Cresce a aprovação dos governos Dilma e Colombo em Santa Catarina

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2014/04/cresce-a-aprovacao-dos-governos-dilma-e-colombo-em-santa-catarina-4467609.html

 

Pesquisa Ibope07/04/2014 | 06h03

Cresce a aprovação dos governos Dilma e Colombo em Santa Catarina

Apesar de ambos terem subido em relação à pesquisa anterior, o governador ainda é melhor avaliado do que a presidente

Entre setembro e março, a aprovação das gestões da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador Raimundo Colombo (PSD) subiu entre os catarinenses. Ambos cresceram oito pontos percentuais na soma das avalições ótimo e bom, de acordo com a pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS.

Colombo continua melhor avaliado do que Dilma. A soma de ótimo e bom dadas a ele cresceu dos 41% registrados na pesquisa anterior para o patamar de 49%. Outros 33% consideraram a gestão regular, uma queda de três pontos percentuais em relação a setembro. Queda maior foi registrada entre os eleitores que consideram o governo ruim ou péssimo: de 21% para 13%. Os entrevistados que não responderam passaram de 3% para 6%.

A presidente Dilma passou de 34% para 42% na soma de ótimo e bom, consolidando a aprovação positiva. A avaliação regular caiu de 35% para 30%, enquanto a soma de ruim e péssimo oscilou de 29% para 26%. Apenas 2% não responderam à pergunta.

Pesquisa Ibope ouviu 812 pessoas em todo o Estado

A pesquisa Ibope foi realizada entre 28 e 31 de março e ouviu 812 pessoas em todo o Estado.  A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O instituto também perguntou se os catarinenses aprovam as gestões de Colombo e Dilma. O governador tem a aprovação de 60% dos entrevistados, contra 49% da presidente. Ambos cresceram em relação a setembro, mas a aprovação de Colombo tem vantagem de 32 pontos em relação aos que desaprovam seu governo (28%). No caso de Dilma, há empate técnico entre os que aprovam ou desaprovam: 49% a 44%. 

Na pesquisa anterior, também havia empate técnico, mas com vantagem para a desaprovação: 48% desaprovavam a 43% aprovavam.Estimulados a conceder nota para Colombo e Dilma, os catarinenses deram 5,9 para o governador e 5,4 para a presidente. Ambos também tiveram melhora em relação a setembro, quando o pessedista obteve 5,6 e a petista 5,2.

O Ibope também pediu aos eleitores que apontassem os principais problemas do Estado. Quando só puderam indicar um dos 21 itens, 34% dos entrevistados escolheram a saúde como principal problema, seguidos por 15% que apontaram a educação e 8% que indicaram o abastecimento de água. Ao ser dada a possibilidade de indicar três problemas, a liderança continuou com a saúde (68%), seguida pela educação (41%). Nesse caso, o terceiro item mais citado foi a segurança pública, com 30%.

:: Confira os detalhes da pesquisa (clique na imagem para ampliar): 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador