Coronavírus: Venezuela denuncia Bolsonaro à ONU por “negligência”

Jornal GGN – O embaixador venezuelano Samuel Moncada enviou uma carta à ONU denunciando o governo de Jair Bolsonaro por “negligência” no enfrentamento à pandemia de coronavírus. Segundo o documento [leia abaixo], o Brasil “se tornou o pior inimigo dos esforços para sairmos vitoriosos da pandemia na América Latina”.

“A atual situação da saúde no Brasil ameaça seriamente milhões de vidas, dentro e fora desse país, e afeta negativamente as ações que nosso governo implementou para controlar a disseminação do doença e suas conseqüências devastadoras”, escreveu o embaixador.

Segundo ele, causa preocupação a situação do Amazonas e Roraima, que ficam na fronteira com a Venezuela. Enquanto os casos de coronavírus cresceram ao ponto de colapsar o sistema de saúde na região Norte do Brasil, Bolsonaro seguia com discursos que minimizam a crise sanitária e afrontam as recomendações da OMS.

“A negligência criminal do governo brasileiro ao abordar essa realidade nas regiões limítrofes da fronteira do país é motivo de grande alarme, considerando a alta mobilidade humana registrada hoje nessa área, quando milhares de migrantes venezuelanos,
fugindo da discriminação, xenofobia e outras formas relacionadas de intolerância no país vizinho, retornam voluntariamente à Venezuela, podendo desencadear a propagação do vírus em nosso território nacional, muito apesar dos protocolos que estão sendo implementados em diferentes fronteiras nacionais antes do retorno voluntário de milhares de compatriotas.”

No documento, a Venezuela pede à ONU que exorte “as autoridades brasileiras a cessarem sua ações imprudentes na luta contra esta doença mortal.”

“A enorme importância do Brasil na região aumenta sua influência, tanto para fazer o bem quanto fazer o mal. É doloroso ver como hoje você está desperdiçando a oportunidade de liderando a luta para salvar milhões de vidas e, pelo contrário, está se tornando um gigantesco agente regressivo e destrutivo. Dessa forma, hoje o Brasil é uma verdadeira bomba humanitária que põe em risco a saúde, o bem-estar e a vida de nossos povos.”

Carta Secretario General ONU- Brasil (1)
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Para entender o julgamento de Sergio Moro e Gabriela Hardt no CNJ

Salomão pretende apresentar relatório da correição nos gabinetes da Lava Jato ao CNJ; acompanhe a…

26 minutos ago

“Mídia fez Moro de Deus e ele acreditou nesse personagem”, afirma ministro Gilmar Mendes

Ministro do STF contou que aconselhou o senador recentemente, a fim de alertar sobre suas…

52 minutos ago

Leia a decisão do CNJ que afastou Gabriela Hardt da magistratura

Documento cita resultados da correição extraordinária na 13ª Vara; Moro e Hardt são acusados de…

1 hora ago

Renúncias da OAB-RJ mostram que advogados não admitem peias na independência de comissões, diz jurista

Presidente da OAB-RJ teria trocado comando de comissão para impedir reabertura de inquéritos arquivados por…

1 hora ago

Juíza Hardt pode responder por peculato, prevaricação e corrupção, aponta corregedor

Contexto da homologação da Fundação Lava Jato traz para Hardt implicações para além da esfera…

2 horas ago

PF mira financiadores dos atos golpistas na 26º da Operação Lesa Pátria

Mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará,…

2 horas ago