Notícia

CPI reage a pronunciamento de Bolsonaro: “vem com atraso fatal e doloroso”

Jornal GGN – Membros da CPI da Covid no Senado reagiram em nota pública ao pronunciamento de Jair Bolsonaro na noite desta quarta (2/6). Em rede nacional, o presidente da República celebrou a distribuição de 100 milhões de doses de vacinas aos estados e municípios até agora, além do recente acordo entre a Fiocruz e a Astrazeneca para transferência de tecnologia. Com isso, disse Bolsonaro, o Brasil passa a integrar “a elite de apenas cinco países” que produzem vacinas contra o novo coronavírus.

“A inflexão do presidente da República celebrando vacinas contra a Covid-19 vem com um atraso fatal e doloroso. O Brasil esperava esse tom em 24 de março de 2020, quando inaugurou-se o negacionismo minimizando a doença”. “Um atraso de 432 dias e a morte de quase 470 mil brasileiros, desumano e indefensável”, escreveram os senadores da CPI.

Para eles, o pronunciamento não apaga o fato de que Bolsonaro rejeitou, em agosto de 2020, duas ofertas de vacinas, da Pfizer e Butantan, que totalizavam quase 130 milhões de doses, número suficiente para imunizar cerca de metade da população brasileira com pelo menos uma dose.

A reação de Bolsonaro hoje é motivada pelas revelações da CPI e pela pressão que o extremista de direita sofre por causa dos protestos de rua convocados pela oposição, afirma a nota.

O documento foi assinado pelo presidente, vice-presidente e relator da CPI, além de titulares e suplentes de oposição ao governo. Confira abaixo:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Os 60 anos do golpe deve servir para celebrar a democracia, por Carolina Maria Ruy

Cinco motivos que reforçam a importância de fazer dos 60 anos do golpe militar, uma…

12 minutos ago

Lezeira na Semana Santa e as Chuvas no Sertão do Piauí, por Eduardo Pontin

Inverno garante boa safra, mas vai impedir que brincadeira aconteça

28 minutos ago

Onde é mesmo que nós estamos?, por Izaías Almada

O Primeiro de Abril lembra logo o 31 de março... 31 de março de 1964...…

48 minutos ago

Meu poema muito simples para Vinícius Fávero, por Romério Rômulo

Vinícius foi o melhor rapaz que poderia existir. / E agora vai.

1 hora ago

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

11 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

12 horas ago