Das “coincidências” cinematográficas

Vez por outra, diferentes estúdios produzem, concomitantemente, filmes EXTREMAMENTE parecidos, ou com uma mesma temática ou mesmo baseados em uma mesma história. Mera coincidência ou espionagem? O leitor julgue:

– Em 1998, a DreamWorks lançou o filme Formiguinhaz, uma animação sobre uma formiga neurótica que tenta  tenta ganhar o amor da princesa do formigueiro. No mesmo ano, a Pixar/Disney lançou a animação Vida de Inseto sobre uma formiga desajustada apaixonada pela princesa do formigueiro e que sai a procura de “guerreiros” para salvar sua colônia de gafanhotos gananciosos. Um dos produtores de Formiguinhaz era Jeffrey Katzenberg, que costumava trabalhar para a Disney. Enquanto o filme da Pixar/Disney foi um sucesso, o da Dreamworks teve uma carreira medíocre.

– Em 1991, a 20th Century Fox lançou Robin Hood – O Herói dos Ladrões    (apenas “Robin Hood”, no original) estrelado por Patrick Bergin e Uma Thurman. Em 1991, a Warner Bros. lançou Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões com Kevin Costner e Mary Elizabeth Mastrantonio. Este último faturou cerca de US$165.500.000  nos EUA.

– Em 1994, o azarado Kevin Costner interpretou o famoso xerife do velho oeste no faroeste Wyatt Earp, da  Warner Bros., acompanhado por Dennis Quaid  no papel de Doc Holliday. Um ano antes, a Buena Vista Pictures lançou Tombstone – A Justiça Está Chegando, estrelado por  Kurt Russell  no papel de Wyatt Earp e Val Kilmer  como Doc Holiday. Em ambos os filmes, o foco da trama foi o duelo de OK Curral.

– Val Kilmer foi outro que não deu sorte: em 1991 estrelou o filme Planeta Vermelho, da  Warner Bros. enquanto Tim Robbins estrelava Missão: Marte, da  Touchstone Pictures. Apesar das histórias dos filmes serem relativamente diferentes, ambos giravam em torno de uma missão tripulada para Marte.

Branca de Neve e o Caçador (2012), da  Universal Pictures e com a boca-aberta Kristen Stewart   (Branca de Neve), Chris Hemsworth   (O Caçador) e Charlize Theron  (A Rainha Má) fez uma releitura do famoso conto dos Irmãos Grimm. Dois anos depois,  Malévola, da Disney e com Angelina Jolie (Melévola) e Elle Fanning  (Aurora), fez uma releitura do conto “A Bela Adormecida”, também dos irmão Grimm.

– Em Hércules (2014), o herói greco-romano é interpretado pelo engraçado Dwayne “The Rock”  Johnson; em Hércules (“The Legend of Hercules” – 2014) ele é interpretado pelo desconecido Kellan Lutz.

Carnossauro, de 1993, é sobre um dinossauro geneticamente manipulado que escapa de uma empresa de bioengenharia e causa estragos na cidade. O filme é do mítico Roger Corman e foi claramente inspirado em  Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), de Steve Spielberg. Segundo a revista Set, Roger Corman comentou que conhecia Spielberg e não acreditava que ele tivesse plagiado sua ideia.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador