Deu na Folha: a ‘umbanda’ venezuelana (culto de Maria Lionza) e seus cruzamentos políticos

O culto de Maria Lionza já foi descrito na década de 1970 pelo antropólogos alemão Hubert Fichte, portanto não é novidade. A intenção desta matéria pode muito bem ser atingir Chávez. Mesmo assim, acho que uma oportunidade interessante de ficar sabendo que tal coisa existe!  (Ralf)

———————————————————————————————

Fiéis veneram Simón Bolívar em “montanha mágica” venezuelana

Rituais têm adoração à ‘mulher nua’, dona da montanha, e dança sobre brasas; presidente Chávez faz referência ao culto à deusa 

FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA ESPECIAL A CHIVACOA

Uma guerreira viking e uma mulher de seios à mostra jazem ao lado de um busto do herói Simón Bolívar num altar de Sorte, a montanha mágica da Venezuela.

Soam tambores e os observadores consomem charutos em baforadas espessas.

As honras, na última terça, eram loas à mulher nua, a rainha indígena María Lionza, “dona da montanha” e matrona da religião que mistura crenças autóctones, as trazidas pelos escravos, personalidades políticas e até criminosos célebres.

Os marialionceros se reúnem em Chivacoa, a 300 km de Caracas, e somam 12 mil entre 11/10 e 12/10, quando os mais valentes provam sua fé dançando sobre brasa.

Enquanto o devoto se prepara para atravessar mais uma fogueira, o locutor pede palmas à plateia. O espetáculo, antes improvisado, ganhou apoio estatal: há bombeiros, policiais. Quem quer participar, avisa o cartaz, tem de trazer duas fotos 3×4.

A institucionalização não incomoda os fiéis. Nisso a religião que incorpora novas deidades -inclusive vikings, provavelmente vistos na TV- também é aberta. “Excelente. Temos segurança”, diz Emiglia Marin, 62.

Emiglia foi a Sorte pedir a Bolívar (1783-1830), prócer da Independência e referência para Hugo Chávez, que retire o filho dela da cadeia.

O herói e outros nomes da luta contra os espanhóis são divindades. As cores pátrias -vermelho, amarelo e azul- são os emblemas. A simbiose entre nacionalismo e religião é uma peculiaridade da Venezuela, explica Elías Pino Iturrieta, autor de “El Divino Bolívar” (o divino Bolívar, 2003).

Ele conta que a Igreja Católica declarou Bolívar semideus, abrindo caminho para o herói nos altares.

Chávez, doente de câncer, costuma rogar saúde “aos espíritos da savana”, em referência ao culto. “Ele diz representar a leitura oficial dos evangelhos bolivarianos. É fácil caminhar entre María Lionza e a quimioterapia para pedir”, diz o historiador.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador