Crueldade com Anderson Silva, por Sabino Vieira Loguercio

Enviado por Hugo 1

Crueldade com Anderson Silva

Por Sabino Vieira Loguercio

Para o Blog do Juca Kfouri

Juca, eu não me conformo que a desinformação sirva de referência para que as pessoas repitam, cansativamente, as ladainhas ridículas de acusações desprovidas de nexo. Por isso escrevi o texto abaixo, que você pode usar como melhor lhe aprouver.

POR SABINO VIEIRA LOGUERCIO*

Tal qual você (li no seu blog), tenho cá minhas dificuldades em conceituar a prática do MMA como um esporte, por não saber se a violência, praticada com técnica, é tão diferente da outra. Mas, obviamente, devemos respeitar os apaixonados por essa modalidade, que não são poucos.

Tal posição não nos impede de protestar, com veemência, contra a crueldade sofrida por Anderson Silva. Mais uma, na longa história de deboches que as entidades esportivas nos proporcionam.

O antidoping de caráter punitivo é antiético, anticientífico, inconstitucional e uma clamorosa agressão aos direitos humanos.

Antiético, porque os princípios gerais de proteção à dignidade do ser humano não admitem que seja levado ao conhecimento público o que se passa no interior do organismo de alguém, salvo se o interessado permitir.

A legitimidade jurídica, porém, só terá suporte se constarem, em documento assinado, os detalhes sobre todas as possibilidades de o procedimento laboratorial não expressar a verdade.

Esse cuidado é de tal forma importante que, há bastante tempo, os laboratórios de análises clínicas vêm submetendo ao juízo crítico do médico, os resultados registrados em seus exames, pela simples razão de que há elementos pré-analíticos em jogo e cabe ao médico, à luz de conhecimentos complementares, a palavra final.

Anticientífico, porque, ainda que admitamos a confiabilidade nos exames bioquímicos, estes não retratam o que se passa na intimidade biológica, extremamente complexa, e que faz de cada ser humano um universo único.

Particularidades genéticas, imunogênicas, metabólicas, injunções ligadas ao ritmo circadiano, dieta, hábitos de vida, indução enzimática, interações de toda ordem e uma série interminável de outros mecanismos justificam a aludida preocupação dos profissionais de laboratório.

Exemplos de erros existem às centenas, mas o que ocorreu com a maratonista argentina Sandra Torres é emblematicamente definitivo.

Ela usava, sob receita médica, para corrigir alterações na área ginecológica – e com plena autorização do Comitê Olímpico Internacional – o hormônio NORETINDRONA.

Ao ser flagrada no antidoping pela detecção urinária de 19-NORANDROSTERONA (proibida), ficou perplexa, pois nunca usara tal droga. Foi então que, amparada por médicos e juristas, provou, de forma inequívoca, através de repetidos testes, que, NO SEU ORGANISMO, a NORETINDRONA transformava-se em 19-NORANDROSTERONA.

Foi então inocentada.

Inconstitucional, porque há uma cláusula pétrea, na Constituição de qualquer nação civilizada, a advertência que, no caso da Constituição da República Federativa do Brasil, está assim redigida, no Art. V, inciso X: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação“.

Conquanto se possa admitir que o esporte deva ter legislação própria, as cláusulas pétreas não podem ser transgredidas.

Não se permite, pois, que alguém seja levado à execração pública com base num mero exame laboratorial.

Essa afronta ostensiva aos direitos humanos precisa ser combatida, com energia e persistência, por pessoas que guardam o mínimo respeito pela dignidade de qualquer criatura.

No caso de Anderson Silva, todos sabem que ele sofreu uma fratura e tomava esteroides anabólicos para fortalecer a musculatura da perna esquerda atingida.

O que foge ao conhecimento geral é a circunstância de que, enquanto alguns eliminam os esteroides em uma semana, outros levam muitos meses para fazê-lo. 

E os orientais, como você sabe, simplesmente não os eliminam na urina.

Há tanto mais a comentar que caberia num livro. Será que este já não existe?

*Sabino Viera Loguercio é médico e autor do livro acima.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O UFC SEMPRE FOI UM SUB ESPORTE

    Recentemente foi marcada a luta de Mayweahter, para maio próximo, onde ele deve embolsar 250 milhões. Isso é esporte nos Estados Unidos. Anderson Silva, no ano que embolsou mais, ganhou 5 milhões de reais… Até um astro da Luta Livre ensaiada(Telecatch) ganha mais que o melhor do UFC… Quem viu surgir o antigo Vale Tudo, MMA, UFC sabe que em um dado momento todos os lutadores que queriam ser top tiveram que se drogar. Lembro dos caras reclamando “é covardia, quem usa fica muito mais forte, não é treino”. Quem se recusou ao dopping, teve de abandonar as competições de ponta… Nenhum dos lutadores de competição passaria no antidopping do box ou de qualquer outro esporte tradicional, sério… Por este lado é injustiça o que estão fazendo com os lutadores… O que ocorre agora é que o UFC está crescendo, ganhou mais público e White quer ascendê-lo a um status superior, mais sério nos EUA, para crescer mais e para isso, muito recentemente, trouxe um antidopping de verdade, onde caíram de cara os dois maiores expoentes do MMA, Anderson e John Jones.  

  2. Discordo

    1) “É antiético” – e usar doping, é o quê?;

    2) Anticientífico – quero crer que o caso citado por ele seja uma exceção que não se presta pra tentar atacar todo e qualquer resultado. Anderson Silva nunca havia testado positivo pra nada antes, e nem nunca relatou uso de nenhuma substância que pudesse dar num falso doping;

    3) Inconstitucional – O UFC tem sede em Las Vegas, o contrato do Anderson Silva com eles foi assinado nos EUA, sob validade das leis de lá. Não sei de onde ele tirou que ao caso se aplica a Constituição Brasileira. E ademais, todo lutador do UFC sabe que a Comissão Atlética de Nevada faz esses testes (inclusive surpresa) e que eles são divulgados sempre, por uma questão de transparência no esporte. A justiça dos EUA não é ultragarantista como a nossa. Aliás, não é só a Justiça, o pensamento geral deles é “não quer ser exposto, então não seja uma pessoa pública”…

  3. #

    “Antiético, porque os princípios gerais de proteção à dignidade do ser humano não admitem que seja levado ao conhecimento público o que se passa no interior do organismo de alguém, salvo se o interessado permitir”.

    Posso até concordar com o entendimento do médico para outras situações, porque o caso se trata de competição em que se tem perdedor e vencedor, além de as lutas serem um produto objeto de comercialização, que podem ser vistas no local do embate ou à distância, pelos meios de comunicação visual.

    Quem luta tem o direito de saber se o adversário está cumprindo as regras.

    Da mesma forma, aquele que adquire o direito de assistir ao espetáculo tem o direito de saber se a luta foi “limpa” ou se foi “viciada”, isto a partir exatamente do que se passa no interior do organismo dos lutadores.

    O produto não pode conter vícios e, quer parecer, aquele que peleia no ringue ou octógono não pode se utilizar de artifícios, sob pena de viciar a qualidade do produto.

    A ética dos contendores significa a ética do próprio espetáculo.

    É a mesma situação de quem se candidata a cargo público. A primeira consequência é a prestação de contas sobre o patrimônio próprio, coisa que não acontece com os simples mortais.

    Penso que aos contendores do MMA não se aplicam as regras que regulam a vida das gentes comuns.

    P.S.:  Não sou fã do MMA, como também não era fá do boxe. 

    1. Concordo

      Boa Daniel!!

      Parece até que lutou sem ganhar nada.

      Será que o autor do texto está sugerindo a abolição dos exames no esporte ? Qual seria a sugestão dele para controlar os abusos ?

  4. Também é antiético e ilegal

    Também é antiético e ilegal dopar-se para ludibriar a todos em uma prática esportiva cujo objetivo é ganhar (muito) dinheiro. Apesar de todos os problemas com o antidoping, descritos no texto, parece que o exame do xixi ainda é a melhor forma de pegar alguém no doping. Ou não é?

    Apenas questionar o anti-doping, sem propor uma alternativa viável para identificar os atletas que se dopam, é inócuo. 

     

  5. Também discordo

    Há anos, em vários esportes, são feitos testes antidopings, muitos sob surpresa, pois se sabe que muitos atletas utilizam substâncias proibidas, mas usam métodos que fazem que não sejam detectadas nos exames pós-competição.

    Porque a indignação agora que aconteceu com um atleta brasileiro badalado e não contra diversos outros casos noticiados, muitos brasileiros inclusive?

    Por essa lógica, nenhum exame seria válido e até hoje atletas como Marion Jones e Lance Armstrong estariam colhendo louros.

  6. blábláblá de alguns

    blábláblá de alguns comentários.

    Recomendo a leitura do livro 4 hour body (traduçao: 4 horas para o corpo) de Timothy Ferriss.

    Ali ele mostra que os dopings de hoje só são detectados em exames daqui 10, 15 anos.

     

    Se alguem cai em doping é: pobre (nao tem dinheiro para as drogas de ultima geração), mal assessorado, amador ou burro.

    Acho que o caso andersom é emblemático, pois ele usou anabólicos por questão médica. Vale lembrar que alguns lutadores desta modalidade “esportiva” têm autoruização para utilizar hormônios cuja atuação acaba “trocando” gordura por músculo, aumentando (e muito) o rendimento.

     

  7. Tô nem aí !
    Deixou-se iludir

    Tô nem aí !

    Deixou-se iludir pelos holofotes da mídias.

    E mais, depois que criticou o PT e o Lula, injustamente, mostrou como é mal informado.

    Não tenho dívidas que entre os seus parentes, muitos dependem das ações sociais do governo, como Enem, Prouni…

    Tõ nem aí, que continue apoiando o Aécio.

  8. Concordo com o colega

    BLA BLA bla bla bla

    Isso aí não é nem esporte, é violência gratuita. Não estão eles se preparando para a guerra, tampouco para enfrentamento do perigo, estão lá um quebrando a cara do outro por milhões. 

    Pobre de uma nação que tem uma lutador como ídolo. Só revela o quanto nosso povo é sem noção. 

    E as outras coisas são papo furado. Nenhum homem sem hormônio ou não mudando sua natureza com drogas outras consegue ter a musculatura que essas pessoas têm. Todo mundo neste esporte se dopa, e um momento ou outro da vida. É questão de quando e se vai ser pego. Ele foi, muito bem, bom para o Brasil que se aposente e pare de aparecer na TV. Vá curtir os milhões sozinhos que ele não é modelo para ninguém. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador