Dallagnol defende uso da Rede para mover ação contra Gilmar Mendes

"Cogitar que um partido independente seria 'laranja' de procuradores é surreal", disse o procurador após UOL revelar que ele usou a Rede para tentar processar ministro do STF

Foto: Lula Marques/PT

Jornal GGN – O procurador da República e coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol usou o Twitter na tarde desta quarta (7) para defender o uso da Rede Sustentabilidade para mover uma ação no Supremo Tribunal Federal contra o ministro Gilmar Mendes.

A iniciativa foi revelada pelo portal UOL, que firmou parceria com o Intercept Brasil para divulgar mensagens de Telegram trocadas entre os procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sergio Moro. As conversas denotam que a operação transbordou ou burlou os limites da lei em diversos episódios.

Neste caso em específico, Deltan anunciou em um grupo do Telegram com outros procuradores que o senador Randolfe Rodrigues, da Rede, teria “super topado” mover uma ADPF (tipo de ação que poucas instituições podem usar) contra Gilmar Mendes.

Outras reportagens da série #vazajato mostram que Deltan tinha obsessão com a ideia de afastar Dias Toffoli e Gilmar Mendes da operação e do próprio STF.

Após a repercussão, Deltan afirmou no Twitter que “qualquer cidadão, inclusive procuradores, pode sugerir medidas de interesse público para um senador.”

“É plenamente lícito o contato do MP com entidades da sociedade civil, públicas e privadas, para defender o interesse social nos temas de atuação do Ministério Público. É regular também o fornecimento de informações públicas e subsídios”, comentou.

“Cogitar que um partido independente seria ‘laranja’ de procuradores é surreal”, finalizou o procurador.

O ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran usou a mesma rede social para rebater Deltan: “Surreal @deltanmd é o que você e o ‘Russo’ [Sergio Moro] fizeram com o devido processo legal no Brasil. Para de arrumar ‘escusa’, tenha dignidade e pare de publicamente obstruir as investigações junto com seu comparsa o ‘Russo'”, disparou.

2 comentários

  1. A Rede não se comportou como laranja mas como mula.

    Então o Deltan confirma o teor das mensagens relativas à Rede $ustentabilidade??

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome