Dilma denuncia em Boston tentativa de prender Lula para evitar candidatura à 2018

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 


Foto-montagem: Brasil247

Jornal GGN – Convidada pelas Universidades de Harvard e MIT, em Boston, para palestrar na Brazil Conference, a ex-presidente Dilma Rousseff denunciou o golpe parlamentar no processo de impeachment que a tirou do poder e disse estar preocupada com a tentativa de mudança nas “regras do jogo democrático” em uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Neste sábado (08), a ex-presidente participou da conferência em Boston, nos Estados Unidos, a convite das duas universidades, para debater os problemas do Brasil e o papel do país no mundo. 
 
Em cerca de 40 minutos, Dilma falou sobre a democracia, sobre os impactos das políticas que vem sendo implementadas no país desde a sua destituição do poder, com o governo de Michel Temer, e sobre os riscos da tentativa de repetir o cenário, em eventual impedimento de que o ex-presidente Lula sequer concorra às eleições de 2018.
 
“Me preocupa muito que mudem as regras do jogo democrático. Me preocupa que prendam o Lula, que tirem ele da parada”, disse a ex-presidente, completando: “Deixa ele concorrer para ver se ele não ganha. Eu acho que ele tem que concorrer. Se perder é regra do jogo”.
 
A ex-presidente também criticou duramente o papel da imprensa, com distorções e parcialidades. “Essa distorção dos fatos criou uma instabilidade”, afirmou, desmistificando, em seguida, a tese divulgada pelo atual governo de que a crise econômica brasileira é fruto de excesso de gastos. Dilma usou o espaço, ainda, para tecer críticas à Reforma da Previdência encaminhada pelo governo Temer.
 
Acompanhe o discurso na íntegra:
 
 
 
Assine
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu leio isso todo santo

    Eu leio isso todo santo dia.

    Isso é notícia ?

    Se prender Lula é porque merece ser preso.

    Não é porque querem  evitar candidatura.

    Alguém já escreveu:

    ”Lula preso elege quem ele quiser”.

    Não sendo a Fiona, vulgo Dilma, está de bom tamanho.

    Para com isso,meu.

    1. Em outras palavras, segundo

      Em outras palavras, segundo essa lógica cristalina, se José Dirceu está preso, é porque mereceu ser preso.

      Idem o Genoíno.

      Não é questão de provas, é questão de merecimento.

      E se o Gilmar processou o Nassif, é porque mereceu, também.

      Para com isso, meu.

    2. O Lula é criminoso porque vai ser condenado

      O Lula não vai ser condenado porque é criminoso, ele é criminoso porque vai ser condenado sem provas dos crimes a si atribuídos. Mas isso é só um detalhe.

      1. Eu escrevi 3 livos. plantei

        Eu escrevi 3 livos. plantei muitas árvores e tenho 3  filhos  e 3 netos e um bisneto a caminho;

        E vc ? O que fez da sua vida?

        1. Anarquista nada sério,tá se
          Anarquista nada sério,tá se achando?,até parece o professor e sociólogo fhc,cheio de si pelos diplomas,e na prática só fazendo cagada, espero q seus filhos e netos tenham caráter ao menos e não seja míope e seletista igual a vc, defendendo Lula preso e fechando os olhos a Aécio e Serra,é da panelinha ou quer fazer parte ? FACISTA !!

    3. Só agora vi o revide.

      Após a grande “investida” no útlimo fora de pauta (ninguém mais consegue ler o absurdo número de comentários – acho que, por agora, você “paga”r para comentar), ainda estás acordado a esta hora (16:20h)?

    4. Caro anarquista nada sério,vc
      Caro anarquista nada sério,vc acha q Lula merece ser preso mais q os mega delatados e citados Aécio e Serra? Quero ver se vc é isento é sério mesmo,aceita o desafio ?

    1. Final da Fila

      Alberto, Com respeito as prisões, temos que respeitar a fila, lideradas por partidos que ficaram 13 anos no poder. Só depois começam os partidos de oposição, rogo para que isso aconteça. Lei para todos. Lista fecha nunca. 2018 removação total.

  2. golpe deixou o Brasil em estado gravíssimo…

    se não puder ser operado em 2018 com bisturis, por Lula, será com martelos, talhadeiras e marretas

    sem Lula operando em 2018, morte certa do futuro de todos

  3. Fatos & Fotos

    Os estudantes de Harvard e MIT ficarão convencidos da verdade dos fatos com esta miscelânia de convidados ? 

     Sergio Moro, a ex-presidente Dilma Rousseff, o ator Wagner Moura, o bilionário Jorge Paulo Lemann, o filósofo Olavo de Carvalho, o vereador Eduardo Suplicy, a líder da Rede, Marina Silva, e os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso

    1. Perplexidade

      N’ao deixa de ser instigante imaginar toda essa gente brasileira importante reunida num mesmo recinto e ao mesmo tempo.

      Alguem esta se divertindo muito com esse encontro arranjado, e nao somos nos.

      Para se contrapor ao “filosofo“ Olavo de Carvalho, so faltou convidar o Leandro Karnal.

      Sinto um forte mal estar.

  4. O Princípio da Ilegalidde

    O Advogado do Aécio Neves afirmou, referindo-se aos vazamentos da delação premiada de um executivo de uma grande empreiteira, onde o delator assegurou que enviava propina para o Aécio Neves numa conta de sua irmã em Nova Iorque, que o Aécio Neves foi vítima de um crime previsto em lei. Inicialmente eu achei que o mencionado advogado tinha se graduado numa faculdade tabajara, já que a CF dispõe que não há crime sem lei anterior que o defina nem pena sem prévia cominação legal, o famoso principio da legalidade. Entretanto, agora, vendo a possibilidade de Lula ser condenado por um crime não previsto em lei, ter sido Presidente do Brasil, acho que o advogado não é burro, pois burro é o Incelentíssimo Juju que condena alguém com base no princípio da ilegalidade. Pretos, pobres e putas também são condenados por crimes não previstos em lei: pobreza, pretume e prostituição.

  5. “Não perdi meu tempo nem meu

    “Não perdi meu tempo nem meu dinheiro. Passei a ser uma glória nacional e, ao saltar no cais Pharoux, recebi uma ovação de todas as classes sociais e o presidente da República, dias depois, convidava-me para almoçar em sua companhia.” O homem que sabia javanês Afonso Henriques de Lima Barreto

     

     

      

  6. Dilma enquanto presidente

    Dilma enquanto presidente nada fez pra deter a marcha do golpe. Agora deita falação mundo afora, como se responsabilidade alguma tivesse tido por ter-se omitido/acovardado diante dos golpistas.

    1. Ela estava fazendo o que

      Ela estava fazendo o que sempre fez/faz. Tomando conta da biografia !!!

      O País ??? que se dane !!! Ela quer é posar de limpinha !!!

  7. Nassif
    Bom dia
    Democracia:

    Nassif

    Bom dia

    Democracia: palavra dubia muito utilizada pelo capital para cooptar mentes a servidão do dinheiro !

    Uma indagação: Dilma teve oportunidade de dizer isso na ONU, porque se omitiu?

    “viva a democracia patropi”

    Abração

  8. Dilma denuncia… Ela poderia ter falado da violação à democracia quando a sua campanha presidencial foi amplamente sustentada por capital ilícito, e de acordo com o delatado, com o seu conhecimento, consentimento e logística. 

  9. Colaboração

    É fato que Dilma não cometeu crime de responsabilidade. Seu impeachment  foi indiscutível golpe de estado. Orquestrado pelo oligopólio midiático e aplicado pelo Congresso foi aprovado pelo Supremo, por omissão, que não passa de apoio fingido. Mas o golpe só ocorreu porque o governo estava enfraquecido. Ao adotar, no segundo mandato, o programa econômico da oposição, Dilma perdeu o apoio do seu eleitorado politicamente mais combativo. Ao manter um inútil ministro da Justiça, continuou alimentando a conspiração interna contra seu governo. Ao aceitar, sem reagir à altura, o ataque de um juiz de primeira instância, que publicou áudio de uma conversa telefônica sua,  deu a mostra final de fraqueza. Em suma “pediu para cair”. Agora é tarde, Inês é morta.

  10. MIT? Harvard? Fazem o papel

    MIT? Harvard? Fazem o papel dos atendentes de telemarketing dos sacs das firmas privadas: servem para o prejudicado reclamar, xingar até, esvaziar a rejeição ao mais importante apoiador do golpe: os EUA e suas lições – que valem só para os outros – de como arrasar com a Economia do próprio país e para Moro ganhar medalha de “o fodão do mês”, dentre agentes públicos cooptados de vários países do mundo.

    “Deixa vir e reclamar, isso não afeta em nada nossa política de interferência nefasta em seus países. Discurso na (nossa) ONU contra nós até ajuda, coitados, a desabafarem a dor que sentem por nós os enrabarmos. Facilita continuarmos enrabando.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador