Dilma abandona ambiguidade e cai de cabeça na campanha

GGN – No 14o Encontro Nacional  do PT, ontem em São Paulo, a presidente Dilma Rousseff repetiu o novo estilo político, de explicitar posições e sair da postura defensiva adotada nos últimos tempos.
 
Foi um discurso forte, que começou com uma saudação a Lula e a afirmação de sua pré-candidatura à presidência:
 
“O senhor tem sido o maior líder político que esse país construiu nos últimos anos. Recebo a missão honrosa e desafiadora de ser a pré-candidata do PT à Presidência.  Meu respeito e carinho a Lula. Foi o compromisso ao povo brasileiro que nos uniu e esse compromisso é inquebrantável, não se quebra, não se verga. Mais uma vez, estou aqui diante de vocês e junto com vocês”.
 
A segunda saudação foi à militância do PT. “E tivemos, sobretudo, essa incrível e corajosa militância do PT, que nunca nos abandonou”. Lembrou a maneira como o país venceu a crise de 2008: “O Brasil soube defender, como poucos, o mais importante: o emprego e o salário do trabalhador – e foi o país que melhor venceu esta batalha!”
 
Lembrou as mudanças que seu governo conduziu: “O que consolidou o maior programa de habitação popular do nosso continente. O que implantou o maior programa de educação profissional de nossa história. O que levou médicos a todos os municípios brasileiros. O que melhorou a qualidade do ensino em todos os níveis.  E acelerou os avanços de nossa infraestrutura física e social”.
 
Na sequência, investiu contra a oposição:
 
“No passado, que a nossa oposição tanto defende, o Brasil se defendia das crises arrochando os salários dos trabalhadores, aumentando as taxas de juros a níveis estratosféricos, aumentando o desemprego, diminuindo o crescimento, vendendo patrimônio público. E não se contentavam em vender o patrimônio do Brasil. Alienavam, com essa política desastrosa, o futuro do País.
Alienavam o futuro do nosso povo. E, o que é mais doloroso, a nossa esperança como Nação”.
 
Mais uma vez explicitou a opção pela melhoria dos salários. “Foi por isso, que criamos uma nova e gigantesca classe média no Brasil. 42 milhões de brasileiros entraram, pela porta da frente, no mercado de trabalho e de consumo. Foi por isso que, Lula e eu, fizemos uma verdadeira revolução social no Brasil, retirando 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza”.
 
Depois de enumerar os principais programas de seu governo, passa a delimitar as diferenças com os candidatos da oposição com uma clareza até agora inédita
 
Tem gente que acha, por exemplo, que o salário mínimo está muito alto. Que é preciso reduzi-lo.
 
Tem gente que acha que o desemprego está muito baixo e que é hora de aumentá-lo. Que trabalhador brasileiro está ganhando demais, que é hora de voltar a arrochar os salários.
 
Tem gente que acha que está na hora do Brasil voltar ter as taxas de juros estratosféricas do passado, para atrair investimento especulativos, facilitar a vida dos rentistas e dificultar o crescimento e a produção do Brasil.  
 
Tem gente que acha que é preciso acabar com o programa de cotas para afrodescendentes nas universidades, como já tentaram acabar com o Prouni.
 
Com a desculpa de defender a meritocracia, eles defendem, na realidade, uma universidade para ricos e brancos.
 
Há forças políticas que detestam ainda mais os programas que tiram as pessoas da miséria.
Afinal, eles nunca se preocuparam com os pobres deste país, com a distribuição de renda, com a superação da miséria.
 
Mas essa é a nossa marca; é a nossa história.
 
E terminou com um desabafo até agora inédito no seu discurso:
 
“Eu quero falar para vocês algo que está engasgado na minha garganta. Algo que está guardado no meu peito de cidadã brasileira.
 
“Eu não fui eleita para arrochar salário de trabalhador!
 
Eu não fui eleita para virar as costas para os pequenos empreendedores do nosso País
 
Eu não fui eleita para desempregar trabalhadores e trabalhadoras do Brasil!
 
Eu não fui eleita para vender ou mudar o nome da Petrobras e entregar o Pré-sal!
 
Eu não fui eleita para mendigar dinheiro no FMI!Eu não fui eleita para tornar a saúde do Brasil um privilégio de alguns!
 
Eu não fui eleita para fazer da Educação um caminho estreito!
 
Eu não fui eleita para varrer a corrupção para debaixo do tapete, como faziam!
 
Eu não fui eleita para colocar, de novo, o país de joelhos, como eles fizeram!
 
Eu não fui eleita para trair a confiança do meu povo!
 
Eu fui eleita para governar de pé e com a cabeça erguida. E é isso que eu vou continuar a fazer, ao lado do povo brasileiro e com a ajuda dessa militância incrível que sempre nos dá forças e inspiração!”
 
Luis Nassif

252 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. sempre PT

    desde as eleições de 1989; venho acompanhando o PT, não sou filiado a nenhum partido, mas acho que o PT é o único partido político do Brasil. os demais são grupos organizados para saquear o estado brasileiro.

  2. brilhante, só falou a verdade

    a oposição não tem programa de governo, não tem projeto.

    Os odiosos e direitistas criticam os pontos positivos do Governo Dilma, falam, dentre tantas mentiras, que a crise mundial foi marola e focam no insignificante, falam de FHC e sabe-se lá como enaltecem o velho. Uma total inversão das coisas.

     

    Estava já na Hora da Dilma começar a fazer campanha.

    A briga não é pra ver se ela vai ganhar, mas sim quando (primeiro ou segundo turno) eu acho que leva no primeiro, o PIG está batido e não vão cair nas histórias de última hora deles.

  3. A plebe não resiste a uma

    A plebe não resiste a uma retórica. 

    Os oposicionistas vão ao êxtase com o Aécio, os governistas gozam quando fala o PT.

    Haja mediocridade nesse fla-flu interminável. Pobre desta nação.

    1.  
      O mais triste das pessoas

       

      O mais triste das pessoas que não tem lideranças políticas é a inveja doentia que tem das lideranças alheias; gostariam de alinhar-se mas como falta coragem para enfrentar a própria arrogância, preferem ficar de longe atacando quem invejam do que tentando alavancar os que já sabem que jamais chegarão a lugar algum. No lugar deles, faria a mesma coisa. Deve ser uma droga ser liderado por um sujeito incompetente a ponto do militante ter que jurar de pés juntos que não tem partido e vota nulo; sabendo que tem partido e vai votar em alguém que não tem coragem de declarar o nome do candidato e o partido com o qual simpatiza. Nossa candidata é Dilma e a dos ” oposicionistas” é o Aécio; e o seu candidato, qual é? Já sei… voto nulo pq não tenho partido… tem sim e tem tb vergonha e medo de dizer o nome dele e o partido pq sabe de que lado está e tem medo de se comprometer com o futuro. Nós estamos aqui dizendo e mostrando quem somos e lutando por nossos candidatos. Não temos vergonha deles; temos orgulho e vc? Tão vendo aí pessoal, sequer os eleitores da tal de Rede querem assumir que votam nela; devem saber pq. Eduardo Campos se arrebentou pq comprou um eleitorado que morre de vergonha de assumir sua candidata. Não os culpo; eu tb morreria de vergonha de votar na Marina. PSOL e PSTU não sabem mais o que fazer para fazer política fingindo que são diferentes. O PT já conhece essa turma faz tempo; só eu, desde que tenho 14 anos, qdo ainda eram convergência socialista; já tô com quase 50 e eles ainda são a mesma coisa; movimento estudantil, piorado, já que totalmente fora de esquadro. 

      1. Perfeito. Esse papinho que

        Perfeito. Esse papinho que começa com eu não voto no PSDB e nem no PT e depois desce linha apenas no PT chega a ser patético.

      2. Perfeito Cristiana

        Vejo isso todo o dia, em roda de amigos ou colegas empresários. Todos morrem de vergonha e não falam o nome do seu candidato, mas metem o pau no PT, na Dilma e no Lula. Isso prova que, para direita, qualquer um serve, total, ele não vai mandar mesmo, sendo apenas um preposto do verdadeiro poder que manda no Brasil.

      3. Vergonha alheia

        isso sim,  me causam os que, sem quaisquer atributos para tal, se autoproclamam invejados, seja lá por qual motivo imaginado.

      4. Constato sempre que esses
        Constato sempre que esses “apartidários”, que dizem não gostar do PT e do PSDB mas que malham apenas o PT, que dizem que votarão nulo, são ex-eleitores do Collor ou filhos desses, malufistas, janistas, etc.

    2. Pô, Checão,
      Precisa rever o

      Pô, Checão,

      Precisa rever o que você entende por plebe e retórica; Você vai ver a plebe se manisfestar em plebiscito na Semana da Pátria ( outro conceito, Pátria, que você deve ter esquecido e não me venha com Samuel Johnson ) e ver, então, a eficiência do que você parece (nâo) entender por retórica . Não se persuade ninguem se não há algo de concreto a defender . Retórica não é marketing. O embate de dois campos ideológicos (e programas, que, sim, existem ) tão distintos não  equivale a a um Fla X Flu. Depois de um jogo de futebol as pessoas voltam para casa e vão trabalhar igual no dia seguinte. Política existe e seus resultados persistem por muuuuuuuito tempo. Pobre da nação em que este embate é interditado .

      Em tempo : Ninguem vai ao êxtase com Aécio – no máximo a um orgasmo precoce.

      1. Sim, os programas são

        Sim, os programas são distintos. Existem alguns detalhes aqui e ali que os distinguem, apenas isso. 

        Afinal, se não fossem distintos seria um flu-flu ou um fla-fla, não é mesmo ? 

        Fala sério, ninguém merece essa mediocridade.

        1. Pô, chefão…

          … então Pache-cão é nome de alguém que não pertence à plebe?… nem para trollar de “elite” serve.. vê se te manca chinelão!

    3. Retórica é exclusividade da direita

      Retórica, como você diz, embasada em FATOS não é simples retórica.

      Não sei se percebeu, e se não o fez não causa estranheza, caro troll, mas Dilma não disse uma ÚNICA mentira.

      Discurso com CONTEÚDO, ao contrário dos “netinhos playboy’s” e da falsa ambientalista…

      Retórica, e vazia, é exclusividade da direita, pois dificilmente cumpre o que fala e promete. Até porque, vai de encontro a sua natureza e princípios.

    4. E você?

      E tu fio? Não goza com nada? Nada lhe dá extase? Daí tanta amargura….. tanto amuo…..

      Sai do armário fio! Sai!! 

  4. A plebe não resiste a uma

    A plebe não resiste a uma retórica. 

    Os oposicionistas vão ao êxtase com o Aécio, os governistas gozam quando fala o PT.

    Haja mediocridade nesse fla-flu interminável. Pobre desta nação.

    1. Errado

      Os oposicionistas são apenas isso: anti-PT. Ninguém fica de êxtase com o Aecim, muito pelo contrário, esquivam-se de falar o seu nome.

  5. Dilma deveria enfrentar a grande mídia.

     O PT  deve assumir a grande mídia corporativa como adversária e expor ao público (principalmente na TV) as hipocrisias e mentiras dessa mídia que tem sido a PRINCIPAL RESPONSÁVEL pelos RETROCESSOS POLÍTICOS nestes últimos 60 anos no Brasil. Vejamos:

    1) Em 1954 a “Tribuna de Imprensa”, o “Globo” e o “Estado de S.Paulo” acusaram Getúlio de corrupção e envolvimento na morte do major Vaz . Posteriormente NADA SE PROVOU ! Há pessoas que suspeitam que o atentado contra Lacerda foi uma espécie de “incêndio do Reichstag”, pois Lacerda somente foi atingido no pé e de raspão, talvez para dar maior credibilidade.

    2) Após esses acontecimentos, o país mergulhou num período de instabilidade que levou ao afastamento de Café Filho e de Carlos Luz e acusações de corrupção, por parte dessa mídia, contra Juscelino que conduziram às revoltas militares de Aragarças e Jacareacanga. Durante a ditadura, um IPM instaurado, contra Juscelino, NADA PROVOU !

    3) Em 1960, essa mídia apoiou o destrambelhado Jânio,cuja renúncia, quase levou o país à guerra civil.

    4) Em 1964, a mesma mídia incentivou os militares a promoverem o golpe cívico-militar que mergulhou o país em um período trágico.

    5) Em 1984, a TV Globo sonegou, em seus telejornais, o debate e a votação, no Congresso, da Emenda Dante Oliveira pelas eleições diretas e, desse modo, concorreu para o prolongamento da ditadura.

    6) Em 1989, a TV Globo editorou o debate Collor x Lula, favorecendo o primeiro e deu no que deu !

    Tudo isto é facilmente comprovável recorrendo-se aos arquivos. Portanto, QUEM CONFIA NESSA MÍDIA É IDIOTA !

    PS.: A mídia brasileira se comportou e se comporta de modo parecido com a imprensa de direita na França nos anos anteriores a Segunda Guerra Mundial. Nesses anos ameaçava o governo da Frente Popular (esquerda) com um golpe militar semelhante ao que os militares espanhóis cometeram, o que levou a Espanha à guerra civil. Assim, a Frente Popular resistia em armar e modernizar o Exército francês, o que, de certo modo, concorreu para o maior desastre pelo qual a França passou no século XX: a derrota diante dos nazistas, em 1940, e posterior ocupação do território francês. Um dos jornais conservadores franceses chegou a estampar: “Melhor Hitler que Blum” (este, um socialista moderado e líder da Frente Popular. A  semelhança de comportamento, como foi divulgado recentemente,  deve-se aos contatos entre certos líderes da mídia corporativa brasileira, em 1964, com o governo americano para que este interviesse militarmente no Brasil, na hipótese de haver reação ao golpe.  

     

  6. A palavra populismo sempre

    A palavra populismo sempre será usado por aqueles que não tem lideranças capazes de lhes fazer pensar o Brasil. A Cristiana foi exata na explanação dos trolls que começar a pipocar no Blog. Creio que a estratégia foi essa, separar grupos de trollagems pelos sites mais influentes do país. Mas enfim, Dilma tem que ir pra cima sim, deixe falarem que é populismo, nãos erá nada de diferente, assi como não será diferente se a palavra povo, fome, miséria não serem pronunciadas por Aécio durante a campanha. A mior raiva do PT, como disse Lula, não é pelo o que ele deixou de fazer, é pelo que ele fez e está fazendo. Essa é a Dilma que estavamos querendo, na minha opinião, mais correta do que o Lula.

  7. Eu sou da opinião que Dilma

    Eu sou da opinião que Dilma deveria fazer uma campanha da sinceridade, ou seja, falar as coisas as claras. Brasileiros não estão acostumados a auto-crítica e a presidente assumir erros e acertos na TV talvez possa ter um grande valor para a formação e conscientização política no Brasil.

    Por exemplo, seria muito bom que em um determinado momento o Aécio começasse a teclar na moralidade e a Dilma admitir isso, mas apontar para ele que quem está vendo o debate não mais cai naquela de que quem acusa é sempre o mais honesto, esse papinho é para os fanaticos masoquistas de SP.

    Outro ponto é falar sobre a economia, seus planos de Governo, mostrar como funciona o plano de metas e mostrar a série histórica da inflação, mesmo antes do FHC, para mostrar que mesmo depois do Plano Real a inflação só foi controlada por alguns anos (primeiro mandato) a duras penas pelo congelamento do câmbio pelos economistas do arrouxo (engraçado, isso não é populismo).  Enfin, provavelmente os debatedores que forem armados para atacar e não apresentar propostas ficarão sem munição já que o proprio Goveno vai se auto criticar. Pode parecer um tiro no escuro, mas é pode ser uma boa estratégia.

    Por que não mostrar didaticamente na TV como funciona a SELIC, e assim por a pulga atrás da orelha da opulação com a pergunta: É preciso indexar a SELIC aos títulos da dívida? A maior parte dos brasileiros tinha que ter a minima noção de como funciona esses nomes distantes.

    Sei lá, só uma dica. Já que o brasileiro está tão indignado com a falta de ética na política porque os candidtos não parte para a auto-crítica?  A auto-crítica será um choque para um povo sempre acostumado com a ideia de retórica.

    1. Interessante, Francy.

      Interessante, Francy. Campanha da sinceridade! Embora haja quem diga que sinceridade em política é suicídio, também acho interessante contrastar a “campanha da mentira” que vem persistentemente sendo propagada pela mídia e pela oposição. A começar pelo desmascaramento das inversões que são constantemente veiculadas; influência do dinheiro gordo nas eleições; a demagogia tributária; os privilégios da imprensa, etc.

      Sinceridade não é dizer “eu errei”. Isso vale para relações pessoais. Na pol´piitica, sinceridade significa dizer o  que está errado nas instituições e propor medidas para melhorá-las.

      O período de eleições é pra isso. O Governo, portanto, além de saber se defender tem que propor mais; coisa que a oposição é incapacitada de fazer sobre qualquer assunto. Jogar no ataque é isso.,

  8. alguém precisa ter coragem

    alguém precisa ter coragem para dizer para Dilma que  a questão não é ganhar a presidência, isso o petismo já garantiu mesmo que fosse o Zé ninguém no lugar dela. O que se deve levar em contra é o momento histórico, o qual exige não apenas ganhar na cabeça, como também fazer a maior bancada de todos os tempos, colocar o petismo como maioria em todos os espaços políticos para não precisar mais se juntar com a laia corrupta que vem desde didatura. Esse é o momento históirco e talvez único, sem isso a contrução da nação bolivariana fica comprometida, dado que, Chavez já  se foi e Maduro tem se apresentado bastante verde para essa Gloriosa missão. Fica absurdo que até Golbery já via essa missão para Lula e agora até petista não perceba, quando brizolista sempre quiseram lascar Lula por causa disto

  9. Partiram para a guerra

    Jaques Wagner em um encontro com empresários em Comandatuba, e em reposta ás falas de Aécio e Campos, também foi duro e enfático.

    “não vamos vender ilusão. Se alguém tivesse todas as respostas, estaríamos em outro país”

    “é mentira afirmar que o estado pode ser gerido como uma empresa da iniciativa privada. Ferramenta de gestão não tem ideologia e não tem caráter partidário. Não vamos abominar a política com esses clichês”,

    “Vamos parar de hipocrisia. Quando se fala em reforma tributária, estamos falando em divisão do bolo. E para fazer essa reforma tributária é preciso passar pelo Congresso”

  10. Um Primeiro de Maio Tipicamente Tucano

    1- Barbosa prendendo petistas

    2- Armínio Fraga reclamando que o salário mínimo está alto demais

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=-VsIkuyAxxU%5D

    De Rodrigo Vianna, em O Escrivinhador: E Dilma falou: tarde, mas não tarde demais

    Dizem que a valorização do salário mínimo é um erro do governo. E por isso defendem a adoção de medidas duras. Sempre contra os trabalhadores. Nosso governo nunca será o governo do arrocho salarial, nem o governo da mão dura contra o trabalhador! (Dilma Roussef, rompendo o silêncio em rede de TV)

    Dilma finalmente falou. Fez um discurso de estadista, para marcar o Primeiro de Maio. E ao mesmo tempo falou ao povo trabalhador, demarcando território com a oposição – principalmente com Aécio e os economistas tucanos que pregam o arrocho e o desemprego como medidas para “estabilizar a economia”.

    O programa dos tucanos e seus parceiros midiáticos, na verdade, é retomar o Estado para controlar o Pré-Sal, reduzir direitos trabalhistas, reduzir o papel do Estado na economia, golpear programas sociais, acabar com o Mercosul, devolver Brasil à órbita de interesses dos EUA.

    É a “mexicanização do Brasil”. Esse é o programa que tucanos, armínios, mervais, aécios e os locutores gagos da CBN e da Globo querem impor ao Brasil.

    Em 2010, Dilma consolidou a vitória quando deixou a marquetagem de lado. E fez o debate aberto, duro, especialmente no segundo turno das eleições.

    Em 2014, não é possível esperar. É preciso fazer o debate, agora. Até porque a máquina midiática está mais afiada do que nunca

    Um amigo professor escreve, preocupado, pra descrever o que ouviu esta semana numa estação de rádio em São Paulo: certo blogueiro da “Veja” ocupa espaço nobre, para “entrevistar” um senador tucano sobre CPI da Petrobras. O amigo transcreve o diálogo entre blogueiro e senador (não é literal, mas vale pelo “clima” festivo e efusivo):

    Aloysio – Isso mesmo, Reynaldo. Mas essa informação (sobre Petrobras) você já tinha adiantado no seu blog.

    Reinaldo – Nada como ter o blog elogiado por um senador da República.

    Aloysio – Gosto muito do seu blog, eu sou viciado nele.

    Ah, os doces vícios… A doce convivência entre os tucanos e os blogueiros de extrema-direita. E há quem diga que os blogueiros de esquerda são chapa-branca…

    Corta pra conversa com outro amigo, jornalista: “rapaz, a CBN está um escândalo; ouvi hoje à tarde o tal Sardemberg comentando a pesquisa CNT, ele comemorava. Depois entraram outros comentaristas, usaram aquilo pra levantar a bola do Aécio. Aliás, você já reparou que a oposição, os políticos de oposição, viraram segundo time? O primeiro time, que tem voz e comanda a oposição, é formado pelos colunistas e jornalistas conservadores. Já reparou?”

    Sim. Eu já reparei. Sardemberg, o único locutor gago do rádio brasileiro, entrou pra essa turma há algum tempo.

    A direita ocupou todos os espaços na comunicação. Disputa idéias o tempo todo. Bate, critica. Na verdade, sempre foi assim…

     Em 89, Lula sofreu esse massacre midiático. 2002 foi um ano atípico, porque a direita estava atordoada pelo fracasso de FHC. O PT, naquele início de governo, teria a chance de construir um campo alternativo de comunicação (Abril e Globo estavam às portas da falência). Não o fez. Em 2006 e 2010, o massacre midiático já havia sido retomado. Mas então havia Lula, a disputar cada centímetro no debate – pessoalmente.

    Dilma fazia um governo extremamente silencioso. Permanecia calada. Sim, ela e Lula possuem estilos, escolas e qualidades muito diferentes. Mas na política não existe espaço vazio. Se Dilma não ocupa espaço, a direita ocupa – apesar de não ter projeto para a maioria dos brasileiros.

    Por isso, a importância desse discurso de Primeiro de Maio!

    Só que Dilma não pode falar um dia, e voltar a se encastelar em Brasília. O massacre midiático não será interrompido. É permanente. E os resultados começaram a surgir.

    Há, sim, motivos concretos para alguma preocupação pelo que se passa na economia: estoques altos, juros em alta, inflação em ligeira alta. Ok. São fatos. Mas o clima de pessimismo que se espraia é absolutamente desproporcional aos indicadores principais no país: não há desemprego, a economia cresce pouco (mas cresce).

    Há um “pessimismo induzido”, na definição do jornalista Janio de Freitas. Induzido pela máquina de comunicação conservadora.

    A pesquisa CNT – divulgada esta semana – precisa ser vista com cuidado: ela é encomendada pela CNT, entidade que tem no comando o tal Clésio Andrade – político mineiro ligado a Aécio Neves, e acusado de envolvimento nos esquemas do valerioduto.

    Mas não gosto de brigar com os números. A CNT mostra Dilma em queda (com 37% de intenções de voto). Mais grave: a popularidade da presidenta caiu abaixo dos 34% de ótimo/bom – considerado piso para quem deseja a reeleição.

    Esses números estão em linha com outras pesquisas (Ibope, DataFolha, Vox Populi). O ponto fora da curva na CNT é Aécio – que surge com quase 22%. Nas outras pesquisas, o senador tucano tem 15% ou 16%. Hum…

    A pesquisa cai como uma luva (não estou dizendo que tenha sido feita sob encomenda) para comentaristas e locutores da CBN – a radio a serviço de Aécio. A puxada do tucano pra 22% permite dizer que, na margem de erro, pode haver segundo turno. Ok. Todos sabemos que essa eleição é para dois turnos mesmo.

    Mas o importante é observar que o massacre midiático surte efeito. E avança.

    Muitos petistas parecem torcer  pra que Dilma chegue à Copa com 35% ou 36% das intenções de voto. Contam com o fato de que, durante 45 dias, o massacre seria interrompido – substituído pela bola no gramado. E depois, na campanha oficial, Dilma teria a chance de equilibrar o jogo midiático, mostrando suas realizações.

    Em 2010, ao fazer a escolha por esse jogo burocrático, Dilma quase perdeu. Na primeira semana do segundo turno, pesquisas internas chegaram a apontar Serra a apenas 4 pontos de distância. Dilma consolidou a vitória quando partiu pra cima. Em 2014, isso é ainda mais urgente – repito.

    Aécio tem palanques mais fortes nos Estados do que Serra tinha em 2010. E a militância petista parece menos disposta ao combate.

    Dessa vez, não há margem pra errar. E Dilma já errou demais, especialmente nas escolhas para a política de Comunicação.

    Por isso, o discurso de Primeiro de Maio (confira aqui, na íntegra) foi tão importante. A presidenta não pode esperar até a campanha oficial. Tem que reagir desde agora. E começou a reagir. Tarde. Mas não tarde demais.

     

    Leia outros textos de Plenos Poderes

     

     

    1. Salário Mínimo alto?

      Sejam 50 milhões de brasileiros recebendo US$400 dólares mensais (aprox. 900 reais) durante uma ano.

      Ainda assim não chegam nem à metade do que apenas 20 mil brasileiros de elite, como aquele Fraga acima, que possuem mais de 520 bilhões de dólares depositados fora do Brasil.

  11. Muitos seguem o efeito manada e afirmam que Dilma é fraca

    Esquecem -se  do histórico dela, e mais recentemente o pito que deixou o senador Agripino com cara de taxo, em pleno senado, ao tentar fazer gracinha com o passado dela.

    Esquecem -se, que na última campanha, no momento certo, ela colocou Serra nas cordas, e venceu facilmente o debate ante o olhar surpreso do agressivo candidato que chegou a dizer:

    “Eu devo confessar que estou surpreso com essa agressividade e com esse treinamento da candidata Dilma Rousseff”,

    Quem quiser mais detalhes sobre o debate, a firmeza e potencialidade de Dilma:

    http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/10/10/dilma-e-serra-fazem-primeiro-debate-do-segundo-turno-acompanhe/

    1. Mais um pouco.

      Dizem que Lula perdeu a eleição para Collor quando este usou de baixaria e Lula sentiu o golpe, fez o último debate com altos e baixos o que favoreceu à rede Globo fazer a manipulação conhecida e confessada por um próprio alto dirigente da emissora.

      Alguém pode imaginar Dilma nas cordas?

      Inimaginável.

      Alguém já viu como uma mãe defende os seus filhos, ou como uma mulher defende as suas convicções?

      Aguardem.

      1. Dilma corajosa!

         Assis tem razão. Lula naquela época, sentiu o golpe sujo e a manipulação da Globo. Mas Lula e Dilma têm personalidades  muito diferentes . Lula é contemporizador e, mais emoção. Não esperem isso de Dilma. Na adversidade, ela é capaz de se tornar uma leoa, desnudando tudo aquilo que os covardes tentam esconder! Haja vista ela ter denunciado a criminosa manipulação que a mulher de Serra havia feito contra ela, em pleno debate. Ela tem coragem para soltar o verbo e mostrar as entranhas sujas da oposição e mídia. Ela literalmente tem coragem de  BOTAR A CAMA NA RUA ! Ela tem meios de estremecer todos esses que estão aí criminosamente mentindo e manipulando! Mulheres são mais corajosas que os homens, pois a grande maioria é honesta e se auto conhece. Dá-lhe Dilma! Que se preparem aqueles cujos rabinhos estão presos! Quem passou 3 anos presa sem tremer diante daqueles que a torturaram, tem tudo para detonar esses dois filhinhos e netinhos de políticos que há várias gerações manipulam nosso país. Precavenham-se mauricinhos!!! 

    2. Assis, sou um dos que critica

      Assis, sou um dos que critica a postura política da Dilma. Ou melhor a “não postura”. Quando digo que ela é fraca é porque demorou a perceber que a presidência não é cargo técnico.

      Isso estava visível desde que o pig rompeu a lua-de-mel e passou a implantar o pessimismo no país, até que aconteceram os protestos em junho, e ela despencou em popularidade. Exatamente porque omitiu-se politicamente enquanto isso acontecia.

      Mas tudo bem, junho não deixou de ser algo surpreendente, e ela respondeu falando diretamente à sociedade e anunciando medidas e propostas. O povo gostou de saber que ela estava atenta as suas reinvindicações e voltou a apoiá-la. E aí, ela se acomoda de novo, enquanto o pig a desgasta 24hs por dia. Porque? O exercício da presidência tem que ser fazer política e comunicação sem parar.

      Mas claro que ela quando parte para fazer política não é fraca. Não é habilidosa como Lula, mas tem seu estilo. É corajosa e parte para cima. 

         

      1. Também vejo assim, Juliano.

        Também vejo assim, Juliano. Presidência não é gerência nem diretoria; é Presidência. Até arrisco dizer que existe, sim, uma “técnica” da política – que não tem nada a ver com esse folclore, com essas jornalices por décadas e décadas divulgadas sobre acordos escusos, maracutaias e “raposisces” e “leonices”.

        Pra mim a técnica política consiste em deixar muito claro quem está de um lado e quem está de outro, sem ser imprescidível queimar pontes. É importante que cada um deixe claro o que defende e o que é contra. Deixar prosperar confusão, isso, sim, serve aos interesses escusos e à chacrinha eleitoral

        Ou seja, cada um deve se responsabilizar pelos seus posicionamentos e fazer a autocrítica quando quiser.

        É claro que isso não é novo. A noção de partido foi desenvolvida a partir dessa compreensão básica.

        É por essas e outras que além de concordar que houve omissão – e até ingenuidade – na comunicação pública desde o fim da trégua que ELA, dilma, achou que obteve da imprensa, também acho que perdeu-se muito tempo em botar um ou outro pra fora da coalizão parlamentar só por medo de estes irem pra oposição.

        Tem gente ali que claramente dá mais dor de cabeça do que apoio. Mais uma vez eu acuso o PR; desta vez por esse manifesto pela volta de lula (pra gosto da oposição que deseja tumultuar propagando hesitação e fraqueza de dilma).

        Ou seja. é claro que o PR está na coalizão errada e pelos motivos errados há muito.

    1. Essa é a pesquisa que saiu hoje da Isto É/Sensus

      Após um mês de intenso e ininterrupto bombardeio a pesquisa ainda indica a vitória de Dilma em primeiro turno (o que seria a total desmoralização das oposições que lançaram os seus dois principais nomes; Aécio e Campos).

      Por sua vez, a pesquisa é muito interessante pois com a presença de todos os candidatos os números de Aécio e Campos despencam, o que demonstra de forma clara que se os eleitores estão vacilantes em relação à Dilma, estão muito mais vacilantes em relação à dupla de oposição.

      Imaginem quando chegar a hora da propaganda eleitoral onde os meios de comunicação não poderão mais bombardear Dilma e o tempo dela de televisão será bem maior do que o dos outros.

      1. O que me chama mais atenção,

        O que me chama mais atenção, Assis, é, mais uma vez, o resultado sair tanto tempo depois da coleta; e, em segundo lugar o número de indecisos, nulos e brancos…

        É impressionante que as oposições não estejam se dando conta disso.

        Ou não têm alternativa, dado que se explicitarem suas propostas tendem a ter menos e menos votos, ou já contam com mais uma volta no parafuso de propagar a “desqualificação” o processo politico e eleitoral.

    2. Pesquisa Census / PSDB / 247

      Pesquisa Census / PSDB / 247 / IstoÉ / Daniel Dantas / FHC…

      É a chamada “braçada de afogado” para conseguir apoio dos que debandam ao ver o barco afundar.

      Já acontecem em março de 2010 com Serra e a Datafalha, quando inverteram as curvas

  12. Dilma se mostra fraca!
    Foi

    Dilma se mostra fraca!

    Foi vaida ao ser mencionada no 1 de maio e não vai discursar na abertura da Copa, não aparece onde não haja claque.

    A esperança é ser pajeda pelo chefe Lula, sozinha não para em pé por uma semana.

     

     

     

     

      1. Não precisa ser psicólogo!

        Para analisar o que demonstra esse semblante “enlouquecido”  , não precisa ser psicólogo!   É é esta criatura que pretende ser presidente deste Brasil continental!  Para vencer, é preciso que haja uma psicose delirante  acometendo o povo brasileiro!  A bebida acaba com o cérebro e a demência senil ataca até pessoas não muito idosas.   

      2. FOTO HISTÓRICA

        Essa vai para o mural junto com a do Serra com chapeu de bobo no Galo da Madrugada em 2010 e a jaqueta anti-privataria do Alckmin en 2006.

        Tinha uma também do Serra encima de uma caminhonete, na Carreata da Vitória no Paraná. Em clima de velório….

  13. A nova pesquisa traz um certo

    A nova pesquisa traz um certo desalento, porque se no segundo turno os números forem os de agora, considerando que provavelmente Eduardo Campos seguiria Aécio, a situação de Dilma se tornaria um fardo muito pesado. A CPI ou CPMI poderá servir para aumentar ou diminuir esses números de Dilma. Ela é muito forte, realmente, e tem estilo e arugmento para não se deixar abater, se, em resumo, é uma mulher de caráter, contra a qual nada a desabona nesse sentido. Mais provável é Aécio aparecer com algum mal-feito, ou com aquelas jogadas canalhas de Serra, tipo bolinha de papel, que não pegou antes, e nem pegaria agora. 

    Apesar de tudo, ainda é muito cedo para sabermos o que vai ser essa campanha, mas eu torço pelo conforto que entendo existir agora para o povo, e temo demais a chegada de um tucano que poderá nos trazer muitos malefícios pelo modo como já sabemos que eles dirigem o País.

    1. Minha querida Maria Rodrigues!

      Não se deixe levar pelas armações de profissionais que são pagos para criar esse clima . DILMA  será reeleita e, possivelmente, em primeiro turno!!!   Força, Maria !

  14. Com a a cabeça erguida que sua dignidade lhe confere!

    Admirável mulher! Limpa honesta e trabalhadora! Enquanto seus adversários destilam veneno, ela trabalha por todos nós. Adversários que fizeram escola, com pais e avós que conduziram a política duvidosa nesse nosso país. Aécio malandro que ´pouco compareceu ao Senado, pois as noites do Rio são mais chamativas. Não acompanhava política na época de seu avô Tancredo, mas várias pessoas amigas comentam que era um político que VIVIA EM CIMA DO MURO. Eduardo Campos, mentiroso e traidor àqueles que o ajudaram. Ambos querendo perpetuar a política da família, que há anos engana e se locupleta com o poder! Por isso minha candidata é a íntegra e guerreira Dilma, que com mão forte tem conduzido com garra e honestidade o meu país.  VIVA DILMA 2014 !!!! O Brasil não merece mauricinhos netinhos de políticos. Que larguem o osso! Já se locupletaram bastante! Deixem a mulher continuar seu árduo e edificante trabalho, que,com certeza, nenhum político desse país está qualificado para essa jornada! VIVA DILMA!!! 

  15. Quem tem saudade dos tucanos? Vale a pena ver de novo

    Espalhem esse video nas redes sociais, vejam só o que o porta-voz tucano para a área da economia disse no 1 de Maio, Dia do Trabalhador: Salários em geral estão altos: O salário mínimo, o dos funcionários públicos, empregados domésticos, gerentes….É isso o que diz Arminio Praga, a coqueluche dos tucanos que nos trás más lembranças

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=-VsIkuyAxxU%5D

    O PSDB não esconde seus planos de arrocho salarial, concentração de renda,…será que os  brasileiros serão tão burros a ponto de quererem voltar ao passado, será que vão querer acabar com o regime de partilha do pre-sal, PF recolhida, roubalheira sendo jogada prá debaixo do tapete como o é em SP e MG,….não consigo acreditar.  Por outro lado não podemos negar que a campanha do Aético Neves Berlusconi faz mais barulho pq a imprensa tucana está bastante empenhada para esconder os podres dos tucanos e jogar na conta de Dilma tudo quanto é problema criado pelos governadores tucanos, como por exemplo a falta de água em SP, a impunidade do judiciário, a violencia, etc. prá isso o PSDB[com seus bilhões de reais depositados em paraisos fiscais época da privataria]  tem um exército de coxinhas que por opção não trabalham e ficam o dia todo na internet atacando o Pt, isso fora os mercenários pagos prá isso, …… Acorda PT, põe esse video ai prá circular, joga ai nos celulares….o mundo é digital,…

      1. Nao precisa

        Vai falar que todos os votos anti-PT que estão indo para ao Aecim Cunha são de afiliados do PSDB?

        Porta voz tucano é o PIG completo!

      2. Não se faça de desentendido,

        Não se faça de desentendido, rapaz. Voce sabe que ele é a cabeça (de planilha) econômica da candidatura Aécio. E provavelmente seria o ministro da fazendo (vade retro!).

        É como disse a Cristiana, voces não tem coragem de se assumir. Querem sim arrocho salarial, mas tem que dissimular, porque se o povão ficar sabendo, estão lascados. 

        O jogo de voces é o da dissimulação e de bordões midiáticos. Se a campanha da Dilma deixar bem claro para o povão, quem é quem, não tem jeito, serás um recalcado reclamão por mais 4 anos

    1. Avatar este é o tipico

      Avatar este é o tipico argumento “militontista”.

      Quer dizer que o PSDB vai reduzir o salário em geral.

      Como são malvadinhos.

      O valor dos salários dependem da produtividade marginal do trabalho.

      Se o salário passa deste nivel o empregado é demitido.

      Evidente que você sabe disso, mas usa a falácia como arma politica, coisa que critica, ou seja é desonesto.

      1. Liberal, pero no mucho.

        Salário depende da mão obra disponível, quando o estoque de mão de obra cai, o salário aumenta.

        Você como um “liberal” deveria conhecer a lei de oferta e procura.

        Agora, patrão sempre vai querer ganhar muito e pagar pouco. Logo, para evitar que empresário combinem preços e salários, é necessário leis de concorrência fortes e sindicatos autuantes.

        Nao é com o PSDB que vamos obter isso. Tudo mais é conversa mole para liberal dormir.

        1. haha, muito bom, saraiva!

          “Tudo mais é conversa mole para liberal dormir.”

          O que esses supostos liberais não vão alcançar nunca, mas nunquinha mesmo, Saraiva, é que força de trabalho não é uma “mercadoria” como outra qualquer.

          Não é produzida na expectativa de ser vendida, não pode ser estocada esperando melhor preço, nem se separa do “proprietário” quando alienada. Mais: nos contratos por tempo indeterminado nunca é especificado o que é “direito” de um lado ou de outro. Mais ainda: ao longo da história, mesmo consierando os padrões demográficos  aoferta seria, por assim dizer, “inelástica”.

          Ou seja: “naturalizar” a ideia de mercadoria para a força de trabalho, por mais fictícia que possa ser, não passa de ideologia.

          É por isso que são irracionalmente contra os direitos sociais que significam os direitos de liberdade do trabalhador.

          1. Quem paga os ditos “direitos

            Quem paga os ditos “direitos sociais” sempre é o empregado na forma de “impostos compulsórios” para o governo.

            Quem realmente possibilitou a melhoria salárial foi o aumento da produtividade da mão de obra e as preferências dos empregados em maximizar seus ganhos.

            Os socialistas foram e são os maiores exploradores da mão de obra no mundo, tanto em termos pessoais como em termos de estado.

            “O de cada um  conforme a sua capacidade e para cada um conforme a sua necessidade” é a prova da ideologia da exploração.

          2. Ai, ai, ai!!!!

            Errado de novo, criança liberal.

            Em primeiro lugar, você mostrou mais uma vez a raivinha contra os direitos sociais.

            Em segundo lugar mostrou mais uma vez que ignora que todos os impostos sããão compulsórios.

            E isso É para garantia da liberdade. repetindo: para a garantia da liberdade.

            Não existe em nenhuma formulação liberal adulta a garantia da liberdade no estado de “natureza”; só no estado civil.

            E para se chegar neste estado é nescessário, nescessário, mais uma vez, necessário a renúncia de uma parcela dessa tal liberdade para o pacto social, caso contrário é o estado de guerra de todos contra todos, no qual todos perdem…

            Dá até preguiça repetir isso também – de tão elementar – pra quem se diz “liberal”. Só não entendem isso crianças e capitalistas mimados.

            Esses “impostos compulsórios” que você demoniza, nada mais são do que os tributos, que, de acordo com o que foi dito, podem e devem ser convertidos em”salários indiretos”, dado o fato de que o “mercaaado” jamais ofereceu salários decentes.

            E sem mais bobagens, por favor, acerca da suposta mercadoria força de trabalho, criança liberal. Esse seu papinho não é comigo; é com alguém do seu tempo de DCE, ou com seu papaizinho, ou com sua mamaezinha… Talvez, té com seu vovozinho ou sua vovozinha.

        2. ” Salário depende da mão obra

          ” Salário depende da mão obra disponível, quando o estoque de mão de obra cai, o salário aumenta.”

          Não que esteja completamente errado, você erra na detecção da causa e efeito.

          Se o empregado não tiver produtividade que justifique o seu salário será demitido ou nem contratado.

          O efeito da falta de produtividade da mão de obra é o desemprego.

  16. E também foram ditas palavras

    E também foram ditas palavras comuns a qualquer candidato de esquerda e de direita:

    “Sem uma reforma política profunda, que modifique as práticas políticas no nosso país, não teremos condições de construir a sociedade do futuro que todos almejamos. Estou fazendo e farei tudo que estiver ao meu alcance para tornar isso uma realidade”

    “se deputados e senadores não fazem a reforma política, vamos fazê-la nós mesmos”.

    Em plena campanha política soa como palavras ao vento….

    1. Pinçada seletiva

      Bom, mas do outro lado é que dificilmente vai sair mesmo. Nem que a vaca tussa…

      Essa, e outras reformas que mudem o controle das classes dominantes (pergunte ao João Saad da Band)

      Com o 2ª governo Dilma é a última chance de mudar estruturalmente o País, acrescencentando-se à esta a Reforma dos meios de Comunicação e do Judiciário.

  17. Nossa, quantos trolls

    Nossa, quantos trolls petistas que estão aparecendo por aqui recentemente.  Nem parece que estamos num site neoliberal.  Esse pessoal deveria deixar a gente em paz e ir comentar lá no Tijolaço.  Lá é que é lugar de esquerdista.

    1. De agora diante vai ter resposta

      Pensei que em robô nao doia…

      Vai reclamar com a Soninha Graeff aumento de salário, vai.

      De agora diante vai ter resposta.

  18. Democracia

    Volta do PSDB ao poder é a volta do arrocho salarial, não tente se iludir que possa ser outra coisa. A volta do PSDB ao poder é a volta ao entreguismo, não se iluda com as jogadas mirabolantes da mídia canalha e inescrupulosa. A volta do PSDB ao poder é retrocesso, não se iluda. O Aécio Neves só é bom porque é dono das comunicações, não se iluda com isso. Acorda, se informa, discuta, não seja papagaio repetindo as mentiras da Rede Globo. O PIG é poderoso, mas não pode enganar todas as pessoas o tempo todo, reflita, não aceita nenhuma afirmação sem ter um mínimo de espirito crítico.

  19. Se Dilma cai a tática é desqualificar pesquisas

    A pesquisa do Sensus sugere que haverá segundo. Num segundo turno, Dilma teria 38.6%  e Aécio 31,9% dos votos. Os indecisos, ou que votariam nulo o branco, somam 29.6%. Dilma tem rejeição de 42% e Aécio tem 31,1%, o que seguere que os indecisos tenderão a optar por Aécio. É muito difícil reverter essa queda de Dilma e a subida de Aécio, que começa a aparecer um pouco mais na mídia, embora ainda muito menos do que Dilma. Quedas de intenção de voto de candidatos a reeleição são quase sempre crescentes, e nunca um presidente foi eleito no Brasil tendo ìndice de rejeição acima de 40%. Numa campanha de segundo turno, Dilma perde a vantagem enorme de tempo nos programas eleitorais. E aí, só os delirantemente fanáticos negam ou ignoram que Aécio tem muito mais carisma e articulação verbal do que Dilma. Nos debates de televisão, ela será triturada. Acho melhor os governistas comemorarem o quadro atual, pois no futuro ele muito provavelmete será bem pior.

    Diante de cenário tão desolador, e que todos prevem que irá piorar, aos governistas só resta questionar os órgãos de pesquisa, menos o Vox Populi, aquele que às vésperas da eleição de 2010 proclamou que não haveria sequer segundo turno.

     

    1. O novo filme a ser exibido!

      “O trabalho sujo dos profissionais”. Teremos alguns meses de espetáculo gratuito para nós, mas que deve envolver quantias inemagináveis!

    2. Nã acho que esteja sendo sincero

      “Aécio tem muito mais carisma e articulação verbal”

      Antes ou depois de uma festa?

      Você Daniel parece ser um sujeito articulado, que conseguiu escrever todas essas linhas acima,

      Sendo assim, como é que pode defender que um sujeito como Aecim possa vir a ser Presidente desta nação?

      Tampou o nariz e cruzou os dedos antes de falar essa mentira acima?

        1. Significado diferente

          Um é do povão e o outro é um Playboy mesmo.

          Um toma um golo para celebrar um dia duro de trabalho ou numa festa. O outro toma o golo para esquecer que tenha que trabalhar.

          1. Puxa Alexis dois pesos duas

            Puxa Alexis dois pesos duas medidas.  

            Eu racionalizo, ele racionaliza, nós racionalizamos……..

            Politicagem suja a sua .

          2. É diferente sim

            Lula foi o melhor Presidente que já tivemos, e o apelido de cachaceiro não representa o seu perfil, mas apenas alguma permissividade própria de gente comum.

            A foto de Lula bebendo o mostra mais próximo do povo. O Aecim bebe em camarote caro, em boite de luxo ou em bairro chique do Rio de Janeiro. Ainda, nega-se a fazer o bafómetro.

            Conheço histórias do Aecim, em Paris, na década de 80, que são de arrepiar.Histórias contadas por gente que conviveu com ele esse período. Não é à toa que entre os meus amigos direitistas e colegas, ninguém tem coragem de dizer que vota nele, pois conhecem o sujeito.

        2. Vou guardar a foto do Lula com a língua de fora

          Taí gostei da foto e vou imprimí-la para plotá-la neste blog em homenagem à Aliança Liberal quando a Dilma for reeleita.

    3. Aécio é um candidato “respeitabilíssimo”

      Só para a gente lembrar: 

      E ainda por cima com carteira vencida!

      Isso sem falar no que disse a torcida do Mineirao quando o Maradona foi lá: Ô Maradona, cadê você, o Aecim cheira mais do que você”… 

       

  20. Campanha Antecipada

    Realmente é necessária a antecipação da campanha. A velha mídia está numa cruzada absurda contra DILMA e o PT, num vale-tudo sem precedentes, muito maior do que poderíamos imaginar.

    Até o término da eleição serão incontáveis horas de notícias fabricadas. O repertório é extenso e passa por situações, onde o Jornalismo está totalmente descaracterizado. Atualmente, esses fatos me chamaram atenção. Vou elencá-los.

    São diferentes truques de manipulação da realidade associadas ao noticiário da velha mídia. Saltou-me os olhos, ultimamente:

    a) Associação fabricada: evento, onde está PADILHA e + 250 empresários e Labogen é colocada no colo dele por meio de uma imagem – laboratório que possui ligação direta com SERRA, quando Ministro da Saúde.

    DILMA e o Deputado cassado do Amazonas. A praxe de se cumprimentar todas as autoridades. DILMA cumprimenta o, então, Deputado, hoje, cassado em uma cerimônia e é colocada como uma associação direta/amizade política próxima da Presidenta com o Ex- Deputado. Afora que se buscou uma situação antiga (o cumprimento) para retratar um fato novo (a cassação).

    b) Omissão proposital: o doleiro Youssef ligado ao André Vargas, ao PT e nenhuma menção para os costumeiros associados ao doleiro, os políticos do PSDB. Tema da qual se destaca o caso da carona no Jatinho pelo André Vargas e se omite a utilização, pelo Senador Álvaro Dias em campanha eleitoral de 1998, de jatinho do doleiro.

    c) Fabricação de situação: DILMA e as vaias na abertura da Copa das Confederações, algumas vaias se tornam vaias generalizadas;

    Três latinhas jogadas no evento da CUT de primeiro de maio, vaias de infiltrados no evento se tornam vaias generalizadas contra o PT e seus Governos. 

    d) Desfocalização: a iminente falta d´água em São Paulo substituída pela busca de descaracterização de boa gestora de DILMA via compra da refinaria de Pasadena. Poupa-se ALCKMIN do noticiário negativo.

    e) Combinação: combinam-se os atos de antemão para edição de imagens favoráveis aos aliados políticos e para detonar o adversário político. Joaquim Barbosa na Europa, todos os passos da cobertura de suas férias foram milimétricos;

     Infiltrados no evento da CUT. Organizações Globo credenciam 49 profissionais no evento, para quê? Como bem disse o Diretor da Rede Brasil Atual: “(…) Opa, a Globo credenciou meia centena de profissionais quando não há nenhum interesse em cobrir qualquer coisa desse grupo de centrais?! Há algo fora do comum nisso aí.“

    E, assim, por diante.

    Como emplacar AÉCIO ou EDUARDO?

    Pelo visto, só dessa maneira absurda que é a ausência de campanha, para não se mostrar o conteúdo programático dos mesmos, conteúdo que não pode sequer ser registrado em cartório, porque não rende votos. 

    Afinal, se deixam explicito – meios de comunicação da velha mídia -, que querem um dos dois candidatos com força de votos para haver segundo turno, porque não explicitam as propostas dos dois ao invés de destruir as imagens de DILMA e do PT? Alguém me explica?

    O barulho é a arma que sobrou. DILMA fez o certo. Pontuou os caminhos por onde passa o seu Governo e por onde continuará a sua caminhada. 

    Cabe essa postura, porque obriga os candidatos oposicionistas a tomarem posições, também, a saírem do comodismo das denúncias da velha mídia como solução para receber votos.

    Em 2010 não foi diferente. SERRA tinha 24 horas de velha mídia a seu favor, mas não disse por que queria ser Presidente, apenas se escorou na Imprensa e suas denúncias e tudo terminou ali. Todo o espaço do mundo para explicitar seu programa de governo e a derrota veio. Parece que será igual em 2014. Só slogans e mais slogans.

    DILMA tem mesmo que provocar o debate, para obrigar AÉCIO e EDUARDO a falar de temas não pautados pela velha mídia.

    Poderá, pautando o debate, ocorrer fato semelhante ao de 2006 e a marca de “privatista” de ALCKMIN e o seu partido: PSDB. Político que veio fantasiado de garoto propaganda das estatais no debate do segundo turno. Se o PT ajustar bem o discurso, os oposicionistas podem ficar com a “marca” não só de privatistas, mas de oposição à classe trabalhadora: “candidatos do arrocho salarial e do desemprego”. 

    Claro, que escoladas: velha mídia e oposição aumentaram até o último volume o tema Petrobrás, para tentar colar a ideia de “má-administração” petista da empresa, e a direção da Petrobrás e o partido dos trabalhadores demoraram um pouco para agir, o que pode ser uma dificuldade a mais para a discussão em torno da temática Petrobrás: partilha ou concessão? As denúncias em série visam defender de antemão a ideia de “privatistas”, colocando a ideia de má-gestão acima da temática da privatização. 

    A Política deve ser enfrentada no campo prático das propostas, esqueçamos as bandeiras da velha mídia: o papo manjado da corrupção, desta, se alastrou a ideia de que todo político é “corrupto”, então, que se avance para o programa de governo: propostas e feitos, preferencialmente. Aqui o PT vence a eleição.  

    E se tratar do tema corrupção que se enfatize o combate da corrupção colocando dados estatísticos do combate à corrupção em evidência, mostrando todos os mecanismos de controle existentes hoje, que não existiam no passado e que permitem maior controle dela.

    E se faça, também, a discussão de uma reforma política, sendo didático ao explicar os princípios dela. Sem medo de chamar para o debate a população e as oposições, a velha mídia vem à-reboque.

    Politizar a campanha é mostrar o que um Partido dos Trabalhadores representa no poder e o que faz de diferente dos candidatos do mercado/Direita. Teremos muito material facilitador para o debate durante a campanha vindo das candidaturas oposicionistas. A oposição tem nos dado arsenal de sobra, com esses “convescotes” com empresários, onde se diz abertamente sobre corte de gastos públicos no campo social, diminuição do Estado e arroxo salarial + a cereja do bolo: aumento da taxa de desemprego; afora as reuniões com a turma dos juros altos: gente do mercado e banqueiros, desses temas o povo entende. 

    E aproveitem a situação concreta, por exemplo: quando associam o aumento de 10% do Bolsa Família, a correção da tabela do IR com gastos irresponsáveis que podem desequilibrar as contas públicas, que maravilha. É uma deixa para se mostrar de que lado o Governo DILMA está e mostrar a insensibilidade social dos adversários.

    Em tempos de Papa Francisco a possibilidade de coincidir as palavras chaves do seu discurso social com as do PT pode ser um diferencial e tanto para a eleição de 2014. 

      1. Concordo sobretudo co o

        Concordo sobretudo co o trecho

        “quando associam o aumento de 10% do Bolsa Família, a correção da tabela do IR com gastos irresponsáveis que podem desequilibrar as contas públicas, que maravilha. É uma deixa para se mostrar de que lado o Governo DILMA está e mostrar a insensibilidade social dos adversários.”

        Pra além da insensiliidade, a teimosia, a imcompreensão e, no limite, os traumas, causados por ressentimentos de DCE.

  21. Mas ela não tinha que estar

    Mas ela não tinha que estar governando ? 

    Virou zona ?

    Faz-se campanha quando se quer agora ? Mesmo ocupando cargo público ?

    1. Lambe bostas

      Então Pache Cão, ouviu falar em atividade fora do horário de xepediente? Lá nos seus Steites, presidentes inté tiram férias, como deve saber e como deve ser. Quanto a questão eleitoral, não erca de vista que o discurso foi feito em convenção partidária, do partido da presidenta.

      Tem alguns lambe bostas, que não admitem o abandono da servidão nem após o expediente, é full time.

      1. Não falei em trabalhar,

        Não falei em trabalhar, porque aí já seria pedir um pouco demais, falei em governar. Não sabia que o PT governava só 44 horas por semana. Que beleza ! Deve ser por isso que está privatizando tudo, porto, estrada, etc. Assim sobra mais tempo para o lazer partidário.

        Quanto a tirar férias, aqui a Presidenta também tira férias, só que nas férias ela vai para alguma praia da marinha. Os compromissos partidários ela faz durante o expediente mesmo. Partido de sindicalistas, fazer o que ?

        1. Ainda não. Por enquanto está

          Ainda não. Por enquanto está combinado com as forças progressistas do país,na qual viúvas da udn não entram.

    2. Voces queriam que ela ficasse

      Voces queriam que ela ficasse só apanhando do pig e não respondesse, né? Tira o cavalinho da chuva, agora é porrada no lombo do Pachecão e demais tucanos enrustidos

    3. OS 9.000

      Estou desconfiada que você faz parte dos 9.000!  Eles não te dão dia de folga?   Trabalha direto?  Pelo visto arregimentaram até aqui no Rio!  Ai, ai, ai, minha cidade maravilhosa!  Você não merece!!!

  22. Grande presidenta Dilma;
    É

    Grande presidenta Dilma;

    É isto aí !! É só mostrar as enormes diferenças entre duas épocas: a deles e a do PT.

    O povo ainda se lembra da situação em que vivia e quais eram ou melhor não eram as perspectivas.

    E ainda o Lula não se engajou na campanha. Mas não podemos nos acomodar, temos que levantar a cabeça e partir para a luta, mesmo certos da vitória.

    Abraços a todos.

     

    Genaro

  23. Em Minas, público protesta e

    Em Minas, público protesta, vaia e Pimenta da Veiga não consegue falar

         Do blog Amigos do presidente Lula

    Em Minas, público protesta e tucano nem consegue falar Uma notinha escondida no jornal O Estado de São Paulo publicada nesse sábado (02), contou o que nenhum outro jornal disse. Talvez, por se tratar de tucano a nota não teve repercussão na mídia e nem nas redes sociais. Segundo a publicação, a Nova Central Sindical dos Trabalhadores, ligada ao PSDB, armou nesta quinta-feira, 01, em Belo Horizonte um palanque para o pré-candidato do partido ao governo de Minas, Pimenta da Veiga. O tucano, porém, não conseguiu falar. Vaiado, limitou-se a anunciar a próxima atração do showmício, MC Leozinho. Constrangido, Pimenta desceu do palanque e, em entrevista, fez ataques à presidente Dilma Rousseff por causa de seu pronunciamento na TV na noite de quarta-feira, 30. “Ela não foi presidente, ela foi candidata”, afirmou.

    Indiciado sob suspeita de lavagem de dinheiro em um dos inquéritos decorrentes do mensalão mineiro, Pimenta enfrenta dificuldades dentro do próprio PSDB em Minas, que está receoso com o fato de o pré-candidato ter recebido R$ 300 mil, em 2003, de uma das agências do empresário Marcos Valério, já condenado pelo mensalão federal. 

     

  24. Falou para quem já acredita

    Discurso para a base histórica do PT e mais nada. Minha opinião, quem já ia votar nela não mudou de opinião, quem era contra (inclusive ex-eleitores dela) vai radicalizar contra, e acho que quem está indeciso vai se afastar. De qq forma foi importante, porque agora ninguém se iludirá achando que o segundo mandato corrigirá as falhas do primeiro.

     

    Meu comentário, ponto por ponto:

    Tem gente que acha, por exemplo, que o salário mínimo está muito alto. Que é preciso reduzi-lo.

    Mentira, ninguém acha que o salário mínimo deve ser reduzido. O que se argumenta (inclusive o Beluzzo não negou isso) é que indexar o salário mínimo à inflação só eleva a própria inflação e não reflete nenhuma melhoria de produtividade, introduzindo distorções no sistema. Nenhum economista sério de esquerda nega que haja uma forte conteúdo de indexação na sociedade brasileira. No longo prazo só o aumento de produtividade salva, todo resto é papo furado de curto prazo. Inclusive o Campos e o Aécio também tem se omitido nesta questão.

    Tem gente que acha que o desemprego está muito baixo e que é hora de aumentá-lo. Que trabalhador brasileiro está ganhando demais, que é hora de voltar a arrochar os salários.

    Mentira, ninguém acha que o desemprego está muito baixo e nem que o trabalhador brasileiro ganhe demais. Um técnico da Embraer que tenha competência para competir no mercado internacional talvez esteja até ganhando pouco. Um funcionário público que aparece na repartição cinco vezes por mês e não faz nada ganha uma fortuna incalculável. Outra coisa, quem mora no RJ ou em SP tem visto o custo da habitação (compra/aluguel) explodir em função da bolha imobiliária criada por ela. Isso também é arrocho.

    Tem gente que acha que está na hora do Brasil voltar ter as taxas de juros estratosféricas do passado, para atrair investimento especulativos, facilitar a vida dos rentistas e dificultar o crescimento e a produção do Brasil.  

    Bem, quem deve achar isso também é ela, pois foi exatamente o que ela faz ao longo dos últimos anos, vai entregar uma Selic muito maior no último mês de governo do que tinha dois anos antes, fora manter o Real artificialmente valorizado, o que está destruindo a indústria brasileira.

    Tem gente que acha que é preciso acabar com o programa de cotas para afrodescendentes nas universidades, como já tentaram acabar com o Prouni.

    Nunca vi o Aécio ou o Campos falarem isso explicitamente, mas já assumo desde já que em relação à cota social sou a favor, mas cota racial e tribunal de raça estilo Alemanha nazista sou contra. Aliás, muitos afrodescendentes também o são.

    Com a desculpa de defender a meritocracia, eles defendem, na realidade, uma universidade para ricos e brancos.

    Meritocracia –  é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral, aptidão específica para determinada atividade.

    Não, a Universidade no Brasil tradicionalmente é para ricos e brancos porque o legado terrível da escravidão condenou os negros a não terem acesso à mesma educação que os brancos, e não porque eles são inerentemente inferiores, como a lógica racista da KKK e das cotas sociais advogam. Essa é a verdadeira desgraça do Brasil. Engraçado que nesse hora não vejo ninguém defender Cuba, com educação gratuita e de qualidade p/todos. Em relação à meritocracia, quando você tem um pai morrendo no hospital (como eu já tive), você quer que ele seja operado pelo melhor cirurgião possível, não por quem é amigo do dono do hospital, um torcedor do mesmo time que você ou um amigo do partido que está no poder.

    Há forças políticas que detestam ainda mais os programas que tiram as pessoas da miséria. Afinal, eles nunca se preocuparam com os pobres deste país, com a distribuição de renda, com a superação da miséria.

    Concordo parcialmente, o PSDB tem que deixar claro o que vai fazer em relação às políticas sociais deste governo. Esta parte está muito vaga. De qq forma o Bolsa Família tem que ser reformado, com a vinculação do benefício à educação, e a exames de saúde, consultas na rede pública etc. E isso tem que ser feito logo. É um programa correto, mas se o neto do beneficiário ainda estiver no programa, é sinal de que ele falhou. E aparentemente já temos relatos de descendentes de beneficiários que também são beneficiários.

    1. LC, você é gente ou é drone

      LC, você é gente ou é drone ?

      Tu estás com cara de drone.

      Comentário muito programado.

      Vamos ver se você é maquina ou não ?

      O que você prefere comer , banana ou  graxa. ?

      E para beber, coca o WD 40 ?

      Putz !

      1. Você não sabe ler…

        e eu sou drone ? Cara, faça como o Tony, que criticou o meu texto linha por linha. Eu sei que você não tem capacidade p/isso, mas se esforça, pode ser que você tenha dor de cabeça, mas com o tempo você acostuma e pode desenvolver o raciocínio…

        1. Pela sua revolta você é um

          Pela sua revolta você é um drone que saiu do controle, está desprogramado.

          Se contunuar assim vão zerar a sua memória, eh,eh,eh.

          Drone não pode perder a linha, tem que parecer o mais humano possível.

          Vai uma graxa aí, com WD 40 ?

    2. falou para quem acredita

      Tem comediante comentarista aqui: os letratos,intelectuais memorizador não conseguem perceber as besteiras embutidas.”salario minino indexado a inflaçao “= Burro indexado a carroça vazia ou…cheia.Vamos raciocinar e comprar jornais ;revistas antigas em sebos e perceber a merda de Brasill era esse antes do PT e Lula.De troco cresceu enquanto o mundo desabava,sera porque.FHC diria,apaguem a luz,o mundo acabou,tranquem-se  em casa , não coma,nem respire vai faltar ar.

    3. A CLT de Vargas ainda incomoda os lacáios do patrão

      Defina-me o que você entende por produtividade:

      produtividade é terceirizar a linha de produção alocando mão de obra não qualificada e sem os mesmos direitos trabalhistas que os antigos funcionários?

      produtividade é desativar os departamentos de treinamento e serviço social?

      produtividade é transformar os funcionários em “PJs” que deixam de receber contra-cheques e passam a emitir nota fiscal para o patrão?

      produtividade é demitir 1/3 das equipes de trabalho e aumentar em 50% a carga de trabalho dos 2/3 que restaram?

      produtividade é aumentar informalmente a jornada de trabalho para 10h/dia mas se registro em cartão de ponto?

      produtividade é conceder 0% de aumento salarial depois de ter demitido o tal 1/3 das das equipes?

      produtividade é contratar “cooperativas de mão de obra” que na verdade são trabalhadores braçais que ganham por hora sem direito a descanso semanal remunerado ou professores que trabalham de março a junho e de agosto a novembro e são dispensados nos meses de férias?

      produtividade é ter 30% dos trabalhadores contratados como temporários que trabalham por 90 dias e são substituídos por outros que trabalham por mais 90 dis e são também substituídos?

      produtividade é contratar engenheiros recém formados como “estagiários” ou “consultores”?

      produtividade é introduzir o “rendimento variável” condicionando 70% do salário ao “atendimento de metas”?

      produtividade é reduzir benefícios repassando aos trabalhadores parte dos custos com convênio médico e alimentação e deduzindo a outra parte do IR da empresa?

      produtividade é arrochar o salário mínimo para menos de US$ 100/mês?

      produtividade é mudar as regras da previdência introduzindo um fator de cálculo que reduz em até 50% o valor das aposentadorias?

      Se isso é produtividade, então, o governo FHC foi o mais produtivo que eu conheci em toda a minha vida de trabalhador e é por isso que eu voto em Dilma.

      1. Produtividade é …

        quando um trabalhador tem uma formação de ensino fundamental e técnico de forma que ela possa discutir de igual para igual com o patrão como melhorar a produtividade da empresa, e caso ele não esteja satisfeito, mandar o cara à m. e ir trabalhar em outro lugar. Certamente o FHC não cuidou disto, mas a Dilma tb não. Reparo que o tempo todo vocês encaram as críticas a Dilma como um apoio ao FHC. Vou votar no Campos ou no Aécio, embora reconheça os graves erro do FHC (especialmente de 98 em diante). O problema é que diferentemente da maioria de vocês, acho esse atual governo muito fraco…

        1. Bom eram os juros armínicos 45%

          O governo Dilma é fraco? Só se for para os banqueiros. Crescimento médio do PIB: 2% e taxa média real de juros 3,3% Já nodesgoverno fhc, crescimento médio do pib 2% taxa média real armínica de juros 27%

    4. Depende dos Indecisos…

      Prezado LC,

      Sempre é bom quando o aporte de ideias não se resume à trolhagem rasa dos emplumados e reaças que aportam nesta ilha de pluralidade e democracia.

      Gostei do seu texto, apesar de discordar completamente dele, pois traz algumas considerações que enriquecem o debate. No entanto, desde já considero que o texto sofisma alguns fatos, e acresce uma pitada em defesa aos governos neoliberais (PSDB/PSB/DEM/PPS).

      Vamos as contestações às suas afirmações:

      Tem gente que acha, por exemplo, que o salário mínimo está muito alto. Que é preciso reduzi-lo.

      É claro que a elite empresarial, os patrões não gostam de salário alto (isso é mais antigo que a luta de classes) e que adorariam se eles perdessem um pouco do seu poder aquisitivo, apesar de tratar-se isso em um contra-senso, pois salário movimenta a economia e retorna lucro, um pouco inferiores é verdade, com exigência de mais produtividade e trabalho de mercado de todos e não só dos empregados. Vou lhe dar um ex. na empresa em que trabalho procuraram engenheiro bom e barato, mas não encontraram no mercado valorizado da categoria. Tiveram que contentar-se com estagiários da última fase… Falta empregada doméstica, pois as madames da classe média e alta não conseguem pagar o preço de mercado e nem os encargos. Esse é o fundo da questão, a inflação é álibi… Até porque em 90 os salários ficaram arrochados e a inflação era maior;

      Tem gente que acha que o desemprego está muito baixo e que é hora de aumentá-lo. Que trabalhador brasileiro está ganhando demais, que é hora de voltar a arrochar os salários.

      Desemprego é terrorismo. Na década de 90, a Globo et caterva viviam fazendo terrorismo de crise e desemprego, o assalariado tinha que se agarrar a empregos escorchantes, sem direitos e com cargas de trabalho vergonhosas, tudo sem direito a reivindicação mínima da correção do seu salário (Você chama de “Produtividade”). Isso sem falar que patrão não gosta de salário alto, e o desemprego não permite isso como antecipei no o item anterior Quem sobrevive à sombra do desemprego e da informalidade aceita qualquer imposição, como o “Mercado” gosta e aplaude. Se o aluguel explodiu foi por causa da melhoria de qualidade de vida da cidade e a inclusão social nas favelas;

      Tem gente que acha que está na hora do Brasil voltar ter as taxas de juros estratosféricas do passado, para atrair investimento especulativos, facilitar a vida dos rentistas e dificultar o crescimento e a produção do Brasil.  

      A Presidente Dilma tentou baixar a taxa de juros nos dois primeiros anos do seu mandato, chegou a 7,25% mas não resistiu à pressão, ao bombardeio diário e ao terrorismo intenso da mídia e seus “colares de tomate”. Nem da sua base aliada fisiologista conseguiu ter apoio… Quem conhece a esquerda, sabe que redução de juros aos rentistas e luta contra o FMI é uma bandeira histórica do PT. Pode ter certeza, que enquanto as condições foram possíveis e favoráveis, ela será retomada. E eu lhe pergunto, você acusa o Governo mas não diz quais são os grupos interessados no aumento da SELIC. O Real não está “artificialmente valorizado”, ele é flutuante com o Mercado e a entrada e saída de divisas. Quando só entravam dólares, ele valorizou, se manteve e agora que a balança está equilibrada ou negativa, deu uma ligeira subida;

      Tem gente que acha que é preciso acabar com o programa de cotas para afrodescendentes nas universidades, como já tentaram acabar com o Prouni.

      Mas esse debate foi amplamente discutido e derrotado pela sociedade.  Foi o DEM que entrou com ação no STF. Também sou contra a cota racial mas no momento o Brasil precisa pagar a sua dívida social até acharmos outro mecanismo quando a sociedade atingir algum equilíbrio. É claro que Aécio ou o Campos não falam (agora) O tema é espinhoso para a direita. Taí uma das bandeiras em que a Direita é contra mas o medo ao voto contrário não lhe permite manifestar-se. Só tolo não sabe disso;

      Com a desculpa de defender a meritocracia, eles defendem, na realidade, uma universidade para ricos e brancos.

      O aspecto que você citou está intrinsicamente relacionada com a meritocracia. Quem tem mais acesso, tem mais ferramentas para a disputa, e dentre destes só os mais aptos alcançam o objetivo. Desenhando: quem não trabalha 8hs, estuda em escolas particulares de dia, tem dinheiro para cursinho à noite e professores particulares nos finais de semana, só aumenta as suas chances, mas a disputa se dá no patamar de cima;

      Há forças políticas que detestam ainda mais os programas que tiram as pessoas da miséria. Afinal, eles nunca se preocuparam com os pobres deste país, com a distribuição de renda, com a superação da miséria.

      PSDB vai acabar não tenha dúvidas (Alvaro Dias é o aval disso que afirmo). O bolsa-família incomoda porque reduz o “Coronelismo” nas regiões mais pobres e é importante cabo eleitoral, mas para todos os partidos. É bom lembrar que ele é Universal e utilizado pelos prefeitos de TODOS os partidos. Mas concordo, há de se buscar a famosa “porta de saída” no futuro, quando a miséria for erradicada. Por enquanto não foi.

      1. Obrigado pelo respeito Tony

        Apenas uma pequena tréplica: quanto à questão econômica, discordo fortemente de você, o Real não é exatamente flutuante na medida em que o governo tem medo de aumento inflacionário, e está queimando as reservas da era Lula apenas no controle da inflação. O fluxo comercial nosso está fortemente negativo.

        De resto, as suas respostas denotam uma escolha ideológica (sem ofensa), como as minhas também. Mas agradeço o respeito, quando entrei no blog procurava fazer textos mais longos, mas ter uma resposta de alguém que pelo menos leu e pensou no que eu escrevi, confesso que já não via isso aqui no blog há algum tempo. O horror de alguns pela era FHC eu também tenho (sou funcionário público), mas jogar na lata do lixo tudo que o governo dele fez de bom (o Real, sem sombra de dúvida), acho temerário. Adotando uma tese simplista, fico com a lógica do Delfim, tem de haver o equilíbrio mercado x urna. Em 2002 claramente o mercado foi contra a urna e pagou por isso. Tenho receio que a reeleição da Dilma signifique exatamente o contrário, e aí 2018 a situação econômica estará horrível…

    5. De qq forma o Bolsa Família

      De qq forma o Bolsa Família tem que ser reformado, com a vinculação do benefício à educação, e a exames de saúde, consultas na rede pública etc

       

      É flata de conhecimento ou má-fé?

      O bolsa família está vinculado à frequencia das crianças na escola, ao comparecimento das gestantes ao pré-natal, etc… Do que ete cidadão está falando?

    1. Aecim x Aécio

      O PSDB vai ser execrado quando o povo veja que estão vendendo gato por lebre. Que apresentam como candidato ao tal de Aécio Neves, grife da direitona mineira, e em verdade estão comprando o Aecim Cunha, aquele menino bebum que faz o papel de menino propaganda daquela grife

    2. Competência teve o FHC, que

      Competência teve o FHC, que provocou o maior êxodo de brasileiros p/ fora do país. Competência tem o Zé Serra, que de filho de verdureiro ganhou uma mansão da fiota no alto de Pinheiros após a privatização. Competência para roubar tem o PSDB de S.Paulo, que conseguiu roubar tanto que até levou o estado a quase falência. Competência tem o Alckmin para deixar os paulistas sem água, esperando São Pedro, ou seria Godot?

  25. Mais uma vez: os mocinhos contra a corja do PT

    A velha falácia oposicionista do discurso falso-moralista de combate à corrupção é a tônica de mais um embate político. O discurso não tem mais força como antigamente, visto que ele depende grandemente da vitrine dada pela imprensa tradicional para funcionar. Porém, há algum tempo, o povo não compra mais essa ideia, apesar de alguns trancos.

    À medida que as eleições vão se aproximando, as estratégias vão se tornando mais claras. Nada que surpreenda. O PT se coloca como defensor do povo. O PSDB, como aquele que vai derrubar o PT, custe o que custar. O PSB, como aquele que vai fazer o que o PSDB vai fazer.

    Essa estratégia da oposição é a mesma que a fez perder as eleições federais nas duas últimas tentativas. É lamentável para o amadurecimento do nosso debate político que eles insistam nela, tornando a estratégia mais acirrada a cada derrota, polarizando a sociedade (bem X mal). Tudo bem que o PT fazia isso na década de 90, perdendo todas as eleições as eleições até o humilhante esgotamento da ideologia neoliberal tupiniquim.

    A maioria dos eleitores dessa oposição desconhece qualquer proposta tucana que não seja derrubar a corja do PT, e com isso se contentam. É a velha falácia moralista do combate a corrupção que vem derrubando governos, muitas vezes legítimos, por toda a história. Não debatemos nunca a corrupção de forma madura, sempre procurando heróis, que sempre vão nos frustrar por serem humanos como a gente. E daí, pouco importa o que diga a oposição, diminuir salário mínimo, aumentar desemprego, aumentar juros ou que seja tão corrupta quanto, desde que derrubem o PT.

    Triste é ver que quando surge uma terceira via, com a promessa do “novo”, como fez o PSB, venha com o mesmo velho estilo de fazer política: o terror. Se o PSB queria se diferenciar, errou ao entrar no discurso fácil. O PSB poderia ter transformado em seu inimigo a velha política, personificada em PT e PSDB, atendendo a um anseio social latente e se transformado, realmente, no novo. Porém, por erro estratégico, acabou tornando o PSDB o verdadeiro inimigo para a sua sobrevivência. Se os petistas e tucanos derrotarem Eduardo Campos no pleito que se aproxima, ele vai ter de suar para reconquistar o velho discurso do novo, ou seguir para um ostracismo como ocorreu com diversas outras terceiras vias.

    Enquanto isso, o PT aposta na sua velha estratégia vencedora, defender o povo. Não que isso torne a vida mais fácil. Aliás, torna ela mais difícil. A oposição acirrará ainda mais os ataques, em simbiose com a mídia tradicional, forte aliada. É incrível que a classe média tradicional, os ditos instruídos, continue passando cheque em branco para uma grande imprensa que sempre esteve do lado errado da história (até ser inevitável se posicionar do lado democrático).

    Só que os Civita, Frias, Marinho, Mesquitas, não contam mais com influência sobre o povo que tinha antigamente. Esse espaço foi ocupado pelo lulopetismo com suas políticas sociais. Por isso a necessidade de descontruir Lula e PT de todas as formas, inclusive as mais baixas. A recuperação dessa influência é essencial para os caixas das empresas de mídias.  A democracia é o maior obstáculo.

    Assim, o que nos aguarda é a pior campanha eleitoral dos últimos tempos. A falácia moralista, quanto menos funciona, mais rasteira se torna, até o esgotamento. É essa a esperança, para que em eleições futuras, com a vital reforma política, possamos sair das trincheiras e debater ideologias, modelos e propostas e não mais maniqueísta disputa entre o bem e o mal.

    1. Esses petistas são ridículos

      Esses petistas são ridículos mesmo. O PT pregou o falso moralismo por 20 anos atá chegar ao poder e agora reclama ? Usou as denúncias da imprensa como arma política durante 20 anos e agora reclama ?

      Haja paciência.

      Vai, só prá te refrescar a memória um pouco, Roda Viva com Lula em 99 :

      Lula: Não. Tenho 3. Eu não tenho um, não tenho um. Aliás, eu vou lhe contar uma coisa, o que é triste nesse governo é que uma coisa, que não tinha há dois anos atrás, começa a ter agora que é, sabe, a marca da corrupção de muita gente no governo. Todo dia sai uma pela imprensa, é uma pena que se demora em apurar nesse país, demora muito para apurar. 

       

      1. Esses petistas são ridículos

        Realmente voce tem razão…”sai na imprensa”….Mas como os donos de jornais combram muito caro por ele, as classes C e D não os leem ( eles são na media 40% de votante), então: 1- Não vai ter muita influencia. 2- Como o projeto do PT e tirar cada vez mais a força dos grandes e distribuir democraticamente, eles estão putos, e ai tudo que for contra o PT vai ser publicado. Mas as mentiras tem pernas curtas. Eles muitas vezes tem que divulgar noticias ruins da oposição, não porque querem, mas porque os proprios leitores e ouvitnes estãi fazendo pressão.

  26. Com as administrações

    Com as administrações petistas, o eleitor passou a ter uma referência, pois é inegável que estas administrações acrescentaram às suas vidas, mesmo àqueles que por alguma patologia odeia o PT.

    O que acontece agora é que estes eleitores, depois de conquistarem, uma casa melhor, uma bicicleta ou moto sei lá, um carrinho, embora queiram mais, sabem que têm algo a perder, e com isto esta eleição será bem menos emocional.

    A DILMA tem um discurso concreto, qual  é o discurso do Aécio ??? Um salário de cem dólares ???

    Além do mais, o Aécio é muito fraco, não conseguirá estabelecer empatia com o povo…quem viver verá.

    O Dudú é um boneco de cera, a imprensa vai derretê-lo.

  27. Muito bem.

    A Dilma está com a faca nos dentes. Ainda a tempo. A oposição não fala mais sozinha, por enquanto eles tem cem por cento dos noticiários, mas na eleição a coisa muda aí vamos vêr. As propostas de Aécio de desemprego, abaixar os salários, enfim as “MEDIDAS IMPOPULARES”, não poderá ser escondida da população. O Eduardo por sua vez está no bolso do mundo financeiro, também não poderá se esconder. Já a Dilma poderá mostrar o PAC e o papel da Petrobras no futuro da nação. 

    1. “MEDIDAS

      “MEDIDAS IMPOPULARES”……..

      Já que é para infantilizar…

      Escovar os dentes é impopular entre as crianças, entendeu.

  28. O problema da oposição é que

    O problema da oposição é que eles querem o poder pelo poder. Não têm competência pra Governar. Está provado. Vejam o fiasco do Governo FHC, do atual Governo de SP, do DEM no Rio Grande do Norte….

  29. Agora eu sei porque

    o PiG e toda sua corja de mafiosos morrem de medo da Dilma. Entre outras coisas que a Dilma vai fazer no seu possível segundo mandato é a implantação do marco regulatório da imprensa e é por isso que a rede de esgoto de televisão (a chefona do crime organizado no Brasil) vai fazer de tudo para atrapalhar a candidatatura da Dilma. Tudo indica que agora o Lula, a Dilma e o PT acordaram para o fato de que o principal inimigo da Brasil é o PiG. Por outro lado eu lamento que eles demoraram muito para acordar e espero que der tempo para agir. 

  30. O atual momento da eleição se

    O atual momento da eleição restringe-se mais ao acomodamento das alianças eleitorais e dos aportes financeiros da Iniciativa Privada.

    DILMA precisa sair da defensiva para manter intacto o seu arco de alianças.

    AÉCIO é incensado pela velha mídia para que se convirjam em sua direção os apoios oposicionistas: político e financeiro.  + alguma dissidência da base aliada.

    EDUARDO e MARINA são aceitos pela velha mídia por três razões:

    1) Tirar votos da DILMA;

    2) Provocar segundo turno;

    3) Ser uma candidatura possível caso a de AÉCIO não emplaque.

    AÉCIO é o candidato das oposições e sempre neste período pré-eleitoral se produzem pesquisas para incentivar e incensar a candidatura das elites, aumentam-se os votos oposicionistas (eles existem de verdade, o SERRA terminou o primeiro turno com 32,,61% dos votos válidos em 2010 – AÉCIO provavelmente chegará perto desse patamar) e cresce assustadoramente a investida negativa da velha mídia sobre o candidato Governista, tentando criar um cenário maior para AÉCIO e menor para o Governo do que é na realidade, e que será reajustado no período da propaganda eleitoral e dos debates.

    Provavelmente, haverá segundo turno. Existe uma propaganda absurda contrária ao Governo, nem é mais Jornalismo, é qualquer outra coisa com nome: faça tudo por AÉCIO e preserve EDUARDO  e MARINA por hora, se precisar detoná-lo, para que seja AÉCIO o candidato do segundo turno X DILMA, na hora certa se faz o ajuste. Como aconteceu com a eleição para Prefeito de São Paulo em 2012 e CELSO RUSSOMANO.

    Próximo do pleito começaram a detoná-lo, porque SERRA sem esse artifício não chegaria no segundo turno.

    Eleição e velha mídia já ficou manjado. 

    Na hora que a população se ver diante do espelho e tiver que se perguntar: afinal o que o AÉCIO tem para me oferecer? E o cara desconversar, a gente já sabe quem vence a eleição. 

    O PSDB tem a velha mídia, mas não tem o voto do eleitor. A velha mídia tem o PSDB mas não pode votar pelo eleitor. O PSDB não tem votos sem a velha mídia. E a velha mídia não pode se candidatar, precisa de uma muleta para se segurar. 

    Depois de mortos e feridos, de reputações e mais reputações detonadas, de muita gritaria e de muitas amizades destruídas, entre nós mortais, a Presidenta DILMA pega a faixa e coloca nela mesma. 

    O modelo de sociedade do PSDB não cola mais. Uma boa conversa com o eleitor e se desmascara as ideias do partido e dos arquitetos da campanha do AÉCIO. 

  31. Rapaz, tive que ler aqui

    Rapaz, tive que ler aqui nesta pasta hoje uma das maiores idiotices que já li neste espaço.

    Cristiana Castro não acredita que alguém possa votar nulo. Cristiana Castro acredita porque acredita que todos, como ela, tem que fazer alguma opção política entre as opções que lhe são oferecidas. E mais, não acredita que alguém possa fazer o discurso da isenção, da não participação nesse circo de horrores, dirigido a medíocres, que é o cenário político-partidário-eleitoral brasileiro.

    Primeiro, Cristiana, dê uma olhada nos números do Brasil, onde o povo é obrigado a comparecer as eleições ou justificar a ausência, a atual presidente foi eleita em segundo-turno com o voto de apenas 40% dos eleitores inscritos. Isso mesmo, é um governo da minoria. A presidente foi eleita com 55mi de votos, mas 30mi não fizeram nem questão de ir às urnas, como eu já faço há muito tempo. Outros 7mi , para não se incomodar com justificativas posteriores até foi às urnas, mas votiou branco ou nulo. E esse números só crescem a cada eleição. Nestas próximas eleições, acreditou eu, chegaremos a casa dos 40mi de presumidos eleitores que se negam a participar deste joguinho político.

    E muitos de nós nos negamos a participar justamente porque, como a senhora citou, porque participar deste circo, deste espetáculo que tem por finalidade ratificar um sistema supostamente democrático, significa ratificá-lo. Seja votando em quem ganha o direito de administrar o orçamento, seja votando em quem o perde. Ambos os votos ratificam o sistema montado e dão legitimidade a ele.

    É por isso, Adriana, que muitos como eu preferem se abster e fazer campanha pela abstenção e contra todos os candidatos que o sistema nos apresenta, porque eles representam apenas um sistema viciado porém multifacetado.

    A continuarmos nosso crescimento, chegará o dia em que, por falta natural de sustentabilidade popular, todo estrutura do Estado brasileiro ruirá como um castelo de cartas, que é o que ele é.

    Não, Adriana, nem todos precisam de um líder religioso ou político a quem seguir, como você. Alguns já ultrapassaram esta barreira. Estão acima disso. E muitos nem precisaram ler Nietszche.

     

     

    1. Não prive à oposição do seu talento

      Pachecão, numa boa, eu pensei que você era um opositor que chegou aqui neste blog a provocar e criar polêmica, o qual é muito saudável, mas, sair com essas pérolas escrita acima é demais. Quem fica no muro é tucano mesmo. Com toda essa dedicação e capacidade de encher o saco dos outros, bem que poderia aproveitar o seu tempo em fazer algo útil pelo país onde mora. Sabemos que o seu candidato é tão ruim que é melhor posar de “neutro” nesta disputa (acho até inteligente a sua atitude), mas, pregar pelo voto nulo equivale a querer voltar para a ditadura e o caos.

      A metade do que já escreveu, embora censurável, já o credencia mais do que o Aecim Cunha para ser candidato a presidente deste país. Não prive à oposição do seu talento.

    2. Tomou, troll?

      Quem não participa de Assembleia de Condominio não pode reclamar depois do Sindico. Nem da cor do Prédio.

      Democracia é participação também. Quem não participa legitima o pleito.

      Esta de acordo, Capriles?

      1. Posso sim. Estou com o

        Posso sim. Estou com o condomínio em dia. E com os impostos também. Portanto, posso.

        Mas isso dá bem um noção da sua idéia sobre o que seja uma democracia, ou seja, eleições de representantes como única  forma de participação política.

        Santa mediocridade.

        1. Pachecão e a mediocridade

          A mediocridade do pachecão passou longe. Ela falou de assembleia e ele diz que ela acha que democracia é apenas eleger representante.

          Pachecão não é só analfabeto. É analfabeto político também. vixi.

      1. Sinceridade ? Não esperava

        Sinceridade ? Não esperava que todos entendessem, mas também não esperava que alguém passasse o atestado.

      1. Pois é. E, essa foi a maior

        Pois é. E, essa foi a maior bandeira que o tal movimento deu; ninguém nos representa, vamos votar nulo, vamos acabar com a corrupção MAS, só vamos fazer isso com relação ao PT; aí entregaram os partidos que estavam por trás do movimento. Agora, a culpa é nossa pq fizeram que nem aquele cara que filmou o JD na cela. Filmou todo mundo da comitiva, MENOS ele? Fala sério…

        1. Além de tudo é mentirosa.  Ou

          Além de tudo é mentirosa.  Ou manipuladora.

          O Palácio dos Bandeirantes foi cercado, o Palácio das laranjeiras idem. 

          Ninguém foi as ruas especificamente contra o PT, e sim contra o descaso do Estado e dos políticos.

          E todos os políticos de todos os partidos, enfiaram o rabo entre as pernas. São todos um bando de supérfluos dos quais a sociedade não necessita.

           

          1. Nossa, Pachecão, tô te

            Nossa, Pachecão, tô te achando um pouco nervoso, hoje.  Mas, veja, não é verdade que ” as ruas” não foram seletivas; na verdade, foram absolutamente seletivas, o alvo sempre foi o PT, de preferência o governo federal mas tb os Estados governados por partidos da base aliada. E, é isso que eu não entendo e, talvez vc possa nos explicar, pq razão não admitir que está, sim, a se fazer política tradicional travestida de grande novidade. Será que seria para enganar os incautos? Aí seria a política mais tradicional de todas, né? Só mais uma coisa que pessoas que estão abaixo da média como eu não estão entendendo e, talvez a genialidade nativa, na pessoa de Pachecão, possa esclarecer: Qual é mesmo a proposta, ou melhor, a alternativa para os políticos dos quais a sociedade não necessita (necessitou durante 500 anos até a eleição de Lula e depois entrou em crise de representatividade ) mais? Pachecão, não precisa xingar, nem ofender, basta explicar, ok? Não fica nervoso.

          2. Você está destorcendo os

            Você está distorcendo os fatos para jutificar sua verdade. 

            Todo o movimento começou por São Paulo e o Passe Livre não teve culpa se Haddad e Alckmin, sorridentes posaram para fotos anunciando o aumento das passagens. O movimento cresceu CONTRA a violência da polícia comandada por Alckmin. No Paraná Beto Richa foi execrado publicamente por quem foi às ruas e teve seu Palácio e sua polícia como alvo maior dos protestos.

            Então vamos devagar com essa recriação da história a seu bel prazer. 

          3. Pachecão, eu acho que não te

            Pachecão, eu acho que não te explicaram direito esse negócio; o foco é no eixo RJ/SP e mais especificamente RJ pq querem gerar imagens para fora do Brasil; a ideia é vender a imagem do caos generalizado e colocar isso na conta do governo do Partido dos Trabalhadores. Eu sei que vc sabe que o Brasil não é o primeiro país do mundo a ter que lidar com ” primaveras” e, por alguma razão que desconheço ( vou deixar p/ vc nos explicar ), todas elas ocorrem nos mesmos moldes e, em países não alinhados com interesses estratégicos para os EEUU. Mídia forte em todas as primaveras espalhando as imagens que o pessoal, interno oferece. E aí é aquilo que a gente já sabe e vc que milita há tantos anos, está careca de saber; imagem da Festa da Virgem de Guadalupe no México veiculada como grande evento contra Maduro para a Turquia; Diretas-já, veiculadas na Venezuela como grande protesto contra os Russos na Ucrânia e, por aí vai… Não existe tendência, Pachecão; o que existe é orquestração; sobretudo onde há petróleo, gás, nióbio… ou rota, passagem, escoamento…. 

          4. Apenas uma correção, não eram

            Apenas uma correção, não eram imagens da Virgem de Guadalupe no México, e sim La Divina Pastora em Caracas mesmo. Como pode ver, enganaram até você.

            Mas, dentro de sua lógica que todo o povo de todo o mundo é manipulado, menos os petistas brasileiros, tudo criado pelos EEUU ( sic ), quem diabos criou o Occupy e mandou imagens para o mundo inteiro ?  

            Vale pergunta difícil ???

             

          5. Não vale pergunta difícil não

            Não vale pergunta difícil não pq eu sou devagar, lembra? Mas as imagens que eu recebi no Twitter eram de uma festa no México ( padroeira deles ) não era em Caracas. De qq forma, vou averiguar e, eu não sou blindada, posso ser enganada como qq pessoa. Por isso, qdo tenho alguma dúvida, primeiro, posto a questão no Blog que eu estou frequentando para ouvir o maior número de opiniões e, depois eu levo para as reuniões.

            Agora, bem lembrado o Occupy nos EEUU que revela que tudo é cópia e nada é tendência mas que, na hora do sufoco o pessoal faz uns ajustes. Aqui no Brasil foram copiar o tal do occupy qq coisa, a ponto de uma professora universitária ( veja que nem era um soldado de partido ), querer aproveitar os rolezinho para criar um occupy shopping; caso de vergonha alheia para qq um com dois neurônios mas tudo pela simulação de tendência, né? Mas voltando aos ajustes; nos EEUU um monte de gente presa até hoje, sem direito a advogados, totalmente abafado, portanto. E  aqui? Como ficou aqui a cópia e a tendência? Somos classe média alta, ninguém pode nos tocar, marchamos com a OAB e,na hora que deu ruim, escolhemos dois moleques de perfiferia para puxar cadeia no nosso lugar pq nós somos os grandes revolucionários! Os BB’s de Porto Alegre que entraram por formação de quadrilha com base na Teoria do Domínio do Fato que se explodam pq estão fora do RJ onde faremos nossas imagens para o mundo. Agora manda a pergunta difícil.

          6. Ué, quer pular essa ? 
            Quem

            Ué, quer pular essa ? 

            Quem foi que “inventou” o Occupy Wall Street ? 

          7. Quero pular, não; essa era a

            Quero pular, não; essa era a difícil? Foi a turma que tentou se passar por 99% da população Norte-Americana como os daqui que se pretendem um grupo abssurdamente maior do que são. De qq forma, os daqui querem dizer que vivem numa ditadura, embora façam o que querem sem que ninguém os incomode; já os de lá… se arrebentaram. Pelo menos, vc já admite que é uma imitação e não uma tendência…

          8. Se reresentassem, de fato,

            Se reresentassem, de fato, 99% da população, o resto teria corrido em sua defesa, né? Marketing é muita coisa mas não é tudo… Quem jogou a banana para Daniel Alves para que a campanha já pronta fosse ” startada”? Quem derrubou as torres para justificar a invasão do Iraque? Tantas perguntas, né?

          9. Quem jogou a banana foi David

            Quem jogou a banana foi David Campayo Le, está preso.

            Quem mandou derrubar as torres devem ser os mesmo que redigiram, em inglês, a carta ao povo brasileiro que o Zé Dirceu foi buscar em Washington em junho de 2002.

            Aliás, você que é tão próxima poderia perguntar a ele se a indicação para embaixadora dos USA no Brasil justo no início de 2002 daquela baranga que ele traçou durante a campanha da constituinte em 86 e que carregava o chaveirinho dele, foi simples coincidência.

      2. Chomsky também é tucano.

        Chomsky também é tucano. Sub-comandante Marcos Também. Até o Bakhunin era tucano.

        Que coisa.

        Nas últimas eleições italianas, 30% dos italianos tucanaram.

        O tucanismo, ao contrário do petismo, é um movimento global, cresce na europa a cada eleição.

        Por aqui, ficamos com o lulo-petismo e sua filosofia americano-bushista-cristã maniqueísta:  Se não estão conosco, estão contra nós. E ninguém chega ao pai senão conosco. Quem não quer o céu, que receba o inferno. Não há outra via senão o PT de São Luis Inácio Lula da Silva.

        É muita mediocridade. Inclusive é muita mediocridade achar que o Brasil é tão medíocre que não mereça nada melhor que o PT ou os tucanos.

        Haja paciência.

        1. Na prática tu sifu, como disse o Lula

          Na teoria estás coberto de razão meu chapa, mas na prática, na hora de plotar a equação na lousa, para alguma candidatura melhor do que a da dona Dilma encontrarás um conjunto vazio.

          O problema é que só tem candidatura de farizeu. Não sacastes ainda ou fazes parte da curriola? Pois como dizia o filósofo Bezerra da Silva – Segritares pega ladrão não fica um meu irmão.

          Donde, é Dilma na Cabeça e Lula no coração.

          1. Eu mifu, não. Muito pelo

            Eu mifu, não. Muito pelo contrário.  Heheheeheh

            Você não sabe o quanto é bom, para quem já militou bastante na juventude por esses canalhas, ter tomado consciência e estar hoje na arquibancada.

            Façam o que fizerem, ganhe quem ganhar, o que valerá para mim valerá para todos os outros, já que não sou da elite ( a política ), que é a única que ganha com essas briguinhas idiotas por orçamentos a administrar.

            Minha situação sempre foi a mesma, mudou muito pouco, seja com qualquer um que esteja administrando os orçamentos. Aliás, só a minha não, do mais rico ao mais miserável todos continuam na mesma. Alguns casos pontuais aqui ou ali, mas nada além disso.

            E ainda consigo dar boas risadas com a plebe aqui se debatendo nesse maniqueísmo medíocre, o meu candidato é o salvador que os levará ao céu, o deles é o capeta que os levará ao inferno. Heheheh. Quanta mediocridade.

             

          2. niilismo de shopping.

            Deixa eu ver se entendi:

            Você deseja debater política em um campo que fuja a dicotomia PT X PSDB, mas carrega para dentro deste debate suas frustrações pretéritas de militância, misturando com uma dose cavalar de anti-política e anti-partidarismo, pretendendo impor uma lógica ou realidade que só existe na sua cabeça?

            Não parece mais que você está aqui para convencer a si mesmo que está certo?

            Para mim é o que parece.

            Tudo bem, blog também é terapia, fique à vontade.

          3. Não existe nenhuma dose

            Não existe nenhuma dose cavalar de anti-política e anti-partidarismo em minhas opiniões. Gosto de política, no sentido mais amplo do termo, e até considero os partidos necessários e aceitáveis. Mas não os vejo como sendo o único caminho para se fazer política e democracia. Muito menos nos moldes que estão colocados no Brasil.

            Só para dar um exemplo de como é anti-democrático em nosso sistema representativo, basta que analisemos a comunhão não casual entre o Artigo 14 Parágrafo I Inciso I da constituição e do Artigo 17 Inciso I. Juntos, eles tornam o voto obrigatório e apenas em partidos que tenham caráter nacional. Pronto, a tal da democracia já foi pro espaço e trasnformou-se num joguinho entre uma pequena elite política e seus financiadores.

            Se você não consegue imaginar nada para além disso que está aí, que posso eu fazer, não é mesmo ?

             

        2. Chomsky também é tucano.

          Atualmente, quase  tudo circunda a circunstância do politicamente correto. Aqui, tal qual os demais blogs, é um espaço democrático, mas há determinados indivíduos que se acham acima do bem e do mal, ou seja, são todos aqueles que cerceiam a espontaneidade daqueles que se prestam a opinar sobre os temas na berlinda. Àqueles que se consideram os donos da verdade, afastem-se desse “cálice” e vão procurar um posto de chefe-da-casa civil de algum mandatário ou passar as belas tardes do Outono nas bibliotecas e similares. Toda unanimidade é burra, como já o disse o saudoso Nélson Rodrigues, por sinal tricolor das Laranjeiras. O resto é perfumaria.-

          1. Muito boa sua colocação.
            Aqui

            Muito boa sua colocação.

            Aqui parece que só há espaço para o petismo e o anti-petismo. Quaisquer posições fora desse escopo, serão tratadas com anti-petismo. 

    3. Oi Pachecão! Tudo bem? Tb te

      Oi Pachecão! Tudo bem? Tb te amo! Olha só, a turma que PREGA o voto nulo, TEM PARTIDO e TEM CANDIDATO; o pessoal que não vota nas eleições, anula, não quer saber, etc… todo o militante conhece bem e não são empenhados em qq campanha; podem até, aderir, eventualmente, se tiverem de bobeira pelas redes mas, geralmente, sequer se manifestam acerca de temas políticos. Portanto, quem está pregando o voto nulo é a tuma que tem partidos mas não tem votos e a ideia é tirar votos dos partidos que tem. Deixe eu esclarecer que não tenho qq probleo com o voto não obrigatório pq para o maior partido de esquerda a América Latina, por acaso, o que está no poder aqui no Brasil, isso traria menos problemas do que para os nanicos. Militante vota de qq jeito e, nesse sentido, o maior partido atrairia mais votos. O que o pessoal da campanha do voto nulo quer é que a mídia comande o espetáculo produzindo ” não votos” para que os nanicos possam impor seus projetos sem debate e sem apoio popular. Mídia e nanicos passam a trabalhar com um universo bem menor.

      1. Tá certo então, não podemos

        Tá certo então, não podemos nos expressar mais. Os nanicos, ou seja, todos aqueles que não concordam com o partido hegemônico ou com o sistema, devem ser calados. Se não estão calados, foram manipulados pela mídia.

        E o Chomsky você matou ali na esquina antes de chegar em casa.

        É muita mediocridade. Haja paciência.

        1. Bem, pelo seu comentário vc

          Bem, pelo seu comentário vc entendeu bem o meu; os partidos nanicos é que estão fazendo campanha pelo voto nulo; ou seja, é uma farsa. Pq um partido faria campanha contra votos e contra partidos sem querer identificar-se como partido? Para não correr o risco de se ver numa campanha completamente hipócrita e sem sentido. Eu sou contra partidos desde que não seja o MEU partido; sou pelo voto NULO para quem vai votar em candidatos que não seja o MEU. Viu como dá pra conversar direitinho?

          1. Não adianta nem tentar

            Não adianta nem tentar discutir. Você está bem abaixo da média.

            Nao tem capacidade de enxergar nada para além da política partidária, e pior, da política partidária brasileira.

            Fazer o que ? Só mais uma vítima da nossa belíssima formação educacional.

            Vai, útil. Vai, instrumento. Faça campanha a favor, faça campanha contra, faça o que quiser da sua vidinha de gado. 

          2. Pachecão, agressivadade

            Pachecão, agressivadade gratuita não é bom; interdita o debate. Vamos seguir… O momento é revelador da fragilidade de nossa democracia; apostar em mais caos ainda é trabalhar contra a democracia que suamos muito para conquistar. Qual o problema que alguns partidos tem de assumir que estão em campanha? Tudo bem, estamos em campanha; tem até candidato que está se escondendo, epserando ver o que vai acontecer, tipo Marina Silva, que se o Eduardo Campos começar a crescer vai querer ser cabeça de chapa e se ele desmoronar vai dizer que foi pq não era ela a cabeça. Isso tudo pq querem sim, fazer a mesma política de sempre, fingindo que estão fazendo outra. 

          3. ao é

            Deixa eu ver se entendi. Você é daquelas que mete o pé na porta e depois que entra e vê um trabuco apontado em sua direção vem com  o papinho: “Peraí pessoal, sem violência” .

            Porque a agressividade começou por você lá no meu primeiro comentário.

            Mas tudo bem, já que tá mais calminha agora, conversemos.

            Eu suei sim. Acredito que suei muito mais que você. Trabalhei muito sem levar nada no final da década de 70, durante os anos 80 e 90. Naquele tempo, para sua ciência, esse discurso dos sem-voto que você arrota hoje, serviria para o PT. Bastaria uma cláusula de barreira que o PT jamais teria saído do ninho. O PT já foi nanico também, e nem os militares, com toda a sua prepotência e autoridade fizeram o que o PT tenta fazer hoje com os pequenos partidos, como aquele projeto de lei que tentaram aprovar calando de vez qualquer nova força política, tendo um alvo claro, a Rede. 

            E não me interessa se você gosta da Marina ou não, porque eu também não gosto. Não é essa a questão. A quatão é que não há hoje no Brasil a menor possibilidade de emergir das forças populares ( e isso não quer dizer que Marina tenha emergido delas ) um movimento como o 5 estrelas na Itália, ou como o Syriza na Grécia, simplesmente porque a elite políticia atual, mancomunada com as forças do judiciário, que no Brasil estranhamente tem poder sobre as eleições e se mistura com ela, está fechada nos mesmos objetivos de manter o sistema tal como está.

            Desculpe, mas não foi por isso aí que eu suei não. Não foi prá ver Lula abraçado com Maluf. Nem prá ver a política sendo feita pela terceira geração das mesmas famílias de 50 anos atrás. 

            E o que mais me causa admiração é que você, defensora do Zé Dirceu, não perceba que ele está preso hoje justamente porque significava o único risco para esse sistema, a que você chama de democracia.

             

          4. O nulo, o muro e o tucano.

            Bem, eu sou capaz de entender sua frustração. Ela é diretamente proporcional a idealização que você tinha da política, e da incompreensão de sua dinâmica, ou seja: De que não é possível manter os mesmos limites para movimentos políticos que tendem a ampliar seu espectro de atuação.

            É duríssimo entender que se a gente não fizer uma lavagem cerebral, ou implantar um regime que traga uma “revolução cultural” (sabemos onde isto dá), boa parte do sistema representativo fica refém das sacanagens que permeiam-no desde a questão do seu financiamento até a hipocrisia transclassista da sociedade (sim, no fundo a maioria silenciosa quer fazer as contas e saber onde ganhará mais, e isto pode ser política social, um advogado para o filho preso, ou um emprego, dependendo da situação).

            Então eu não imagino partidos-altares, nem eleitor-crente.

            Em suma, em 80 e 90 o PT podia fazer um discurso moralista (embora hoje a gente se ressinta de ter sido a UDN de macacão, como dizia Brizola), mas hoje, infelizmente (ou felizmente, eu acho), não dá, até porque pragmaticamente falando, a questão moral não resolve porra nenhuma, e pode unir desde fascistas do ABC até coxinhas da Oscar Freire (é quase tudo igual, só muda o look).

            A questão da barreira é um troço complexo, e novamente entra a questão contexto. Em um momento de redemocratização, onde os movimentos políticos estavam represados, fazia todo sentido permitir a criação de zilhões de partidos.

            Hoje, há uma parcela considerável da sociedade que imagina que este quadro mudou, e esta permissividade acaba por razer obstáculos a representação, na medida que os partidos acabam por se tornar legendas de aluguel.

            Eu não concordo, e tenho inclinação a concordar contigo, pois acho que o problema não é o número de partidos, mas quem banca o sistema, ou seja, quem dá a grana.

            Tolice sua imaginar que com ou sem cláusula de barreira tenhamos movimentos como 5 estrelas ou outro grego que você citou.

            E mesmo que tenhamos, Pepe Grillo foi até o limite de ter que sentar no colo de Berslusconi para formar um governo(por bem, ou por mal, com manda a lei italiana), um tipo bem pior de Maluf, veja só você.

            Defendo o seu direito de pregar voto nulo ou branco. Agora, você não pode é querer nos empulhar a ideia de que faz isto contra tudo e todos…’Cê já ‘tá bem grandinho para saber que não existe este troço de neutro, ou contra-tudo-contra-todos.

            Sua opção é anti-política (parecida com Pepe Grillo), e hoje quem se beneficia da anti-política é o espectro conservador (veja o caso italiano), portanto…

          5. O Chomsky tá mais “grandinho”

            O Chomsky tá mais “grandinho” que eu. 

            Se você se entregou ao pragmatismo político e não acredita em nascimento de novas correntes políticas, só lhe resta esperar a morte.

            Descanse em paz.

             

          6. A Rede, né… um partido como

            A Rede, né… um partido como outro qq, só que não conseguiu assinaturas suficientes; portanto, fora de discussão; até que consigam PSB. Com relação a Maluf, pode não ser seu representante ou o meu  mas foi eleito, e assim como qq grupo, em uma democracia, seus eleeitores, via representação merecem ser ouvidos. Se o seu problema são as alianças, veja que não existe qq possibilidade de governo sem elas; mas para quem já milita há tanto tempo, isso não é uma novidade; basta prestar atenção as alianças que os nanicos andam fazendo com a extrema direita para tentar tomar o lugar do PT como partido de esquerda. Aliás, os nanicos, nasceram de um desejo absoluto de serem reconhecidos como lideranças dentro de partidos maiores; do mesmo jeito que os filiados os eleitores tb não os reconhecem como lideranças e , por isso não decolam. São lideranças, apenas pq fundaram os partidos e não pq tenham qq base de apoio. Mas isso vc tb já deve saber, já que milita há tantos anos e sabe tanta coisa. E, sim, sei muito bem quem é José Dirceu e o que ele representa para o país, para o partido e para os militantes. Mas tb sei o que ele significa para os adversários que se consomem de ódio dentro dos nanicos e do próprio PT pq acreditam que JD é o responsável pela mediocridade deles. Com relação a aliança da elite política ( nanicos junto ) com o Judiciário, eu concordo com vc e o alvo é o PT; portanto não entendi o que vc quis dizer já que essa aliança foi completamente blindada pelas ruas e brindada com o apoio, incondicional ao MPF; cabeça de 12 em cada 10 patranhas do midiático. Vamos conversando e não se preocupe pq eu não sou agressiva, não. Aliás, acho a maior cafonice essa onda de tentar posar de militância aguerrida, gritando, agredindo e xingando os outros. Já tô nesse blog há muito tempo, pode perguntar a qq um aqui se eu sou uma pessoa agressiva. Afrouxa a gravata, companheiro que quem deveria estar estressado ( o pessoal do PT, que é atacado, sistematicamente, por todos os lados ), está sereno.

          7. Ah, eu esqueci, desculpe; o

            Ah, eu esqueci, desculpe; o que acontece na Grécia, na Itália, na Inglaterra ou no Japão, não faz diferença para mim. Não acredito em tendências, principalemente, internacionais. Sempre é a mesma coisa, a gente faz aqui e vcs copiam aí e isso é um imperativo não é uma opção e menos ainda uma ” tendência”. Com a chegada do PT ao Poder, o Brasil desceu desse bonde do que é bom para os EEUU e Europa é bom para o Brasil, ou melhor, é tendência mundial. Além disso, não estou vendo nada de positivo nem na Itália e nem na Grécia para que eu queira copiar.

          8. Desculpe aí, não leve a mal,

            Desculpe aí, não leve a mal, mas nesse nível eu não discuto nada não. 

            Sua idéia fixa de que todos são e estão contra o PT e apenas contra o PT, sendo que o mesmo tem um arco de alianças que vai da extrema-direita medieval representada pelos partidos evangélicos até os comunistas-limonada do PCdoB, denota um certo nível de distúrbio, um certo distanciamento da realidade. Talvez porque seja uma militante profissional e conviva diuturnamente com isso.

            Divirta-se aí com sua políticagem, mas vê se pega um carguinho, pelo menos isso. Ninguém merece trabalhar de graça prá esse pessoal.

             

          9. Ok, respeito a sua decisão de

            Ok, respeito a sua decisão de não querer debater no meu nível. Vou me esforçar para melhorar até estar em condições de fazer um debate de alto nível com vc.  Tô pensando até em ” tirar um curso” .Mas não quero cargo, não. Sou soldado, gosto disso e sei que é onde eu sou melhor; valeu pelo conselho mas, meu lugar é aqui mesmo. No chão, eu posso perturbar muito mais, além de ser muito mais divertido. Retribuindo o conselho, alerto para o fato de estarem tendo que usar os seus melhores ( no caso, vc ) para debater com soldados, que sequer, filiados são ( no caso, eu ). Ou seja, no nosso caso aqui, vc ainda não chegou nem nas bases do PT, ainda tem muito chão… sou simpatizante e comentarista de blog e vc já chutou o balde… assim não pode, assim não dá; é por isso que o PT leva todas…

          10. Bem, se você insiste em não

            Bem, se você insiste em não acreditar que eu estou aqui apenas como um cidadão sem vínculos partidários exercendo minha cidadania, me reservo o direito de também não acreditar que você passa o dia inteiro em blogs de graça, e que é sim uma militante paga pelo seu partido.

            E seu retrospecto é bem mais amplo que o meu.

             

             

          11. Não merece frequentar esse espaço!

            Após esse comentário, transformou-se em medíocre  “Pachequinho” e, não merece de forma alguma, frequentar esse espaço. Acredito que a maioria dos que aqui comparecem terão a mesma opinião. Lamento muito ter que intervir com esse meu comentário. Mas admitir pequenez com pessoas que admiramos, jamais! 

          12. Finge que não viu, Marly; não

            Finge que não viu, Marly; não liga, não… é provocação, pura e simples. Tipo JB no STF, a gente pega só o que interessa, responde e deixa o mico por conta deles. Não vamos deixar barracarem o Blog. Lembra do que o Barroso explicou acerca do deficit civilizatório? Pois é; querem que acreditemos que é uma ” tendência” mas não é. Tentam nos atrair para uma cilada de ódio para depois veicularemr que é um comportamento global, etc… Valeu pela força, bj.

          13. Você responde como respondeu

            Você responde como respondeu lá no primeiro comentário meu, me acusa, e depois posa de coitadinha aqui ?

            É muita cara-de-pau.

          14. Uai, se o comentário está “

            Uai, se o comentário está ” lá” o que nós estamos fazendo ” aqui”? Foi vc que trouxe para cá a resposta que deveria ter dado ” lá”; eu respondo onde me citam. Vc puxou o comentário para tentar deixá-lo solto; o Ivan sacou a manobra e vc ficou no vácuo…. Política, companheiro… Além disso, eu postei esse mesmo comentário no Twitter e no FB; só quem se sentiu ofendido foi vc. Eu não tenho problemas com chiliques, Pachecão, lembre-se que nós estamos brigando com o STF; não vai ser um grupo de simuladores de tendências que vai nos assustar.

          15. Você pode postar no seu

            Você pode postar no seu twitter, no seu fb e na puta que pariu onde onde você escolha quem possa ler e responder.

            Mas se postar como resposta ao meu comentário, como fez, não fica sem resposta.

          16. Eita que coisa feia,

            Eita que coisa feia, Pachecão! Mas a resposta não deveria ter sido dada no lugar do comentário?

      2. Perfeito seu comentário,se as

        Perfeito seu comentário,se as pessoas mais esclarecidas e com mais instrução deste país deixar de votar ele está delegando aos menos esclarecideos e com menor instrução que eleja muitos que aqueles que não votaram repudiam.

        Não dê asas a cobra.

      3. Perfeito seu comentário,se as

        Perfeito seu comentário,se as pessoas mais esclarecidas e com mais instrução deste país deixar de votar ele está delegando aos menos esclarecideos e com menor instrução que eleja muitos que aqueles que não votaram repudiam.

        Não dê asas a cobra.

  32. Dilma sem concorrente

    Acontece que a Dilma não tem nenhum adversário a sua altura. A única que poderia dar um susto na Dilma seria a Marina, mas que estranhamente foi proibida de fundar um partido e se candidatar à presidência.

    1. Proibida de fundar um partido?

      Ela foi incompetente, omissa, ou não queria fundar um partido mesmo (dá trabalho demais).

      Em compensação, o Paulinho “bebum” da Força (novo companheiro de “golo” do Aecim e provavelmente compartilhando as mesmas “aspirações”) montou rapidinho um partido para ele.

    2. OSMARINA

      Você se refere à OSMARINA ITAÚ NATURA?   Aquela de um discurso só?  Muito fraca !  A primeira marolinha aqui no Brasil, ela seria derrubada. Não sabe nadar e não aguenta um vento forte. Cairia com chale e tudo!  Tenha a santa paciência! No máximo, a senhora Osmarina deveria ser uma vereadora. 

    3. Complementando:

      Sou mulher, carioca, honesta e tudo que possuo foi às custas do meu tabalho. Repudio, radicalmente aqueles que não reconhecem quando foram ajudados. Lula a prestigiou e graças a ele,  ela teve visibilidade. Ela atualmente cospe no prato em que comeu, ao falar mal de todos que a projetaram. Detesto traições. Mas, de qualquer forma, sempre a considerei muito fraca, sem garra e o pior, demonstrando sempre falsidade.     

    4. Eh porque “estranhamente”
      Eh porque “estranhamente” tentou o registro de seu novo partido sem as mínimas assinaturas exigidas por lei.

  33. Pelos comentários, estou

    Pelos comentários, estou vendo muita alegria e animação dos simpatizantes do Aécio com essa pesquisa falsa do PSDB/Sensus

    Podem acreditar, vocês estão sendo enganado, estão iludindo vocês.

    O Aécio não ganha em 2014 nem à porrada.

    Convivo aqui na base da pirâmide, classe C,D,E, e por aqui o Aécio não existe, muitos não sabem quem é.

    A coleta de dados dessa pesquisa, deve ter sido feita em um ambiente favorável ao Aécio.

    Imaginem se o ibope fizesse uma pesquisa só nas comunidades carentes, como seria o resultado ?

    Duvido que alguém das classes C,D,E tenha sido entrevistado por esta pesquisa.

    Lembrem-se, sem povão ninguém ganha eleição.

    E outra, a tarefa que considero mais difícil que vocês simpatizantes do Aécio não estão se dando conta.

    Hoje 51% da polação brasileira é composta por negros.

    Todos sabem que é o PSDB é um partido da elite, que entre os seus quadros de verador, dep. estadual, dep. federal, sanador nem pensar, não existe um único negro.

    Comos vocês vão convencer há pouco mais de cinco meses das eleições, que vocês adoram negros, nos amam de paixão, e portanto, todos nós devemos votar em vocês.

    Apesar do FHC ter declarado que tem um “pé na cozinha”, isso não tira do partido o estigma de ser um partido dos brancos, das elites.

    Eu faço campanha no meio negro, que  o PSDB detesta a nossa raça. Eu boto terror, e digo se o PSDB voltar ao poder, filho de preto  e branco pobre não vai mais cursar universidade. Guerra é guerra !

     A tarefa do Aécio para ganhar a próxima eleição é muto difícil.

    Por enquanto só um lado está se colocando e  falando com o apoio do PIG.

    Quando a campanha começar para valer, haverá o contraditório, e todos verão quem é de fato Aécio/PDSB.

    Vocês simpatizantes do Aécio estão sendo enganados “

    Vejam na convenção do PSDB, como os negros estão bem representados.

     

     

     

     

     

    1. Dilma é melhor em tudo do que os outros dois

      Cara gostei do seu comentário porque vivo aqui na base da pirâmide também e o que tenho a dizer é o que você diz ai! Quero apenas completar dizendo que moro em Minas e centenas de cidades mineiras nunca viram o Aécio e aqui em Itajubá é um exemplo, o tempo do Aécio como nosso governador era gasto nas noites cariocas regadas do melhor Wisky fto que muitos comprovam, deixou a irmã ,Andréia governando, enquanto ficava longe de Minas, espero que a Dilma dê o maior baile nele, pois junto com FHC, jogaria tudo que foi feito pelas classes menos favorecidas, no lixo! Por aqui nunca se vê a figura do Aécio no meio do povão, assim com FHC nunca foi visto no meio do povo!!

    2. “Hoje 51% da polação

      “Hoje 51% da polação brasileira é composta por negros.”

      Errado.

      48% pardos e 5% negros.

      “Todos sabem que é o PSDB é um partido da elite, que entre os seus quadros de verador, dep. estadual, dep. federal, sanador nem pensar, não existe um único negro.”

      O PT não esta muito atrás. pouca representatividade.

      “o PSDB detesta a nossa raça. ” que raça, não existe “raça” na espécie humana.

      1. “” que raça, não existe

        “” que raça, não existe “raça” na espécie humana.

        Então porque alguns membros dessa espécie humana, são conseguem emprego nos shopping de luxo, não conseguem moradias nos bairros nobres das grandes capitais, não estão nos centros das decisões do poder.

        Porque membros dessa espécie humana é preferida pela policia para levar dura, ser assassinado, ir em cana, tomar tapa na cara ….

        Já que não existe raça, só espécie humana, coisas como essas não deveriam existir, não é verdade ?

        Diga aí, quantos membros dessa espécie humana você tem como amigo, amigo de fato, de verdade, de confidências, de ir jantar na sua casa,  de casar com sua filha(o) se for o caso.

        Só não vale dizer que o seu porteiro é o seu melhor  amigo, assim como, o pedreiro, motorista, a doméstica, o entregador…

        Tem cometário que dá uma preguiça danada de responder.

  34. É bom avisar aos trolls pagos

    É bom avisar aos trolls pagos que aparecem por aqui em épocas eleitorais de que o psdb não costuma pagar as contas depois da campanha. Peçam pagamento adiantado. Se eles vierem com conversinha de que estão esperando a liberação da droga do helicóptero, cuidado. É bem provável que a droga seja devolvida a quem de direito (se já não o foi), mas isso não significa que vocês irão receber os proventos que tanto fizeram por merecer. 

    1. O fornecedor das drogas para

      O fornecedor das drogas para o PSDB vem de um helicóptero, que o dono é do PDT, que não foi acusado por nada ate agora.

      Falácia do declínio escorregadio. 

      Eu posso usar então. As Farcs apoiam o PT e Dilma, então o PT e a Dilma são traficantes.

       

       Em 15 de setembro de 2005 o governo colombiano pediu a sua deportação a fim de responder por acusação de prática de homicídio com fins terroristas, sequestro extorsivo, terrorismo e outros crimes.1 Logo em seguida comitês pela sua libertação foram lançados em Guarulhos, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Araraquara e Uberlândia. Em 14 de julho de 2006 o Comitê Nacional para Refugiados, em decisão histórica, concedeu o status de refugiado político ao guerrilheiro, embora a Colômbia não seja um estado ditatorial ou de exceção.2 Em 19 de julho de 2006 o governo da Colombia solicitou que o status de refugiado fosse revisto.1 Em março de 2007 o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de extradição de Medina feito pelo governo da Colômbia justificando que o STF nao pode extraditar uma pessoa em condição de refugiado político.

       

  35. …ubiquidade…

    …ubiquidade… (por favor, leitor-filósofo do ggn-nassif, queira ler a crônica marciana nassifista autoexplicativa “Dilma tem o rumo, mas não tem o método”, 25/04/2014).

    Portanto, faz-se necessária correção de rumo na manchete de teor estilístico analítico na chave jornalística da teologia racional:

    “Dilma abandona ubiquidade e cai de cabeça nos livros sagrados de cabeceira do rei-sábio Salomão”

    “Espinosa o apresenta como um sábio, “autor que fala pela virtude da luz natural, cuja sabedoria o fez superior a todos os de sua época e cujas sentenças inspiraram ao povo tanto respeito religioso como as palavras dos profetas. Seus livros sagrados não celebram o dom profético nem a piedade, mas a prudência e a sabedoria. Seus Provérbios falam do intelecto humano como fonte de vida verdadeira e fazem do infortúnio, desatino”.  

    […] 

    Somente Salomão “ensina expressamente que nossa ciência, cuja origem e realização encontram-se em Deus, contém a verdadeira ética e a verdadeira política que dela são deduzidas” e por isso ensina que “quando a ciência entrar em teu coração e a sabedoria te for doce, então, a vigilância (NSA) velará sobre ti e a prudência te guardará”. A felicidade não depende do poder da sorte ou da fortuna caprichosa, mas da virtude interior daquele que é vigilante, ativo e prudente; eis como o sábio ensina a arte de governar ao político.”

    Política em Espinosa. Marilena Chaui. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

     

     

     

     

    1. Ja conhecemos seu golpe,

      Ja conhecemos seu golpe, pilantra.  Voce quer deixar esse comentario no alto da pagina pra “set the tone” no leitor que seu comentario representa os 150 comentarios ate agora.

      Eu nao deixo.

  36. 10 por cento dos comentarios

    10 por cento dos comentarios nessa pagina foram postados por “pachecon”.  Infelizmente, nenhum deles presta, sao todos ralissimas merdas.

     

    Nassif, faca alguma coisa!

  37. tem gente que por cansaço,

    tem gente que por cansaço, ansiedade, amor ao passado, insegurança, incapacidade de pensar se esmera em REPASSAR.

    assim repassam o que é DIVULGADO por quem tem na mão a informação.

    – pra DESMASCARÁ-LOS é só dar uma RÉ pro passado:

    – marcharam pela ditadura;

    -deixaram a globo esconder as diretas já, quando PRESENTES às ruas confrontaMOS “O POVO NÃO É BOBO: ABAIXO A REDE GLOBO”;

    -não se chocaram com GLOBAL acm ministro das comunicações da rede globo;

    – embarcaram com collor + caçador de marajás + veja + EDITORA globo ganhando por desmoralizar lula & brizola

    -mudos (cúmplices!) assistiram fhc comprar a REELEIÇÃO mudando a constituição

    ACOMODADOS depois de tantas vitórias LUCRATIVAS pra minoria & derrotas PENOSAS PARA A MAIORIA

    foram obrigados a engolir as VITÓRIAS ELEITORAIS conseguidas pela PersisTencia da NOSSA MILITÂNCIA…

    mas estão (re)passando mal com depressão a cada novaMENTE perdida eleição…

  38. Tem que mostrar quase tudo
    Tem que cacarejar sem vergonha.Tem que dizer onde estão as escolas técnicas, os hospitais. Tem que mostrar as fotos de hoje, pois a mídia só mostra o que não está funcionando. Tem que mostrar o que os beneficiados do bolsa família estão fazendo, pois só dizem que estão no bar tomando cachaça sem trabalhar. Tem que mostrar como estão as estradas hoje e como estavam em 2002, quando o Lula recebeu o governo do FHC, a herança maldita. Tem que mostrar as obras da transposição do São Francisco – as dificuldades de se fazer uma obra dessa envergadura e o que já está feito. Tem que reprisar a matéria da campanha do Lula no estaleiro de Angra sobre a construção naval e mostrar como está hoje a construção naval no Brasil.Enfim, tem que mostrar quase tudo, pois o DARF quem tem que mostrar é a Globo.

  39. Comentário

    Ela poderia dizer apropriadamente que não foi eleita para  acobertar a roubalheira promovida por seu partido e aliados, nem para fazer doação de dinheiro do povo brasileiro a países governado por ditadores, etc, etc, etc,. Chega de blá, blá, blá. O que ela fez pela infraestrutura do país nesse seu governo medíocre?

    1. Resposta

      Esse seu discurso de tucano está tão ultrapassado. Está com saudades do arrocho salarial dos tucanos é? me fale vc o que FHC fez pelo Brasil além de vender a Vale do Rio Doce por uma ninharia? de privatizar tudo, ganhar por fora pra poder comprar no Congresso a sua reeleição? as carpideriras do PSDB não cansam nunca

    2. Sua cara de pau chega a ser

      Sua cara de pau chega a ser comovente. Ladrão aqui no Brasil tem bico grande. Entregões da pátria. Picaretas. Nunca mais irão voltar ao poder. Não ao fascismo.

    3. em que planeta você vive?
      O

      em que planeta você vive?

      O maior programa de habitação do mundo, aeroportos, portos, hidrelétricas, eólicas, estaleiros, escolas, etc

      sabemos que ainda falta muito, mas não se resolve uma herança maldita de 502 anos em 12,

    4. Eu estou com a estrela Dilma.

       Só quero que me respondam porque não  há  ninguém do mensalão do PSDB    preso.  Se este fato   aconteceu em 1998,   porque  os acusados ainda não estão presos  – e olhe que já se passaram 16 anos. Isso corrobora com a tese   de que o    470  foi um JULGAMENTO  POLÍTICO , ou seja, um  linchamento político contra o  PT.

                        Não sou hipócrita.                           Estou com Dilma!!!!!

  40. apoio

    parabens pelo discurso.

     

    espero que dilma seja forte nesta campanha,acho-a uma mulher poderosa,que passa sua mensagem com força e segurança, pois é isso que nos,brasileiros precisamos ;força.

  41. Este discurso funciona na

    Este discurso funciona na Banânia, país impesteado pela ignorância. Os habitantes da Banânia estão longe da maturidade política. Mas tudo cansa: a esquerdinha de m….. não sabe administrar: o governo do confuso Mantega deixa juros mais altos do que recebeu, inflação represada e um 2015 de chumbo. Quem viver verá. Sorte de quem não mora na Republiqueta. A vcs da America Latina envio o meu sorriso de simpatia e escárnio. Grande Banânia!

  42. Este discurso funciona na

    Este discurso funciona na Banânia, país impesteado pela ignorância. Os habitantes da Banânia estão longe da maturidade política. Mas tudo cansa: a esquerdinha de m….. não sabe administrar: o governo do confuso Mantega deixa juros mais altos do que recebeu, inflação represada e um 2015 de chumbo. Quem viver verá. Sorte de quem não mora na Republiqueta. A vcs da America Latina envio o meu sorriso de simpatia e escárnio. Grande Banânia!

    1. Pelo uso do termo “Banania”
      Pelo uso do termo “Banania” podemos notar que o sujeito eh assiduo leitor da Veja, replicador de posts dos “movimentos contra a corrupção” et caterva.

      Só faltou a máscara de Fawkes como avatar.

  43. DILMA TRIUNFAL !…

    EM DEFESA DO GOVERNO DILMA: OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DESTE ESPAÇO!  

    Fico indignado com tantas críticas injustas que a oposição e a Mídia escrita e falada vem atribuindo ao GOVERNO DILMA, em especial à compra da REFINARIA DE PASADENA (USA). Se fosse este único problema do BRASIL, este País seria um mar de rosas. Desde o seu descobrimento, os CORRÚPTOS praguejam a ECONOMIA DA NAÇÃO.

    D. PEDRO II, era um brasileiro patriótico, que usava até as JÓIAS da COROA para ajudar o BRASIL. Foi expulso só porque era Filho da REALEZA!!!

    No Século passado, CICLO DA BORRACHA, quase perdemos a AMAZÔNIA, sorte que o GRINGO arrependeu-se e devolveu ao GOVERNO BRASILEIRO pedindo em troca apenas, indenização do seu prejuizo  !!!

    Nos anos 70, O GOVERNO FEDERAL, construia a TRANSAMAZÔNICA e a USINA DE ITAIPÚ, que eram uma aberração! Hoje, o BRASIL compra ENERGIA ELÉTRICA do PARAGUAY, porque metade da USINA é deles,  era impensável para IMPRENSA protestar na época. Pois, corria o RISCO de fechamento definitivo!!! Final deste GOVERNO início da Década de 80, houve escândalo da Mandioca, dinheiro desviado do prantio da Mandioca. Por fim, no GOVERNO SARNEY, o empréstimo compusório da GASOLINA até hoje não fomos ressarcidos!!!

    No GOVERNO COLLOR, o confisco da POUPANÇA,  que prejudicou muita gente e até hoje ficou com prejuizo!!!

    E NO GOVERNO FHC:  Este é pior ainda, venda da VALE, ajuda do PROER que sumuiram com as falências do BANCO SANTOS, BANCO RURAL e BAMERINDUS. Então em São Paulo: Venda do BANESPA, NOSSA CAIXA, VASP e ETC. CADÊ A  MONTANHA DESTE DINHEIRÃO TODO ????

    O PT é o melhor Partido do BRASIL, porque, ele dá cara para bater, cortando na própria carne, no que tanje a CORRUPÇÃO !!!

     

     

    1. Mil estrelinhas!

      Permita-me lhe conferir 1000 estrelinhas!  Elucida muitas mazelas de um passado recentíssimo! Refresca a cabeça daqueles que esquecem rápido!

    2. Mil estrelinhas!

      Permita-me lhe conferir 1000 estrelinhas!  Elucida muitas mazelas de um passado recentíssimo! Refresca a cabeça daqueles que esquecem rápido!

    3. O que não falta é gente para

      O que não falta é gente para defender o governo.

      O que  falta  e  quem vai defender o povo do governo.

      “cortando na própria carne, no que tanje a CORRUPÇÃO”

      O PT ate hoje expulsou permanentemente apenas quem é contra o aborto, e a favor da vida.  (Deputados federais Luiz Bassuma, e Henrique Afonso). 

      O PT coaduna com  a corrupção para se manter no poder a qualquer custo.

      “Eu me sinto honrado por ter sido suspenso pelo PT por ter defendido a vida”

      Por Marcelo de Moraes, no Estadão:
      Em setembro do ano passado, o deputado federal Luiz Bassuma teve suspensos seus direitos partidários dentro do PT pelo prazo de um ano por decisão da direção nacional da legenda. O motivo: era contra a orientação do partido a favor da legalização do aborto. Integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, Bassuma preferiu pedir sua desfiliação do PT, entrando no PV de Marina Silva e disputando o governo da Bahia pelo partido. Agora, com a questão da legalização do aborto tirando votos da candidata Dilma Rousseff, Bassuma critica o que considera mudança de opinião da petista em relação ao assunto. “Acho que vai piorar a situação dela se mentir sobre o aborto por razões eleitoreiras. Vai ser um tiro no próprio pé”, afirma.

      O senhor foi punido pelo PT por ser contra a legalização do aborto. Agora, esse tema passou a ser um dos principais problemas da campanha presidencial de Dilma Rousseff e o PT se esforça para dizer que não defende a proposta. Qual é a sua avaliação sobre isso?
      Ninguém pode apagar a história. Fui punido com um ano de suspensão pelo PT apenas por querer continuar a favor de uma ideia que sempre defendi. Não queria que ninguém pensasse igual a mim. Só queria que o partido respeitasse meu direito de ter opinião diferente.

      O senhor acha que o PT agiu errado com o senhor?
      Cumpri quatro mandatos pelo PT e um dos motivos que me fizeram ser filiado ao partido era justamente o artigo interno que permitia aos integrantes terem direito à liberdade de opinião, de religião, de pensamento. Comigo não valeu.

      O senhor acha que há setores do partido que realmente são contra o aborto?
      É possível. Mas fui punido quase por unanimidade pela direção do partido por ser contra a proposta. Dilma era a ministra chefe da Casa Civil na ocasião. Durante a análise do meu caso, o PT deixou claro que é a favor da legalização e não concordo.

       

       

      1. Justa Causa

        “Só queria que o partido respeitasse meu direito de ter opinião diferente”

        Franco atirador tem opinião diferente. Faça então o seu próprio partido.

        Monotemático quer o partido inteiro para a sua única especial causa.

        Agora, numa democracia, o político entra ao partido para somar e dar força ao pensamento coletivo, que gravita em torno de maiorias às vezes incompletas, mas nem por isso menos representativas.

        Isso é discutido dentro do PT, que até correntes diferentes possui no seu seio, sendo a dos Deputados citados mais uma opinião divergente.

        Foi punido por votar contra a indicação do partido, por indisciplina. Justa causa para mim e muito bem feito!

    1. São 20 mil

      No Brasil, são 20 mil mais ricos, que possuem 520 bilhões de dólares depositados fora do país.

      Nem Lula nem FHC passam perto dessa lista, que a rigor são os que realmente mandam no Brasil, desde fora, com Green Card.

  44. Enfim o enfrentamento

    Finalmente Dilma saiu da toca. Ficou 4 anos tomando porrada de todo mundo. Começou na campanha de 2010 e vai continuar.

    Não enfrentou a mídia, não enfrentou a oposição. Por um instante pareceu perseguir funcionários públicos. Aprendeu muito pouco com o Lula, infelizmente.

    Vamos votar em vocë, Dilma, mas fique sabendo que muita coisa tem de mudar. E não é na condução da política econômica guiada pelo Itaú e pelo Bradesco.

    Espero que não tenha sido muito tarde.

    1. Meu amigo, o que mais me

      Meu amigo, o que mais me envergonha neste pais, fora as roubalheiras, a impunidade, a corrupção, é ver a total falta de informação e burrice do eleitorado brasileiro. Voce sabia que votando ou não nela, ela sera eleita? Sabe por que , meu informado senhor? Nossa querida e amada Urna Eletronica,não passa de uma enorme FRAUDE

      1. Bem parça, partindo desse

        Bem parça, partindo desse pressuposto, então as urnas eletrônicas de SP são todas fraudadas, né???

        Afinal, 20 anos de PSDB é bastante suspeito, não é?

      2. Prove. Elegeu diversos

        Prove. Elegeu diversos políticos de diferentes partidos, como pode ser fraude? Em pleno século XXI inde temos mais celulares do que pessoas um método eletrônico de votação não pode existir? São por causa de pessoas desinformadas e caluniosas como você que há tanta desinformação no Brasil. Procure e argumente, prove o que acusa senhor. 

      3. Prove. Elegeu diversos

        Prove. Elegeu diversos políticos de diferentes partidos, como pode ser fraude? Em pleno século XXI inde temos mais celulares do que pessoas um método eletrônico de votação não pode existir? São por causa de pessoas desinformadas e caluniosas como você que há tanta desinformação no Brasil. Procure e argumente, prove o que acusa senhor. 

  45. Além de nós

    Nós sabemos quem é Dilma, nós conhecemos Dilma e nós confiamos em Dilma, confiamos em seu programa de governo e em sua firme determinação de cumpri-lo até o final do seu mandato. Porém, tanto a sua equipe de governo quanto a sua equipe de campanha precisa fazer com que a sua voz, as suas realizações e os seus futuros feitos vá além de nós, vá além dos nossos ouvidos, além dos simpatizantes de Lula, Dilma e PT, vá além das fronteiras do país. É preciso urgentemente que essa voz e essas reais boas notícias cheguem ao conhecimento do povão e não dos ricos e privilegiados, e não das requintadas redações das mídias que distorcem e editam notícias para desinformar a população e não aos governos arrogantes e imperialistas dos países ricos, que só tem olhos para nossas riquezas e nossa força de trabalho. Faz-se necessário que a prioridade da prestação de contas do governo Dilma, das notícias satisfatórias e esperançosas sejam dirigidas para a classe pobre, humilde e trabalhadora. É fundamental, que essas informações premiem  os beneficiários dessa nova era de inclusão social, que envolve milhões de brasileiros e brasileiras, que já não estão mais desassistidas, que conquistaram o acesso e a oportunidade para se desenvolverem social, cultural e profissionalmente. É preciso levar essas boas novas aos povos do MERCOSUL, dos povos Africanos, dos povos Orientais, aos parceiros do BRICS e alguns parceiros do primeiro mundo, que tem compromisso de respeito, de lealdade, de igualdade e de cooperação para o desenvolvimento dos povos amigos com ética e amizade verdadeira. Fazer ecoar a voz do desenvolvimento solidário entre nação, governo e população para fortalecer ainda mais essa poderosa aliança, que já permitiu três vitórias presidenciais ao PT e outras tão importantes quanto. Esse tesouro precioso está sendo ambicionado pelas forças mercenárias e totalitárias desse país e para combatê-la, o poder da voz e das imagens, que comprovam as realizações executadas, tem que ser usado maciçamente para desmentir as inverdades, para desarmar os golpes baixos e as tentativas de desestabilização, que os velhos e inescrupulosos núcleos conservadoristas e rentistas lançam contra o governo.

  46. Dilma tem que falar todos os dias. Mas onde?

    Se Dilma deixar, oposição surfará em horário eleitoral exclusivo até agosto


    Aos poucos, vai ficando claro por que a entrevista do ex-presidente Lula a blogueiros, no início do mês passado, provocou tanta comoção nos grandes meios de comunicação – Globo à frente. Sem essa entrevista, muito provavelmente a presidente Dilma não teria tomado as iniciativas que vem tomando no sentido de reagir ao bombardeio midiático.

    O endurecimento do discurso da presidente – e, com sua anuência, de membros de seu governo, sobretudo de seus ministros – contra a oposição e seus candidatos à Presidência decorreu, claro, de números desfavoráveis apurados em pesquisas obscuras que, para quem as acompanha, sabe que forçaram a mão a favor da oposição ou contra a situação. Mas, em grande medida, decorreu também – e principalmente – da senha dada por Lula.

    Dilma engajou-se na administração do país em 1º de janeiro de 2011 e acabou esquecendo do resto. Esqueceu-se de como a política pode ser eficiente em distorcer a realidade.

    A presidente achou que a manutenção do bem-estar dos brasileiros em meio a uma hecatombe econômica mundial seria suficiente para mantê-la politicamente forte, mas deixou de contar com um fato: manter o bem-estar não significa aumentá-lo.

    Como aumentar significativamente a qualidade de vida no país seria praticamente impossível em um momento em que o mundo se debate em desemprego e recessão no âmbito da maior crise econômica mundial da história, a falta da continuidade da melhora dessa qualidade de vida seria explorada politicamente com grande eficiência devido ao fato de a oposição dispor de máquina propagandística tão avassaladora quanto é a grande mídia.

    Dilma acreditou no poder da realidade contra o poder da comunicação, a qual, ao longo de seu governo, relegou a segundo plano, dispondo-se, inclusive, a repetir os chavões dos grandes impérios de mídia com os quais respondem aos questionamentos sobre a absurda concentração de propriedade desses meios que vige no Brasil.

    Dilma adotou a tese midiática do “controle remoto” como que fazendo uma oferta de paz àqueles impérios de comunicação. Algo como “Deixem-me governar que não incomodo vossos oligopólios, com os quais vêm enriquecendo tanto”. A presidente não entendera, pois, que a mídia não quer apenas ganhar dinheiro, mas também governar o país…

    Por “controle remoto”.

    Sem estratégia de comunicação, fazendo ar blasé para ataques reiterados dos adversários na mídia, acreditando que o massacre dos petistas condenados no julgamento do mensalão não a afetaria apesar de esses ataques criminalizarem o PT, partido ao qual a presidente é filiada, ela se manteve ocupada, “apenas”, em impedir que a sociedade sentisse os efeitos da crise internacional.

    E conseguiu. Dilma conseguiu manter o país a salvo da crise. A vida dos brasileiros não só não piorou como ainda melhorou um pouco, ainda que bem menos do que durante a era Lula, que só viveu dois anos de uma crise que já dura quase seis.

    Mas o que aconteceria se os brasileiros não soubessem a gravidade da crise econômica internacional? E se ela fosse tratada pelos meios de informação disponíveis aos brasileiros como “nada demais”, como um fato incapaz de justificar que o ritmo da melhora da qualidade de vida no país tenha diminuído?

    Foi o que aconteceu. Vermos as críticas que temos visto tanto na grande mídia quanto nas ruas do país a uma política econômica que impediu que fôssemos contaminados pelo desemprego e pela queda da renda que se espalharam pelo planeta, chega a ser surreal.

    Quando falam da inflação, parece que estamos no fim do governo Sarney, do governo Collor ou no fim do governo FHC, quando a inflação de dois dígitos deixava os salários e a renda das famílias na poeira. Nem parece que por mais de uma década seguida o Brasil mantém a inflação dentro da meta do Banco Central e que os salários têm dado um baile na inflação.

    Nem parece, aliás, que há hoje no país uma empregabilidade altíssima inclusive para grande parte da mão-de-obra não especializada e que os salários estejam em níveis jamais imaginados ao longo das duas décadas anteriores à chegada do PT ao Poder.

    Alguns dirão que Dilma acordou tarde demais e que já não haverá tempo para reagir, mas tal premissa não passa de desconhecimento da realidade do país, não passa de uma premissa fundada em torcida ou pessimismo exagerado.

    A eleição presidencial de 2014 mais uma vez irá contrapor realidade e fantasia – ou realidade e efeitos especiais. O que vivenciamos de concreto hoje no país é uma coisa, o que a máquina propagandística de oposição está enfiando em algumas cabeças, é outra.

    Ora, basta fazer o cidadão olhar ao seu redor, usar a memória para lembrar o passado e decidir se quer arriscar o que tem.

    A máquina propagandística da oposição está vendendo um “Viaduto do Chá” aos brasileiros, acenando com melhoras que não virão e que, pelo contrário, em vez de melhoras serão pioras, pois quem acompanha a política conhece muito bem as plataformas de Aécio Neves e Eduardo Campos vendidas ao grande empresariado, de impor “medidas amargas” à ralé.

    O fato é que o horário eleitoral na televisão e no rádio com o qual o PT e sua candidata esperam fazer os brasileiros pensarem, só começa daqui a mais de 90 dias. Até lá, o governo, sua titular, o partido dela e os aliados estarão literalmente amordaçados nos meios eletrônicos, enquanto que a oposição terá uma mídia que faz a sua vez nesses meios todo dia, de segunda a segunda.

    A realidade hoje é que enquanto Dilma apanha todo dia nas tevês, nos jornais expostos em cada esquina e nas rádios, meios nos quais a grande massa se informa, a oposição aparece de forma heroica enfrentando “o poder”, inclusive reclamando de estar sendo prejudicada pela “máquina estatal” nas mãos dos adversários.

    Na comunicação de massas, porém, só Dilma apanha. A economia estaria em frangalhos, a Petrobrás teria sido falida, a corrupção teria explodido e todos os problemas que são de responsabilidade de Estados e municípios, grande parte dos quais são administrados pela oposição, tornam-se responsabilidade da presidente da República.

    Enquanto isso, alguém se lembra de uma única reportagem negativa para Aécio Neves ou Eduardo Campos? Até surgiram episodicamente na mídia, há vários meses, algumas denúncias contra o PSDB de São Paulo, como no caso dos trens superfaturados de Alckmin e Serra, mas Aécio e Eduardo são mantidos intocados e só aparecem no ataque, repetindo o que diz o noticiário.

    Eis por que o recente pronunciamento de Dilma em cadeia de rádio e tevê deixou a mídia e a oposição de cabelo em pé. A presidente fez a única coisa que não pode fazer para que os planos dos adversários deem certo: deu a sua versão contra a versão esmagadora do noticiário.

    Ora, censura só funciona se for para valer e a oposição midiática depende de Dilma continuar calada para poder fazer prevalecer sua versão da realidade, impedindo os brasileiros de refletirem sobre o que têm e o que estarão colocando em jogo em outubro próximo.

    Desse modo, se Dilma não continuar falando – e muito – terá dois meses de exposição na tevê e no rádio para convidar o país a refletir, enquanto que a oposição, só neste ano, terá tido OITO meses. A oposição, assim, terá desfrutado de um horário eleitoral exclusivo na mídia eletrônica que terá sido quatro vezes maior do que o que terá tido a situação.

    Em condições tão desiguais, a disputa ficará difícil para Dilma. A menos que ela continue falando, pois só a sua voz tem peso suficiente para não poder ser ignorada ou escondida. E mesmo que a cada fala sobrevenham os ataques, a militância terá argumentos e não vai dar para simplesmente tapar os ouvidos e não ouvir o que o outro lado tem a dizer.

    Eis, portanto, a contribuição deste blog aos estrategistas da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

     

  47. A mídia de hoje me envergonha!!!

    Incrível!! como eles querem liberdade de imprensa sendo o que eles publicam é tendenciosa.

    O povo tem que parar de olhar a capa de jornal e aprofundar na leitura, fazendo uma linha do tempo.

    Simplesmente o que a Dilma falou é pura verdade!!

    Luis Nassif sempre te admirei, enfim encontrei você aqui nesta página!! Parabéns!!!

     

    Quem não conhece Eduardo Campos, faz uma viagem à Pernambuco e Alagoas, logo vai ser constatado que o dinheiro federal foi bem aplicado nas Rodovias federais que cortam o estado de AL e o do PE, pra onde foi o dinheiro??

    Chega de leitura tendenciosa!! Ainda bem que Deus me deu Discernimento para Distinguir qualquer inverdade.

     

    obrigado.

    1. “Chega de leitura

      Chega de leitura tendenciosa!! Ainda bem que Deus me deu Discernimento para Distinguir qualquer inverdade.

      Nenhum esquerdista pode falar esta frase, pelo me nos honestamente.

      1. Opinião que prova a sua desonestidade

        “Ainda bem que Deus me deu Discernimento para Distinguir qualquer inverdade.”

        Brasil está ainda muito atrasado na educação do seu povo, por motivos centenários. O PIG aproveita esta falta de preparo do povo para semear inverdades.

        O pior de tudo é gente como você, que tem educação suficiente para discernir, mas pouquíssima moral para assumir a correta interpretação dos fatos. Gente muito educada como você, que consegue discernir corretamente (graças a Deus) em relação às inverdades, e mesmo assim é tolerante e cúmplice, é prova irrefutável de desonestidade.

         

    2. Notícias Espertas

      Quando cai o preço da dúzia de ovos entrevistam um pequeno produtor. Quando sobe levemente o preço, correm para entrevistar uma dona de casa em supermercado.

      1. A mentira tem pernas

        A mentira tem pernas curtas… E a ilusão apenas abafa a verdade, não faz a mentira virar verdade…

         

      2. A mentira tem pernas

        A mentira tem pernas curtas… E a ilusão apenas abafa a verdade, não faz a mentira virar verdade…

         

  48. Santa arrogância, batman.

    Então será que nós é que sabemos o “tempo” político da presidenta, primeira mulher eleita para o cargo no Brasil, saída dos porões da ditadura, e herdeira política do maior mito brasileiro, Lula?

    Pode ser. Mas como chamar uma mulher deste naipe de ambígua?

    Poderemos, no campo da pseudociência da palpitologia, dizer que ela escolhe mal os seus momentos, ou suas táticas. Como eu disse, palpites.

    Mas chamar-lhe de ambígua?

    Quando Dilma foi ambígua?

    Será que ela deveria descer de sua autoridade presidencial para bater boca com as lavadeiras da oposição?

    Claro que não. No jogo democrático e institucional moderno é o partido que corre para funcionar como peão da Dama. O PT tem feito mal este jogo? Esta é outra história.

    Mas Dilma não pode bater boca com aécios, eduardos, marinas e quetais inferiores, pois quem são? Nada, a não ser apsirantes de algo.

    Cabe a oposição,. turbinada pelos cretinos da mídia, cacarejarem o fim do mundo. 

    É o bom e velho os cães ladram e a caravana passa.

    O tempo de Dilma é este: fez um governo que mesclou controle das políticas econômicas e com resultados dignos de nota, dada a conjuntura, e ampliou todas as conquistas que recebeu de seu antecessor.

    Agora é hora de colher.

     

    1. Mas oxiii, era isso que eu

      Mas oxiii, era isso que eu tava tentando explicar ao Pachecão; que bom que vc postou. Até comer as nossas bandeiras, eles comeram, não foi aliança? Bateram na gente e tudo….  Mulher, criança, velho….Mas Pachecão diz que não…

      1. Definitivamente, você sofre

        Definitivamente, você sofre de síndrome de coitadismo ( nada a ver com coito ).

        Bateram n’ocês foi ? Só porque quiseram tomar o movimento deles de assalto ? Ah, coitada !

        1. Em mim não pq eu corro muito

          Em mim não pq eu corro muito mas, estávamos com uma criança de 12 e uma adolescente de 15 e mais duas senhoras com mais de 60… Nossa, vcs são muito corajosos, mesmo!

          1. Eu não que eu não tava lá,

            Eu não que eu não tava lá, kkkkkkk

            Mas levar criança como escudo é foda, hein, fala sério aê ?

            Botaram uma camisetinha do PT nela prá gerar “um fato” ?

            Porque não foram de boa, sem bandeira ? Ah, sei, se não tiver com abndeira os “cara” não paga a gente.

             

          2. Bem, na verdade a criança não

            Bem, na verdade a criança não era minha mas, e se fosse?  Vivemos num país onde um grupo entende que pode atacar os que pensam diferente? A quem esse grupo serve?

          3. É, vivemos num país onde o

            É, vivemos num país onde o direito de um vai até onde começa o direito do outro.

            Vocês não foram lá prá trocar figurinhas com eles, não é verdade ? 

            Foram com um objetivo,  acabar com a manifestação deles, numa clara atitude de provocação, pois já era notório que o movimento era apartidário.

            Mas levar criança como escudo, isso é imperdoável. Bem, mas esse negócio de militância paga sempre dá em m*, os caras são sem-noção. 

            Botaram prá correr foi ? KKKKKKKKK

          4. Cristiana, vc está alimentando o troll…

            Seu direito, claro, mas acho que você devia repensar. Às vezes é preciso responder, desfazendo mentiras, por causa dos outros leitores. Mas ficar de discussao meio pessoal com eles só os alimenta. Pense nisso. 

          5. Eu tb às vezes fico indignada demais e respondo. Mas nao é bom.

            E nao sao necessárias desculpas, a intençao nao foi a de te criticar, apenas a de dar um toque. 

          6. Aqui só aceitam profissionais

            Aqui só aceitam profissionais de blog ?

            KKKKK

            Vocês são ridículas.

          7. “Aqui só aceitam

            “Aqui só aceitam profissionais de blog ?”

            Não só governistas.

            Para os outros é “circulo do silêncio”.

             

    2. A realidade verdadeira, não a

      A realidade verdadeira, não a da mídia mistificadora, é a de que povo foi pra rua sim… Não exatamente contra o governo, mas contra um sistema que ainda o oprime… O povo quer mais (e melhor) saúde, educação, qualidade de vida… E está certíssimo… Luta legítima, justa…

      O que o povo não vai querer é o retorno de certo tipo de oposição pró-mercado, privatista e lesa-pátria… De certo tipo de oposição que quase quebrou o país… Que deixou a inflação nos dois digitos… Que tentou privatizar a “Petrobrax” a preço de banana… Que arrochou salários… Que não cuidou de ampliar emprego e renda… Que não construiu nenhuma nova universidade ou  escola técnica… Que não interiorizou o ensino… Que não colocou jovens pobres e negros em universidades… Que não ampliou o consumo… Que não valorizou o trabalho (chamando e tratando aposentados como “vagabundos”)… Que deixou juros estratosféricos e fez a festa do rentismo… Que não cumpriu as metas inflacionárias (draconianas) dela mesmo… Que se ajoelhava ao FMI… Que tirava sapatos para as autoridades do império do Norte e ampliava nosso complexo de “vira-latas” e de subserviência… Desse pessoal o povo não sente falta… E não será com pesquisas manipuladas e malandras, facilmente desmascaráveis, que enganarão o povo…

      Sabemos que pobres incluídos ao mercado consumidor, entupindo shoppings e aeroportos, onde antes só podiam entrar como visitantes indesejados ou como serviçais, incomodam… Mas certa oposição e as elites (da casa grande) a quem servem terão que engolilos… Voltar à escravidão e à senzala jamais…

    3. Não contra o Governo

      Dilma não apenas recebeu representantes dos manifestantes no Planalto, mas, graças à força daquelas reivindicações, de encontro com as ideias progressistas do Governo, Dilma conseguiu fazer aprovar o dinheiro do Pré-sal para a educação e, ainda, aprovar o projeto Mais Médicos. Assim como outros assuntos de mobilidade urbana. Faltou apenas a reforma política que espero venha logo.

  49. Rouco de tanto ouvir
    De fato, belas palavras. Cito um dos trechos “brilhantes”:Eu não fui eleita para vender ou mudar o nome da Petrobras e entregar o Pré-sal!Só mesmo o PSDB seria capaz de privatizar o pré-sal e vender o campo de Libra.Opa, peraí…

    1. O Discurso de Dilma, sua voz dá os primeiros tons à campanha.

      Doney, se, eventualmnete,  trocassemos por Donen, nos remeteríamos , de imediato, ao nome do diretor de um dos maiores sucessos do cinema, musical de grandeza ímpar, com Gene Kelly,  sapateando como nunca,  traduzido para nós como ” Cantando na chuva ” ou, se sua postura é a de um colonizado, de um sabujo  e  submisso, preferindo , o uso da língua dos insuperáveis trapaçeiros Yankees do Tea Party,  do inescrupuloso G.W.BUSH, poderá grafar como ” Singing in the Rain “.  Sua verve irônica, caro HETERODOXO Donen, é própria e similar à dos golpistas, daquilo que restou do trabalho profilático e sinistro, do pestilento Toninho Malvadeza, quando,  então,  à época, ministro das comunicações,  do bedel da didatura, cujo nome nem é dele,  alcunhado José do Ribamar do Sarney, mas, dizia, eu,  o Malvadeza configurou esta formatação atual de somente 05 medias impressas e uma TV, cuja audiência, entra em parafuso a cada momento, sendo, no entanto,  o que restou sob o controle manipulador e deformador da informação, por, apenas, e, tão somente, seis famiglias, assim mesmo, grafia em italiano, como sicilianas ou napolitanas ou, ainda calabresas, todas a cumprir o ritual da inescrupulosa ação mafiosa, de distorcer omitir, enconbrir, trapaçear, manipular e, descaradamente plantar factóides ridículos e de péssimo gosto, além de mal elaborados, em função da precaríssima formação intelectual dos atores tartufos, a lhes venderem o que resta de suas almas, como bem o narrou, Joseph Wolfgang Göethe, em seu épico ” O Fausto “.  Espero, que voce, HETERODOXO,  se debruçe sobre essa obra prima,  pois lhe será de grande valia, a evitar, pelo menos, ademais de ilustrá-lo mais acuradamente, com que tropeçes publicamente, a exprimir asneiras e imbecilidades, que, em nada acrescentam ao debate. Calçe, caro Doney, o HETERODOXO, portanto maleável e volátil, sujeito às tentações NEOLIBERAIS, as sandálias da humildade, de nosso dramaturgo mor, o anjo pornográfico, Nelson Rodrigues, o que, no mínimo aliviará o peso de sua consciência.  Seu,  OPA,  peraí… ,  além de cinismo irrelevante e despropositado, por revelar ignorar a diferença entre conceder, de concessão a título precário, como reza a lei,  e privatizar, desnuda uma ardilosa, patética e dolosa postura, pois, quem privatizou, como seu Príncipe dos Sociólogos, chamavam-no assim antes, transmutado, após, em Príncipe da Privataria, a subornar e  a pagar regiamente a compra da emenda cosntitucional da reeleição, dizia, a seduzir com moedas, a canalhas e a Patifes, de sua mesma verve, laia e gênese, ratificando,  o instituto da reeleição, crime que adiante haverá de ser punido, e que, agora, confirma o aforisma famoso do ” Feitiço contra o feiticeiro pois irão experimentar a quarta derrota sucessiva, além de perderem, por inépcia e corrupção, afora má gestão, os governos de MINAS, SÃO PAULO e, fechando a tampa do esquife,  o do RIO DE JANEIRO.  Finalizando, ínclito HETERODOXO, Dilma teria mesmo de ter, realizando os leilões, a vir a submeter à concessão, e, veja que juridicamente, note bem, há um prazo a findar, o ESTADO é o detentor da maior parte e, portanto, dá as cartas e pode retomar o controle, ao contrário da privatização.  O que fizeram os Neoliberais como voçe, foi destruir o ESTADO e, assim, precarizá-lo, enfraquecê-lo, debilitá-lo,   Porém,  KEYNESIANAMENTE,  Dilma, agora em2014, e, com a fortuita volta do Sapo Barbudo em 2018,  complementarão o ciclo de restabelecimento no fortalecimento desta função endógena e própria do ESTADO indutor do desenvolvimento social, , já, que caro DONEN HETERODOXO, em tempo algum da história das políticas econômicas,  jamais, o CAPITALISTA se autorregulará, pois suas entranhas, sua natureza, é a dos predadores, a acumular com usura e ganância. Saudações Cordiais, do Planta do Deserto, aquele, a quem basta tão somente, o orvalho do alvorecer…

    2. Dilma volta a falar e dá os tons do discurso na campanha.

      Doney, se, eventualmente,  trocassemos por Donen,  nos remeteriamos , de imediato, ao nome do diretor de um dos maiores sucessos do cinema, musical de grandeza ímpar, com Gene Kelly,  sapateando como nunca,  traduzido para nós como ” Cantando na chuva ” ou,  se sua postura é a de um colonizado,  de um sabujo  e  submisso,  preferindo ,  o uso da língua dos insuperáveis trapaçeiros Yankees do Tea Party,  do inescrupuloso G.W.BUSH,  poderá grafar como ” Singing in the Rain “.  Sua verve irônica, caro HETERODOXO Donen,  é própria e similar à  dos golpistas, daquilo que restou do trabalho profilático e sinistro,  do pestilento Toninho Malvadeza,  quando,  então,  à época, ministro das comunicações, em 1985,  do bedel da didatura,  cujo nome nem é dele, alcunhado José do Ribamar do Sarney,  mas,  dizia,  eu,  o  Malvadeza configurou esta formatação atual de somente 05 medias impressas e uma TV,  cuja audiência,  entra em parafuso a cada momento,  sendo,  no entanto, o que restou sob o controle manipulador e deformador da informação, por, apenas, e, tão somente, seis famiglias, assim mesmo, grafia em italiano, como sicilianas ou napolitanas ou, ainda calabresas, todas a cumprir o ritual da inescrupulosa ação mafiosa, de distorcer omitir, enconbrir, trapaçear, manipular e, descaradamente plantar factóides ridículos e de péssimo gosto, além de mal elaborados, em função da precaríssima formação intelectual dos atores tartufos,  a lhes venderem o que resta de suas almas,  como bem o narrou, Joseph Wolfgang Göethe,  em seu épico ” O Fausto “.  Espero,  que voce,  HETERODOXO,  se debruçe sobre essa obra prima,  pois lhe será de grande valia,  a evitar, pelo menos,  ademais de ilustrá-lo mais acuradamente,  com que tropeçes publicamente,  a exprimir asneiras e imbecilidades,  que,  em nada acrescentam ao debate.  Calçe, caro Doney,  o HETERODOXO, portanto maleável e volátil,  sujeito às tentações NEOLIBERAIS,  as sandálias da humildade,  de nosso dramaturgo mor,  o anjo pornográfico,  Nelson Rodrigues,  o que,  no mínimo aliviará o peso de sua consciência.  Seu,  OPA,  peraí… ,   além de cinismo irrelevante e despropositado,  por revelar ignorar a diferença entre conceder,  de concessão a título precário,  como reza a lei,  e privatizar,  desnuda uma ardilosa,  patética  e  dolosa postura, pois,  quem privatizou,  como seu Príncipe dos Sociólogos, chamavam-no  assim antes, transmutado,  após,  em Príncipe da Privataria,  a subornar e a pagar regiamente a compra da emenda constitucional da reeleição, dizia,  a seduzir com moedas,  a canalhas e a Patifes,  de sua mesma verve,  laia  e  gênese, ratificando,  o instituto da reeleição,  crime que adiante haverá de ser punido,  e que,  agora, confirma o aforisma famoso do ” Feitiço contra o feiticeiro “,  pois irão experimentar a quarta derrota sucessiva,  além de perderem,  por inépcia e corrupção,  afora má gestão,  os governos de MINAS, SÃO PAULO e,  fechando a tampa do esquife,  o do RIO DE JANEIRO.  Finalizando, ínclito HETERODOXO,  Dilma teria mesmo de ter submetida à concessão, e, veja,  juridicamente, note bem, há um prazo a findar,  pois o ESTADO é o detentor da maior parte e,  portanto,  dá as cartas  e  pode retomar o controle,  ao contrário da privatização.  O que fizeram os Neoliberais como voçe, foi destruir o ESTADO e,  assim,  precarizá-lo,  enfraquecê-lo,  debilitá-lo.  Porém,  KEYNESIANAMENTE,  Dilma,  agora em2014,  e, com a fortuita volta do Sapo Barbudo em 2018,  complementarão o ciclo de restabelecimento no fortalecimento desta função endógena e própria do ESTADO indutor do desenvolvimento social,  já, que,  caro DONEN HETERODOXO,  em tempo algum da história das políticas econômicas,  jamais,  o CAPITALISTA   se  autorregulará,  pois suas entranhas,  sua natureza,  é a do predadores,  a acumular com usura e ganância. Saudações Cordiais,  do Planta do Deserto,  aquele,  a quem basta tão somente, o orvalho do amanhecer…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador