Dez questões antes de atacar alguém nas redes sociais, por Leonardo Sakamoto

Do Blog do Sakamoto

Dez perguntas antes de atacar alguém nas redes sociais
 
por Leonardo Sakamoto

É rápido e indolor. Antes de postar uma crítica pesada sobre alguém ou um grupo nas redes sociais, faça este teste.

O que estou prestes a postar (responda sim ou não):

1) Incita a violência ou promove o ódio contra um indivíduo ou grupo?

2) É um ataque baseado em achismos e fundamenta-se em páginas anônimas das quais você nunca tinha ouvido falar ou fontes desconhecidas?

3) Ridiculariza o outro ou outra apenas pelo fato de pensarem diferente de você?

4) É desnecessário e nada acrescenta ao debate?

5) É vazio e serve apenas para você se sentir aquecido e querido através de “likes” dos seus amigos?

6) É regado por preconceitos de gênero, orientação sexual, cor de pele, origem social ou etnia?

7) Poderia ser dito de forma mais educada, sem xingamentos gratuitos, mesmo que outras pessoas estejam xingando gratuitamente no debate?

8) Você ficaria sem graça se, durante uma entrevista de emprego daqui a dez anos, o examinador te perguntasse sobre essa postagem, que vai ficar disponível no Google para sempre?

9) Se fosse você o alvo da postagem, sentiria-se injustiçado ou violentado?

10) Teria vergonha da repercussão de dizer isso para um auditório lotado com 500 pessoas desconhecidas ao vivo?

Se respondeu “sim” a qualquer uma dessas questões, pare e reflita se vale a pena mesmo publicar isso. Isso não é autocensura, mas sabedoria. Usar conscientemente as ferramentas de comunicação em massa da internet é a diferença entre ser uma pessoa que contribui para um mundo melhor ou apenas um estorvo gerador de dor.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim.
    Porque não consigo

    Sim.

    Porque não consigo deixar de desconfiar das intenções de Serra, Renan, Janot, república do paraná inteira, grande imprensa, José Eduardo Cardoso, Psdb, PPS, Dem, Marina Silva etc. Enfim, fico furiosa com essa gente que não respeita o Brasil e os principios democráticos e institucionais..

    Chumbo trocado. Eu sou impotente para impedir o arrasto que esses canalhas estão fazendo com o Brasil e suas instituições e em troca xingo todos eles.

     

    1. Não.
      Por que confio no meu

      Não.

      Por que confio no meu argumento e não preciso ofender ninguém para defendê-lo. Enfim, fico tranquilo com pessoas que pensam diferente de mim e aceito o princípio democrático da liberdade de expressão.

      Argumento trocado. Eu sou uma voz igualmente capaz como os outros no debate do que estão fazendo com o Brasil e suas instituições e em troca leio e reflito sobre o que todos eles escrevem.

  2. Qualquer um que se enquadre

    Qualquer um que se enquadre em alguma dessas “regras” e principalmente, os que se enquadram em mais do que uma, não dariam a mínima bola para esse texto.

  3. Essa mensagem do Sakamoto…

    Vem depois da matéria que saiu na Falha, na qual ele reclamava da calúnia sofrida. Vou repetir aqui o que disse em outro lugar, pois acho que o Sakamoto merece uma crítica:

    Mas, porém, contudo, todavia…

    Concordo que é revoltante o que aconteceu com o Sakamoto, ainda mais sabendo que o jornal muito provavelmente fez o que fez de caso pensado, com a tranquilidade, a segurança e a impunidade dos que podem contar com a certeza da omissão criminosa de um judiciário conservador e partidarizado.

    Infelizmente, ele poderia ter aproveitado o fato de ter espaço nesse folhetim golpista (a FSP), para denunciar que esse veículo onde escreveu sua denúncia é useiro e vezeiro desse mesmo tipo de estratégia caluniosa que o prejudicou. O jornaleco que o atacou simplesmente o fez porque tem como modelo a certeza da impunidade de empresas “jornalísticas”, como a própria FSP, que, não é de hoje, sempre está pronta a publicar qualquer denúncia sem fundamentação – desde que seja contra o PT ou qualquer um que se interponha entre essa empresa e seus interesses – e a repercuti-la meses a fio – quando não anos a fio -, sem dar a menor chance para que “o outro lado” possa se defender com a mínima igualdade de condições.

    Tentei ler o artigo, mas confesso que parei no seguinte parágrafo: “Monstro que foi estupidamente alimentado por PSDB e PT durante as últimas eleições presidenciais, mas que está presente em todo o mundo.”

    Ora, o Sakamoto pode ter todas as críticas do mundo ao PT (sou petista e não me canso de criticar o partido), mas usar um espaço no jornal dos Frias, para falar que o PT alimentou esse tipo de golpe sujo é risível. Acusar o PT de um crime do qual o partido é a maior vítima? Qualquer pessoa com um pingo de bom senso e um mínimo de honestidade intelectual sabe que o PT e seus apoiadores são as maiores vítimas desse tipo de ataque sórdido (repetições ad infinitum de denúncias sem provas, calúnias, injúrias e difamações), que começa na imprensa tradicional – sempre ela – e que tem como um de seus principais expoentes esse folhetim golpista de quinta (haja vista a ditabranda, a ficha falsa, os inúmeros “artigos de opinião”, etc.), onde Sakamoto publicou sua mais do que justificada reclamação.

    Será que o Sakamoto não percebe o quanto soa ridículo ele vir reclamar na FSP (e não desta) – conferindo a esse folhetim um desmerecido ar de respeitabilidade – contra algo que esse próprio veículo não se cansa de fazer sem titubear um mísero segundo?

    Fonte: https://jornalggn.com.br/comment/849321#comment-849321

  4. O decálogo da sensatez

    O decálogo da sensatez entrará por um ouvido e sairá no outro. Aliás, entrará no olho esquerdo e sairá no direito do público-alvo.

    Para este que ora escreve a causa é, a priori, perdida. Nenhuma força no Universo terá capacidade de refluir a bestialidade nas ditas redes sociais. A coisa já internalizou; se tornou um(des)valor. A internet se transformou no “analista” universal. É hoje a repositória dos diversos traumas psíquicos que em tempos idos eram canalizados e exorcizados nos consultórios de psicanalistas e psiquiatras. 

    Pedir sensatez a esses psicopatas do teclado é o mesmo que pedir ao leão que troque um suculento filé andante de quatro patos por um monte de alfafa.

    Mas valeu o esforço do articulista.

  5. Se alguém cair aqui de paraquedas…

    Pode me chamar no inbox. Salvei o original em pdf.

    Quando apagam mensagens (seja o portador ou o moderador) a coisa fica meio truncada e sem sentido.

    Infelizmente não sei como anexar pdf aqui.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador