Cultura e arte latina no 15º Festival América do Sul Pantanal

Jornal GGN – A arte em suas diversas manifestações chega no Mato Grosso do Sul, com o 15º Festival América do Sul Pantanal, o FASP. A edição entre 14 e 17 de novembro, abraça a temática “Corumbá, o Coração da América!” e fará homenagem ao Rio Paraguai com artistas da América Latina. A programação é gratuita e acontece em praças ou espaços públicos das cidades de Corumbá e Ladário.

Entre os três dias, estão programadas cerca de 130 atrações artísticas e sociais. Com artistas do Brasil, Peru, Argentina, Venezuela, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Chile e Uruguai.

A programação será aberta pela Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura, criada no subúrbio do Paraguai. Como o próprio nome explica, os artistas se apresentam com instrumentos musicais feitos a partir de materiais reciclados do lixo.

No cinema, o circuito irá apresentar produções Sul-Americanas como o drama uruguaio e argentino “Uma Noite de 12 anos”, de Alvaro Brechner; o paraguaio “As Herdeiras”, com direção de Marcelo Martiness; e o documentário chileno “O verde está do outro lado”, de Daniel A. Rubio.

O teatro será representado pelo grupo Voyeur Teatro, de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com o espetáculo “Sierra Quiabó”, que aborda temas como poder, tirania e liberdade, por meio de máscaras e pirofagia. Também haverá apresentação do espetáculo “H2oBoom”, de Mauro Cosenza, do Uruguai; e da peça “Lub Dub”, criada para o Balé Teatro Castro Alves, de Salvador, na Bahia, que faz referência ao som percussivo das batidas do coração.

Entre as atrações de dança estará o grupo peruano Jiza, que homenageia a cultura negra. A música, está garantida com Diogo Nogueira, Paralamas do Sucesso, Lucy Alves, entre outros artistas nacionais. Já as atrações musicais regionais, o destaque está no choro produzido no Estado com o espetáculos dos grupos Coletivo Vibrações e o Quarteto Samba Choro.

Na literatura, o evento “Quebra Torto com Letras” reunirá escritores como o uruguaio Fabian Severo, estudantes e o público em uma atividade de gastronomia regional. Nas mesas e debates, serão abordados temas como “Identidade e Pertencimento da América Latina”, a situação da população negra no continente, arte, cultura e educação entre os povos da América do Sul.

O FASP ainda receberá diversos expositores de artesanatos, com peças manuais próprias da cultura de seus países latinos.

Programação completa.

Redação

Redação

Recent Posts

Lula critica impedimento de candidatura da oposição na Venezuela

"É grave que a candidata não possa ter sido registrada. Ela não foi proibida pela…

19 minutos ago

Cai o desemprego em um país que se acostumou à mediocridade, por Luís Nassif

Cabeças de planilha alertam que se melhorar um pouco mais o emprego, a Selic irá…

46 minutos ago

As raízes da história da Páscoa: De onde vieram as crenças cristãs sobre a ressurreição de Jesus?

Uma das primeiras referências judaicas escritas à ressurreição na Bíblia é encontrada no Livro de…

1 hora ago

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

14 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

15 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

15 horas ago