Datafolha indica que chance de haver segundo turno diminuiu

Atenção: ao contrário do que afirmam vários jornalistas (Merval, Josias), a última pesquisa Datafolha indica, dentro da margem de erro, que a chance de haver segundo turno diminuiu e não aumentou.

Os dados corretos podem ser vistos no blog do Fernando Rodrigues, mas a versão errada já se espalhou.

Espera-se (provavelmente em vão) que os jornalistas que publicaram os dados errados façam a devida correção.

x

Merval Pereira, O Globo

O momento captado pela pesquisa Datafolha divulgada ontem é bom para a presidente Dilma, que subiu quatro pontos percentuais e manteve a liderança na corrida presidencial. Mas a situação prospectiva é ruim: há um mês, Dilma tinha 34% contra 32% de todos os seus rivais somados. Agora, há um empate: 38% a 38%.

Se o primeiro resultado já previa a realização de um segundo turno, este mais recente confirma a tendência, com a anulação da diferença a favor de Dilma.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2014/07/04/momento-bom-541557.asp

x

Josias de Souza, na Folha

Sobe daqui, oscila dali o essencial é o seguinte: há um mês, Dilma tinha 34% contra 32% de todos os seus rivais somados. Agora, há um empate: Dilma 38% X 38% rivais de Dilma. Ou seja: mesmo sob o clima da Copa, cresceu a chance de a partida ser prorrogada para o segundo turno.

http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/07/03/eleitor-esta-bocejando-e-andando-para-a-eleicao/

x

Fernando Rodrigues, na Folha

Segundo turno ainda é possível, mas Dilma melhora posição

Continua a existir uma probabilidade real de ser necessário um segundo turno na disputa presidencial de 2014, mas Dilma Rousseff (PT) reduziu um pouco essa margem. (…) Há um mês, todos os candidatos de oposição somados tinham 35% contra 34% de Dilma, segundo o Datafolha. Ou seja, tinham 1 ponto percentual a mais do que a petista –havia, portanto, uma chance razoável de ser preciso um segundo turno.

Hoje, todos os nomes de oposição juntos chegam a 38%. Ocorre que Dilma também foi a 38%. Não há mais diferença entre a presidente e seus adversários. Há um empate absoluto.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, há ainda chance de ser necessário um segundo turno hoje, mas esse cenário ficou um pouco menos provável na pesquisa Datafolha deste início de julho de 2014.

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/07/03/segundo-turno-ainda-e-possivel-mas-dilma-melhora-posicao/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador