Coronavírus: quatro em 10 empresas encerraram atividades por conta da pandemia

Jornal GGN – Dentre 1,3 milhão de empresas que estavam com as atividades encerradas de forma temporária ou definitiva durante a primeira quinzena de junho, 39,4% apontaram como fator principal as restrições decorrentes pela pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para mensurar o impacto da covid-19 nas empresas.

De acordo com os dados divulgados, 522,7 mil (39,4%) encerraram suas atividades por causa da pandemia, sendo que 518,4 mil (99,2%) eram de pequeno porte (até 49 empregados), 4,1 mil (0,8%) de porte intermediário (de 50 a 499 empregados) e 110 (0%) de grande porte (mais de 500 empregados). Ainda entre as empresas encerradas por causa da pandemia, 258,5 mil (49,5%) delas eram do setor de Serviços; 192 mil (36,7%) do Comércio; 38,4 mil (7,4%) da Construção e 33,7 mil (6,4%) da Indústria.

Dentre as 2,7 milhões de empresas que seguem em atividade, 70% reportaram que a pandemia teve um impacto geral negativo sobre o negócio e 16,2% declararam que o efeito foi pequeno ou inexistente, enquanto 13,6% afirmaram que a pandemia teve um efeito positivo sobre a empresa.

O maior percentual de empresas em que a Pandemia tem tido efeito negativo está no setor de Serviços (74,4%), seguido por Indústria (72,9%), Construção (72,6%) e Comércio (65,3%).

A pandemia implicou diminuição sobre as vendas ou serviços comercializados na primeira quinzena de junho para sete em cada 10 empresas em relação ao período anterior ao início da pandemia. O impacto foi maior entre as companhias de pequeno porte, com até 49 funcionários, em que 70,9% reportaram redução nas vendas.

Entre os setores, a redução nas vendas foi maior na construção (73,1%) e nos serviços (71,9%), especialmente os serviços prestados a famílias (84,5%) e no comércio (70,8%) com destaque para a comercialização de veículos, peças e motocicletas (75,5%). Na indústria 65,3% das empresas reportaram redução nas vendas.

“Os dados sinalizam que a Covid-19 impactou mais fortemente segmentos que, para a realização de suas atividades, não podem prescindir do contato pessoal, têm baixa produtividade e são intensivos em trabalho, como os serviços prestados às famílias, onde se incluem atividades como as de bares e restaurantes, e hospedagem; além do setor de construção”, explica Alessandro Pinheiro, coordenador de Pesquisas Estruturais e Especiais em Empresas do IBGE.

 

Leia Também
Guedes contra-ataca para destruir a previdência social, por Auditores Fiscais pela Democracia
Desemprego atinge 12,4 milhões de pessoas na quarta semana de junho
Trabalhador perde emprego e renda, mas o banqueiro pode engordar lucros, por Lauro Veiga Filho
Governo projeta queda do PIB em -4,7% para 2020
Redação

Redação

View Comments

  • Como se sabe, são micro, pequenas e médias empresas que empregam a maior parte das pessoas. Coisa de 70, 75% do total do empregos. Calcule.
    E vem aquele Sinistro da Venda Daquilo que não é Dele olhando apenas para as grandes. Claro, ele é o puxa-saco submisso que nunca deixou de ser.
    O péssimo é que quem se acha empresário de pequena, de micro, já se acha burguesia.
    Não, não é.
    Isto também não ajuda.

  • Agora, sim, a coisa vai. Parabéns ao pessoal que está organizando o GGN. Textos escritos e apresentações de debates são um modelo muito bom, pelo menos para mim. Não preciso de noticiários tipo de televisão, são superficiais. O modelo tem que ser mesmo diferente do modelo da TV comum. Localizo as notícias nos comentários. Os programas culturais, com músicos, gente de teatro e cinema,se for o caso, podem agregar massa crítica. Vocês já fizeram alguma coisa neste sentido. Amanhã irei fazer minha assinatura. Sucesso.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

10 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

11 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

11 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

13 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

13 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

13 horas ago