Covid-19: Anvisa recebe pedido de registro definitivo de vacina pela Fiocruz

Se concedido, registro definitivo permitirá que a vacina de Oxford/AstraZeneca seja utilizada de forma permanente e em toda a população brasileira

Jornal GGN – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) solicitou nesta sexta-feira, 29, o registro definitivo da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A reguladora já liberou o uso emergencial de 2 milhões de doses do imunizante no Brasil.

Diferente da autorização emergencial, que só permite a aplicação das doses em grupos específicos, o registro definitivo permite que a vacina seja utilizada de forma permanente e em toda a população brasileira. 

A Anvisa deve analisar o pedido da Fiocruz em até 60 dias. Mas, como o imunizante já recebeu a autorização para uso emergencial, a resposta deve ser dada em um curto prazo. 

“Devido ao estágio das avaliações já realizadas, buscando superar os prazos legais estabelecidos, a Anvisa manterá total prioridade na análise para fins de concluir o processo no menor tempo possível”, informou a reguladora em seu site, confirmando o recebimento do pedido da Fiocruz.

“Este é mais um passo fundamental no enfrentamento à pandemia e dará à população brasileira um amplo acesso à vacina, que será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde”, disse a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, em entrevista ao site da fundação.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador