Jornal GGN – A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta terça-feira, 12 de maio, que alguns países não deram a importância necessária para os alertas sobre a pandemia do novo coronavírus. A afirmação da porta-voz do órgão internacional, Margaret Harris, foi feita a partir de questionamentos sobre o grande números de casos no Brasil e Estados Unidos.
“Em todo o mundo, vimos que os alertas que lançamos desde muito, muito cedo, não foram vistos como alertas sobre uma doença muito letal e grave”, afirmou a porta-voz, sem se referir a países específicos.
Durante a coletiva de imprensa desta terça-feira, Margaret Harris também comentou sobre aumento dos casos de Covid-19 na América. Atualmente o continente é considerado o epicentro da pandemia.
A posição dos governos brasileiro e norte-americano em relação à pandemia são semelhantes. Hoje, Brasil e Estados Unidos são os países da America com maior número de casos da doença.
Desde o alerta de emergência global da OMS, o líder do legislativo, Jair Bolsonaro, tem desrespeitado as recomendações dos órgãos de saúde no combate a pandemia.
A posição de Bolsonaro pode ser considerada reflexo das ações do ídolo e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que em meio ao aumento de números de casos no país insistiu pelo fim do isolamento social.