Despetralhando

O texto é da jornalista Míriam Moraes. A situação e o sentimento são os de muitos de nós.

Despetralhando
Jornalista partidário? Eu estava pegando a fama de jornalista petralha. Então decidi desfazer a impressão e vigiar bem pra ser sempre ISENTA numa reuniãozinha de parentes apartidários. Logo começou a conversa:
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Mas vocês viram? A vagabunda da Dilma disse que tava tudo bem, agora não tem dinheiro pra pagar o Fies.
EU, ISENTA: Bom… Na verdade não é isso… As faculdades que abusaram no aumento da mensalidade é que estão com pagamentos suspensos. Isso foi pra justiça até elas adequarem os preços. Por que vocês não concordam com o abuso só porque o pagamento do aluno é feito pelo governo, né?
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Também nem faz diferença. Agora que a Dilma e a Petezada toda vai pra cadeia por causa da roubalheira na Petrobrás…
EU, ISENTA: Só uma correção… Dilma trabalha em Brasília, a Petrobrás tá no Rio, eram diretores de quarto escalão. Ninguém acusou ela de nada até porque não se faz rolo assim, né. E quase não apareceu petista, foram deputados do PP e do PMDB os grandes denunciados.
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Mas quem colocou os caras lá? Foi o Lulão, né…
EU, ISENTA: Bem… O Costa foi da cota do PP, quem indicou foi até um tio do Aécio, nada a ver com o Lula. E quem aprovou foi o Conselho da Petrobrás. A Dilma demitiu faz 3 anos e… 
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Tá, mas então vai dizer que quebraram a Petrobras só com uns deputadinhos no meio.
EU, ISENTA: É que, vai desculpando aí, mas a Petrobras não tá quebrada. Eles usaram o valor de ações pra dar essa impressão mas os ativos dela somam mais de 600 bilhões, e o passivo é menos da metade. E como hoje é a número 1 do mundo em produção…
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Você caiu na lenda do Pré-Sal? Aquilo, se existe alguma coisa, nunca vai ser extraído porque o preço pra extrair ia ser uma fortuna.
(Todo mundo me olha e minha voz já hesita)
EU, ISENTA: É meio embaraçoso dizer… mas é que já estão extraindo, e é graças ao Pré-Sal que a Petrobrás virou maior produtora. E o custo de extração ficou bom pela tecnologia que resultou na premiação mundial da Petrobras…
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Kkkkkkkkkkk… Quer dizer que só você sabe das coisas… Só você é a dona na verdade. Alguém aqui viu isso, gente?
(TODOS OS APARTIDÁRIOS BALANÇAM A CABEÇA EM SINAL DE NEGAÇÃO)
EU, ISENTA: Posso passar o link do site estrangeiro que premiou e da imprensa internacional informando, porque a imprensa local não quer que as pessoas saibam…
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Kkkkkkkkkkkkk (apartidários usam gargalhadas como argumento) A imprensa está sempre do lado do governo. Quem é que não sabe disso?
EU, ISENTA: Gente, a Globo não é…
ELES, OS APARTIDÁRIOS: Não… Aí já é demais… Chega dessa conversa porque discutir com petralha é impossível. Só eles sabem das coisas, a gente não sabe nada…
ELES, OS APARTIDÁRIOS: É como discutir com xadrez que caga no pombo… Depois ainda se diz jornalista. Ridícula, arrogante, prepotente…

MORAL DA HISTÓRIA: Em tempos da mentira institucionalizada e aceita com gosto pela população, ser informado e falar a verdade é ser Petralha.

(Miriam Moraes – Jornalista Petralha)

Dedicado especialmente aos meus parentes apartidários.

Post original: https://www.facebook.com/miriam.moraes.05/posts/963792550298051

Dica do post: Ricardo Ruiz Corretor

Imagem: cena antológica do filme Amarcord, de Federico Fellini. Il pranzo in famiglia.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador