Denúncias vazias não afetam só uma pessoa, por Fernando Haddad

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – Em artigo para a Folha, Fernando Haddad fala sobre a honra. Aquele bem que, mais que pessoal, é coletivo. E o tema vem em momento importante, onde o atacar a honra é o esporte preferido de instituições, entidades e pessoas. O caminhar deixa de ser apreciado, ser levado em consideração, e parte-se para o famoso vazar do judiciário para a imprensa, colocando em risco, ainda mais, a democracia e o direito de defesa.
 
Delações em série para justificar acordos, ou mesmo sem acordos, e para atacar qualquer um do PT que tenha chance concreta de luta. E não adianta comprovar a inocência, ela de nada vale quando o alvo é político. 

 
Leia o artigo a seguir.
 
na Folha
 
Fernando Haddad: Questão de honra
 
Denúncias vazias não afetam só uma pessoa
 
A honra, embora seja um atributo pessoal, é um bem coletivo. Pessoas honradas, independentemente da sua posição ideológica, são um ativo social a ser preservado “por todos” e não apenas “pelos seus”.
 
Nesse sentido, tenho oferecido meu testemunho sobre a honradez de alguns adversários políticos que respeito, cuja conduta me parece se pautar pela observância do que se espera de um homem público.
 
Atuei na liderança de duas megaestruturas governamentais: o Ministério da Educação e a Prefeitura de São Paulo. Fui responsável pela gestão de centenas de bilhões de reais e, até hoje, nenhum servidor, promotor, empresário ou político veio a público nem sequer para insinuar que lidei com a coisa pública visando qualquer benefício pessoal.
 
É parte do ofício de gestor público responder a procedimentos muitas vezes injustos, como aquele que questiona se eu poderia ou não destinar recursos de multas de trânsito à construção de um terminal de ônibus ou se eu poderia ou não caçoar de um radialista de quinta categoria que, usando uma concessão pública, me ofendia diariamente.
 
Entretanto, nos últimos dias, fui informado pela imprensa que um membro do Ministério Público Eleitoral ofereceu denúncia contra mim por falsidade ideológica. Segundo a acusação, eu não teria prestado contas à Justiça Eleitoral adequadamente, omitindo despesas com uma gráfica e as correspondentes receitas provenientes de uma empresa, a UTC, que teriam quitado a dívida não declarada. Não fui acusado de corrupção passiva ou de lavagem de dinheiro, mas de uma prática que configuraria crime eleitoral.
 
A acusação foi baseada na delação premiada de um corrupto confesso, o sr. Ricardo Pessoa, que já teve parte das suas alegações desconsiderada pela Justiça em outros processos. No meu caso, o delator apresentou uma única “prova” dos fatos, a saber, uma planilha de 2015, por ele rascunhada, que indicava um pagamento, sem data, valor ou o nome do beneficiário. Ou seja, nada que comprovasse suas alegações.
 
O que pode ser afirmado é que Ricardo Pessoa autorizou o pagamento de uma gráfica, em março de 2013, que prestou serviços para muitas campanhas em 2012. O dono da gráfica, no entanto, afirmou categoricamente que os serviços pagos pela UTC não foram prestados à minha campanha.
 
Em outras palavras, o dono da gráfica, que não conheço, reconheceu que a empreiteira jamais pagou por qualquer serviço prestado para mim. Uma única testemunha ouvida sobre isso, que acompanhava a produção gráfica da minha campanha, confirmou os mesmos fatos.
 
O empresário, por seu turno, afirmou que a dívida com a gráfica era da minha campanha por ouvir dizer. Admite que nunca conversou comigo ou com o tesoureiro da minha campanha a respeito. E não conversou porque aqueles valores não foram destinados a mim. Não faria sentido que o fossem, dada a ausência de qualquer compromisso de minha parte com interesses de empreiteiras.
 
Quando tomei posse, a UTC tinha apenas um contrato com a prefeitura. Uma obra bilionária para a construção de um túnel na avenida Roberto Marinho em consórcio com a Odebrecht e outras, licitada na gestão anterior. Em seu acordo de leniência, a Odebrecht admitiu que a obra foi objeto de cartel, o que a delação do dono da UTC omite.
 
No início do meu governo, fui informado pelo meu secretário de Obras que esse túnel estava superfaturado. No dia 14 de fevereiro de 2013, anunciei a suspensão da obra, frustrando a expectativa das empreiteiras e economizando centenas de milhões de reais.
 
Diante disso, não é crível a narrativa do dono da UTC, que sustenta que, depois de ter seus interesses por mim contrariados, decidiu, sem nenhuma exigência, realizar pagamentos por fora, em caixa dois, para saldar supostas dívidas de minha campanha sem nem sequer me comunicar. Ainda que essa fantasia fosse crível, restaria a questão de como eu poderia omitir da Justiça Eleitoral informação de que, segundo todos os envolvidos, eu não dispunha. 
 
Denúncias vazias aparentam afetar apenas uma pessoa, mas, no fundo, prejudicam toda a coletividade.
 
Fernando Haddad – Ex-prefeito de São Paulo (2013-2016) e ex-ministro da Educação (2005-2012, governos Lula e Dilma)
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse cara é honesto.
    Não há

    Esse cara é honesto.

    Não há um átimo de prova contra ele.

    É um dos poucos que escapou dessa devassa contra o petismo.

    Mas é bom dizer : Um dos únicos. Porque a grande maioria petista roubou até a medula.

    1. Pois é, seu zé

      Anarca, cheri, como você afirma que a maioria dos petistas roubou até medula, traga as provas aqui. Com provas, eu me curvo. Por outro lado, imagina se o Paulo Preto resolve fazer uma delação, hein? Voara pena para todos os lados que se olhar em Sumpaulo! E se o Aécio for nessa, vixe, si minino, cada cadaver que saira dos armarios tucanos…

      Beijo na testa.

      1. Je vous salue Marie plaine de

        Je vous salue Marie plaine de grace.

        Querer provas de roubo que o Pt cometeu, me parece estado profundo de negação.

        Se Paulo Preto falar, desmonta o que JÁ ESTÁ ANIQUILADO do Psdb–pode mudar no sentido prisão.Mas não dos roubos que sabiamos há mais ou menos 20 anos.

        Os 2 partidos roubaram até a alma.

        Mas aí , vc muda o seu estado de negação sobre o petismo pra entrar em estado de afirmação com o PSDB

                    Curioso.—-isso tem nome na psicologia e na vida : Difenciar os mesmos fatos.Em outras palavras : fanatismo.

                  Duas latas de lixo.

                   Bonjour !

  2. Ser ou não ser

    O Haddad poderia ter se firmado como personalidade publica singular, qdo teve a oportunidade de administrar S.Paulo.

    Contudo, a oportunidade esvaiu-se diante da falta de empatia com a população. Contrariou indifereentemente com os anseios da maioria do eleitorado, faltou-lhe a percepção de como se encontrava a alma do paulistano e o que almejava, isto é mortal para qulaquer politico, por melhor que seja a pessoa.

    Hoje em dia a maioria das pessoas possuem automóveis, erro crasso contrariar estas pessoas. O Kassab saiu de Spaulo, defeenestrado pela população com o maior indicice de rejeição, muito pelo negócio da controlar.

     

  3. Honra é para poucos mesmo

    Muito bem posto, Fernando Haddad. Agora fique bem atento porque você e todo petê sabem que essa denuncia serve apenas para desgasta-lo em ano eleitoral e sujar mais um pouco o nome do partido; por isso é previsivel que vão arrastar esse caso até as eleições.

  4. Faltou no meu comentário

    Faltou no meu comentário dizer,em retribuição no seu” beijo na testa:”

    Beijo aonde vc quiser.

    Qualquer parte do corpo,mesmo.

  5. O esculhaço com categoria que

    O esculhaço com categoria que HaDDAD deu no Reinaldo Azevedo e no tal Villa não sei do que ficará pra história.

      Imagine esses dois metidos a intelectuais , discutindo com um intelectual de verdade.

            Valeu,Haddad.

               Não gosto do PT. Mas gosto da sua postura,Haddad.

                Voto em vc pra qualquer cargo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador