Da creche à universidade, educação gratuita universal é desejo da maioria

A ideia de privatizar parte do ensino superior, proposta de Abraham Weintraub, é majoritariamente rejeitada pelos brasileiros

Jornal GGN – Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22) mostra que a educação pública, gratuita e universal, da creche à universidade, é defendida pela maioria dos brasileiros.

70% dos entrevistados acham que o governo deve oferecer creches para todas as crianças, e não apenas para aquelas que não podem pagar. Outros 79% dizem o mesmo sobre o ensino fundamental e médio, e 67% no caso do ensino superior.

“A proporção dos que consideram que o Estado só deve oferecer educação a quem não pode pagar varia de 18% no caso do nível fundamental e médio a 28% e 29% no caso das creches e do superior”, afirma a Folha de S. Paulo.

O jornal lembra que a Constituição brasileira prevê que o ensino deve ser gratuito em estabelecimentos oficiais. Mas em 2017, o Supremo Tribunal Federal decidiu que não vale para cursos de especialização lato sensu oferecidos por universidades públicas, que podem ser pagos.

Com Abraham Weintraub na Educação, o governo Bolsonaro defende mudanças legislativas que abram brechas para mais cobranças no ensino superior.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador