Desmatamento continua em queda

Do twitter do ex-ministro Minc:

Carlos Minc ‏@minc_rj
Izabella parabéns:queda d 27% d Desmatamento d Amazônia! Marina baixou d 27 mil km²(03) p13,5 mil km(08).Minc p 6,5²(2010).Iza p 4,6 mil km²
Expandir Responder Retweetar Favorito

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/desmatamento-da-amazonia-caiu-28-em-outubro-diz-ministra.html

28/11/2012 17h21 – Atualizado em 28/11/2012 17h21
Desmatamento da Amazônia caiu 28% em outubro, diz ministra
Comparação é em relação a outubro do ano passado.
No mês passado, foram devastados 277 km² de floresta.
Do Globo Natureza, em São Paulo

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/desmatamento-da-amazonia-caiu-28-em-outubro-diz-ministra.html

Desmatamento na Amazônia Legal é o menor já registrado, diz governo
Ambientalistas pedem ações para reduzir ainda mais a devastação
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, divulgou nesta quarta-feira (28) que, em outubro, o desmatamento da Amazônia Legal (área que engloba os estados que possuem vegetação amazônica – todos os da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão) foi 28% menor que no mesmo período do ano passado.
Informações do sistema de detecção de desmatamento em tempo real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que o desmatamento no mês anterior foi de 277 km², contra 385,56 km² referentes a outubro de 2011. O sistema contabiliza mensalmente o desmate no bioma.
Durante reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), realizada nesta quarta, a ministra disse ainda que a redução é resultado de um trabalho feito pelo governo, para “acabar com o desmatamento ilegal”.

Dados anuais registraram queda histórica
Na terça-feira (27), foram divulgados dados do sistema conhecido como Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal). O governo federal anunciou que a Amazônia registrou o menor índice de desmatamento desde que foram iniciadas as medições, em 1988, pelo Inpe.
Entre agosto de 2011 e julho de 2012 houve o desmatamento de 4.656 km² de floresta, área equivalente a mais de três vezes o tamanho da cidade São Paulo. O índice é 27% menor que o total registrado no período entre agosto de 2010 e julho de 2011 (6.418 km²).
O anúncio animou ambientalistas brasileiros. No entanto, apesar do número histórico, eles pedem ao governo maior prioridade na fiscalização para que o país reduza ainda mais a devastação, já que é possível “desenvolver sem desmatar”.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/ambientalistas-pedem-acoes-para-reduzir-ainda-mais-devastacao.html

27/11/2012 19h31 – Atualizado em 27/11/2012 19h32
Ambientalistas pedem ações para reduzir ainda mais a devastação
Governo anunciou maior baixa registrada no desmatamento da Amazônia.
Floresta perdeu 4.656 km² entre agosto de 2011 e julho de 2012.
Eduardo Carvalho
Do Globo Natureza, em São Paulo

O anúncio feito nesta terça-feira (27) pelo Ministério do Meio Ambiente de que o desmatamento da Amazônia Legal registrou o menor índice desde que foram iniciadas as medições, em 1988, animou ambientalistas brasileiros que, apesar do número histórico, pedem ao governo maior prioridade na fiscalização para que o país reduza ainda mais a devastação, já que é possível “desenvolver sem desmatar”.
De acordo com dados do sistema conhecido como Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), entre agosto de 2011 e julho de 2012 houve a perda de 4.656 km² de floresta, área equivalente a mais de três vezes o tamanho da cidade São Paulo. O índice é 27% menor que o total registrado no período entre agosto de 2010 e julho de 2011 (6.418 km²).
Para o coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, Márcio Astrini, a redução dos números deixa claro que “o fim do desmatamento não só é necessário, como é perfeitamente possível”.
Por meio de nota, Astrini disse que “o sinal de alerta deve continuar aceso” e ressalta que o total desmatado entre 2011 e 2012 ainda é muito grande. “Ainda mais num país onde não precisamos mais desmatar nenhum hectare de floresta para nos desenvolver”, complementa.
Segundo Heron Martins, pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), um dos motivos que podem ter contribuído para a redução do desmatamento foi a criação da lista federal de municípios que mais desmatam o bioma.

Criada em 2007, a relação tem o objetivo de aumentar a fiscalização do governo federal nessas localidades para combater ilegalidades. As cidades que são incluídas sofrem sanções como a não liberação de crédito agrícola a produtores rurais. Atualmente, 46 prefeituras têm fiscalização priorizada no ministério, distribuídas pelos estados do Pará, Mato Grosso, Roraima, Amazonas, Rondônia e Maranhão.
Estados da Amazônia Legal
Desmate registrado
(em km²)
Pará
1.699
Mato Grosso
777
Rondônia
761
Amazonas
646
Acre
308
Maranhão
267
Roraima
114
Tocantins
53
Amapá
31
Ele afirma ainda que os dados do sistema Prodes seguiram tendência dos números apresentados anteriormente pelo monitoramento feito de forma independente pela ONG Imazon.
De acordo com o instituto, entre agosto de 2011 e julho de 2012 houve queda de 36% na devastação da Amazônia Legal, se comparado ao período que compreende agosto de 2010 e julho de 2011.
“Existem ainda ações de fiscalização que incluem, por exemplo, o monitoramento da atividade pecuária e a exigência do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos produtores de carne”, complementou Martins, citando o modelo de fiscalização iniciado no Pará que foi estendido por todo o Brasil por meio do novo Código Florestal.
No entanto, segundo o pesquisador do instituto, ainda é necessário intensificar o combate devido aos inúmeros focos de devastação que ainda estão presentes nos nove estados que compõem a Amazônia Legal. “É um valor histórico, mas ainda tem muito desmatamento ilegal que deve ser coibido”, explica.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, no período avaliado, o Pará foi o estado que mais desmatou a Amazônia. Em um ano, foi responsável por devastar mais de um terço da área desmatada registrada pelo sistema Prodes (1.699 km²).
Mato Grosso foi o segundo estado que mais devastou a floresta (777 km²), seguido de Rondônia (761 km²), Amazonas (646 km²), Acre (308 km²) e Maranhão (267 km²). Completam a lista Roraima (114 km²), Tocantins (53 km²) e Amapá (31 km²).
saiba mais
Desmatamento na Amazônia Legal é o menor já registrado, diz governo
Tropa especial do governo vai atuar contra desmatamento na Amazônia
Notícia positiva
De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a queda na taxa pode ter sido a “única notícia ambiental positiva que o planeta teve este ano”. A ministra argumentou ainda que o governo tem realizado ações, o que teria contribuído para a queda na taxa de devastação da Amazônia. “Há um equívoco em dizer que a União não vai intervir contra as práticas do desmatamento. Vamos pegar [as irregularidades] sim, de todo mundo” disse Izabella.
Ela disse ainda que ações ilegais na florestas têm sido realizadas com o uso de táticas de camuflagem. Segundo a ministra, tratores têm sido pintados de verde para que possam ser confundidos com a vegetação, impossibilitando que agentes encontrem os materiais.
O governo federal informou que passará a usar um sistema eletrônico para autos de infração, que será ligado a um banco de dados central. Segundo a ministra, a fiscalização, que deverá ser feita pelo Ibama, vai ser usada em todo o Brasil.
O sistema poderá ser utilizado para controle ambiental, combate a incêndios, licenciamento ambiental, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado a partir do novo Código Florestal, e que concentra dados de todos os imóveis rurais do país, a partir de imagens de satélite.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/11/desmatamento-na-amazonia-legal-e-o-menor-ja-registrado-diz-governo.html

27/11/2012 11h47 – Atualizado em 27/11/2012 19h46
Desmatamento na Amazônia Legal é o menor já registrado, diz governo
Floresta perdeu 4.656 km² entre agosto de 2011 e julho de 2012.
Número é 27% menor que o do ano anterior, informa ministério.
Do Globo Natureza, em Brasília e São Paulo

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, divulgou nesta terça-feira (27), que a Amazônia Legal (área que engloba os estados que possuem vegetação amazônica – todos os da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão) registrou o menor índice de desmatamento desde que foram iniciadas as medições, em 1988, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com dados do sistema conhecido como Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), entre agosto de 2011 e julho de 2012 houve o desmatamento de 4.656 km² de floresta, área equivalente a mais de três vezes o tamanho da cidade São Paulo.
O índice é 27% menor que o total registrado no período entre agosto de 2010 e julho de 2011 (6.418 km²). Foi a menor taxa desde que o instituto começou a fazer a medição, em 1988. “Arrisco a dizer que foi a única notícia ambiental positiva que o planeta teve esse ano”, disse a ministra.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante
entrevista nesta terça-feira, em Brasília
(Foto: Brenda Brandão/G1)
Segundo o governo, a margem de erro da estimativa é de 10% e os dados finais do levantamento devem ser divulgados no próximo ano.
Os dados do Prodes consolidam informações coletadas ao longo de um ano por satélites capazes de detectar regiões desmatadas a partir de 6,25 hectares. São computadas apenas áreas onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal – característica denominada corte raso.
Desmatamento por estados
Dados do Inpe apontam que, no período avaliado, o Pará foi o estado que mais desmatou a Amazônia. Em um ano, foi responsável por devastar mais de um terço da área desmatada registrada pelo sistema Prodes (1.699 km²).
saiba mais
Ambientalistas pedem ações para reduzir ainda mais a devastação
Emissão de carbono na Amazônia cai 57% após redução no desmatamento
Apesar de o Pará ainda liderar o desmate do bioma, Izabella Teixeira afirmou que houve uma queda significativa na degradação registrada na região. “O desmatamento caiu 44% em relação ao ano passado, o que nos deixa muito feliz. E a tendência é cair ainda mais”.
Mato Grosso foi o segundo estado que mais devastou a floresta (777 km²), seguido de Rondônia (761 km²), Amazonas (646 km²), Acre (308 km²) e Maranhão (267 km²). Completam a lista Roraima (114 km²), Tocantins (53 km²) e Amapá (31 km²).
Estados da Amazônia Legal
Desmate registrado
(em km²)
Pará
1.699
Mato Grosso
777
Rondônia
761
Amazonas
646
Acre
308
Maranhão
267
Roraima
114
Tocantins
53
Amapá
31
Ações de combate
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), entre agosto de 2011 e julho de 2012 foram registrados 3.456 autos de infração na região da Amazônia Legal.
A ministra argumentou que o governo tem realizado ações, o que teria contribuído para a queda na taxa de devastação da Amazônia. “Há um equívoco em dizer que a União não vai intervir contra as práticas do desmatamento. Vamos pegar [as irregularidades] sim, de todo mundo” disse Izabella.
Ela disse ainda que ações ilegais na florestas têm sido realizadas com o uso de táticas de camuflagem. Segundo a ministra, tratores têm sido pintados de verde para que possam ser confundidos com a vegetação, impossibilitando que agentes encontrem os materiais.
Fiscalização eletrônica
O Ministério do Meio Ambiente informou que vai usar um sistema eletrônico para autos de infração, que será ligado a um banco de dados central. Segundo a ministra, a fiscalização, que deverá ser feita pelo Ibama, vai ser usada em todo o Brasil.
O sistema poderá ser utilizado para controle ambiental, combate a incêndios, licenciamento ambiental, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado a partir do novo Código Florestal, e que concentra dados de todos os imóveis rurais do país, a partir de imagens de satélite.
O objetivo do novo sistema é evitar erros, que anulavam processos de infrações. Ele custará R$ 15,7 milhões e passará a ser utilizado a partir de janeiro de 2013. “Esperamos assim, coibir o crime ambiental de uma vez por todas”, disse a ministra.
As informações foram divulgadas em coletiva realizada em Brasília, que contou ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o diretor do Inpe, Leonel Pedondi.
Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.

Imagem aérea mostra desmatamento na Amazônia. Em um ano, perda da cobertura vegetal totalizou 4.656 km², segundo Inpe. (Foto: Divulgação/Toby Gardner/Science)
tópicos:
Izabella Teixeira

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador