Categories: Notícia

Dilma, aceita um Conselho? A importância do CDES, com alguns dados

“A lista de ideias do CDES que se transformaram em ações concretas não caberia num só artigo de jornal.
Exemplos: o crédito consignado em folha de pagamento; a Lei de Falências; o projeto de lei das parcerias público-privadas; a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica; a Agenda Nacional de Trabalho Decente etc.”

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2812201007.htm

São Paulo, terça-feira, 28 de dezembro de 2010
    
    Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TENDÊNCIAS/DEBATES

Conselhão: diálogo consolidado

ALEXANDRE PADILHA

Inicialmente, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social era visto com certa desconfiança até mesmo por representantes do Legislativo

A criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) é um dos feitos pioneiros da maior importância do governo do presidente Lula.
Órgão de assessoramento da Presidência da República composto por 90 representantes da sociedade civil, o CDES -apelidado de Conselhão- é gerido pela Secretaria de Relações Institucionais dentro do Palácio do Planalto.
Mais de 200 líderes passaram pela experiência, dando uma lição de maturidade, seriedade e compromisso com o Brasil.
Praticamente todas as mudanças que tiveram impacto na vida dos brasileiros nesses oito anos passaram pelo CDES. Inicialmente, o conselho foi visto com desconfiança, até mesmo por representantes do Legislativo. Mas isso passou.
Hoje, é reconhecido como um dos mais importantes instrumentos democráticos já criados, com influência em decisões fundamentais.
Houve momentos em que o governo “pautou” a discussão. Em outras ocasiões -a maioria-,foram os conselheiros que tomaram a iniciativa. A lista de ideias do CDES que se transformaram em ações concretas não caberia num só artigo de jornal.
Exemplos: o crédito consignado em folha de pagamento; a Lei de Falências; o projeto de lei das parcerias público-privadas; a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica; a Agenda Nacional de Trabalho Decente etc.
O CDES teve uma intensa participação na fase mais difícil da crise econômica internacional.
A partir de 2008, os conselheiros sugeriram diversas propostas, acatadas pelo governo. Aquele foi um dos momentos em que ficou mais explícito o espírito do conselho: facilitar um consenso nacional em torno de medidas urgentes em prol da nossa nação.
O CDES concluiu que o Brasil saiu da crise mais forte do que muitos países, ingressando em uma nova fase de seu desenvolvimento. As diretrizes para esse novo ciclo compõem a Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, entregue ao presidente em junho.
Para as gerações mais jovens, o convívio com as opiniões divergentes é natural. Mas os brasileiros mais experientes devem se lembrar de que, num passado não muito distante, as maiores autoridades do país eram avessas ao livre debate.
Pois o debate dinâmico permeou todos os encontros do presidente e de seus ministros com o CDES. Os próprios conselheiros viveram a aprendizagem do diálogo democrático. Setores que pouco interagiam, muitas vezes marcados por preconceitos e por intolerância, evoluíram para relacionamentos de total respeito mútuo.
A experiência da Presidência deu tão certo que inspirou outros colegiados no país. Já estão em funcionamento os conselhos estaduais da Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraíba. Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Distrito Federal também planejam instituir órgãos semelhantes.
A sociedade deve se sentir representada não só dentro do governo mas também dentro do Estado brasileiro. O CDES pode e deve ser instrumento de política de Estado que sobreviva às trocas de poder.
Cabe aos atuais conselheiros assegurar o desafio institucional de perenizar o conselho para além do governo responsável por sua criação. O conselho é hoje uma fotografia da democracia brasileira, um espaço em que reina o livre pensar na sua plenitude e um exemplo para todo o mundo.
ALEXANDRE PADILHA é ministro de Relações Institucionais e secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Redação

Redação

Recent Posts

Lula em busca de uma grande estratégia, por Fernando Marcelino

Falta ao governo postura firme para conter a ultradireita, sem esperar resultado do cerco judicial…

18 minutos ago

As ameaças à democracia e o papel de Barroso, por Luís Nassif

Barroso sempre atuou como vírus oportunista. Foi assim no auge da Lava Jato e, agora,…

1 hora ago

Justiça partidarizada é uma vergonha, diz membro do CNJ no julgamento de Gabriela Hardt

"Se politizou a Lava Jato. E quando se politizou, se trouxe essas ideias de repatriar…

1 hora ago

Um piano versátil. E uma homenagem a Tom Jobim, por Carlos Motta

Em memória aos 30 anos de seu falecimento, em 8 de dezembro de 1994, Adriano…

1 hora ago

Conforme prometido por Musk, deputados dos EUA divulgam decisões sigilosas de Moraes sobre perfis no X

Relatório de republicanos pró Trump aponta suposta "campanha de censura” no Brasil, a partir de…

2 horas ago

Limites ao crescimento: o caso do Brasil e China, por Joaquim Pinto de Andrade

É interessante esboçar uma comparação do modelo do Brasil do milagre do período 1968-1974 com…

3 horas ago