Deputados vão à Justiça contra transferência da Fundação Palmares para prédio deteriorado da EBC

Prédio, que atualmente serve de depósito à EBC, deve abrigar todo o acervo museológico, documental e arquivístico da Fundação

Sérgio Camargo e Jair Bolsonaro. | Foto: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – A Justiça Federal de Brasília foi acionada por seis deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de uma ação popular, para impedir a transferência da sede da Fundação Cultural Palmares para um prédio “em estado precário de conservação” cedido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os parlamentares pedem a responsabilização do caso pelo presidente da autarquia, Sérgio Nascimento de Camargo, e o presidente da EBC, Glen Lopes Valente. 

O novo endereço, que hoje serve como um depósito da EBC, pretende abrigar todo o acervo museológico, documental e arquivístico da Fundação, mas, segundo os parlamentares, a instalação da EBC “revela-se absolutamente inadequada para garantir a guarda, a preservação, a recuperação e a disseminação de informações do acervo da autarquia”.

“O estado precário de conservação do imóvel oferecido pela cedente representaria uma verdadeira temeridade e ameaça à preservação e manutenção do referido acervo, colocando em risco a perda definitiva de documentos que representam valores histórico-culturais da cultura negra afrodescendente”, afirmam os parlamentares.

Por isso, na ação, os parlamentares pedem uma ação liminar da Justiça sobre o Termo de Concessão de Uso do prédio da EBC e “que declare a ofensa do acordo aos princípios fundamentais que orientam a preservação dos bens culturais”. 

A ação é assinada pelas deputadas e deputados petistas Erika Kokay (DF); Enio Verri (PR), Benedita da Silva (RJ); Valmir Assunção (BA); Vicentinho (PT-SP) e Beto Faro (PA).

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fosse minha a ação, além da obrigatoriedade de manter todo acervo em local adequado, incluiria a tranferencia dos dois estrumes, do ebc e da “afundação palmares”, para o tal prédio deteriorado. Deixando um lugarzinho bem fétido para outros integrantes deste desgoverno, que já já começarão a chegar (os que nao forem presos)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador