Departamento de Estado x Wikileaks

E eles disseram, ãhã:

Do Estadão

Pentágono exige que site devolva documentos secretos sobre Afeganistão

Departamento de Defesa dos EUA diz que vazamento compromete segurança de tropas e aliados.05 de agosto de 2010 | 20h 51

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos exigiu nesta quinta-feira que o site Wikileaks não divulgue mais nenhum documento sobre a guerra no Afeganistão e devolva cerca de 15 mil arquivos em seu poder que ainda não foram publicados.

Na semana passada, o site divulgou mais de 70 mil documentos secretos sobre a guerra, que foram então publicados na imprensa internacional.

Dep”O Departamento de Defesa exige que o Wikileaks devolva imediatamente ao governo dos Estados Unidos todas as versões de documentos obtidos diretamente ou indiretamente de bancos de dados ou registros do Departamento de Defesa”, disse o porta-voz Geoff Morrell.

“Esses documentos são de propriedade do governo dos Estados Unidos e contêm informações confidenciais e sensíveis”, afirmou.

Documentos

Os documentos divulgados cobrem o período de janeiro de 2004 a dezembro de 2009 e traziam, entre outros dados, informações sobre mortes de civis causadas por forças americanas.

Os arquivos continham também acusações de envolvimento do serviço de inteligência do Paquistão com o grupo extremista Talebã no Afeganistão – alegação negada pelo governo paquistanês.

O episódio é considerado o maior vazamento de documentos secretos na história militar dos Estados Unidos e, segundo o governo americano, pode ameaçar a segurança das tropas do país e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), além de colocar em risco aliados e parceiros afegãos.

“A divulgação pública pelo Wikileaks, na semana passada, de um grande número de nossos documentos já ameaçou a segurança das nossas tropas, dos nossos aliados e de cidadãos afegãos que estão trabalhando conosco para ajudar a trazer paz e estabilidade a esta parte do mundo”, disse o porta-voz do Departamento de Defesa.

“A divulgação pública de novas informações confidenciais do Departamento de Defesa só iria agravar os danos”, afirmou.

“A única conduta aceitável é que o Wikileaks tome medidas imediatamente para devolver todas as versões desses documentos ao governo americano e apagá-los permanentemente de seu website, seus computadores e registros”, disse Morrell. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador