98.132 casos no mesmo dia, cerca de 11 mil infecções a menos.

“Essa discrepância nos dados afeta tanto o número total de casos quanto a evolução diária de novos registros da doença. Essa evolução é um dos critérios utilizados no plano de flexibilização das medidas de isolamento do estado de São Paulo”, alertou a reportagem.

De acordo com a Piauí, desde 1 de junho – início da flexibilização – até o dia 17, mais de 6 mil casos de coronavírus na capital “foram ignorados pelo governo Doria na capital”.

O Estado alega que a disparidade nos dados entre a capital e o Estado é ocasionada pela falha no sistema que abastece as informações do Ministério da Saúde e de onde o governo estadual extrai os dados para os boletins, o e-SUS.

Entretanto, ao ser questionada pela reportagem, a “Secretaria de Saúde do estado de São Paulo não soube explicar por que há essa subnotificação crescente dos dados da capital em seu boletim”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 comentário

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome