Dilma: ‘Eu achei que existia uma democracia estável no Brasil’

da Rede Brasil Atual

Por Vitor Nuzzi

São Paulo – Para a ex-presidente Dilma Rousseff, o Brasil terá de passar por um longo processo de “reconstrução”, das instituições e de políticas sociais, mas isso exigirá organização popular, “gente na rua”. Durante quase três horas, ela participou neste sábado (3) do programa Prerrô na TVT, conduzido pelo grupo jurídico Prerrogativas. “Eu achei que existia uma democracia estável no Brasil. Estava inteiramente equivocada. E não foi só eu. A maioria dos meus contemporâneos, se tiver autocrítica, vai ver que equivocou-se”, afirmou à banca de entrevistadores.

“Jamais supusemos que o grau de fragilidade da democracia brasileira era esse que permitisse uma liderança nacional do tipo Bolsonaro”, acrescentou Dilma. “Se não tiver essa movimentação, esse aumento da consciência e esse potencial de organização, não tem uma mudança estável.

Golpe e misoginia

Ao lembrar das circunstâncias que levaram ao seu impeachment, em 2016, a ex-presidenta disse que não foi destituída por ser mulher. “O golpe foi dado contra mim porque eu representava uma determinada proposta política”, afirmou, acrescentando que essa proposta derrotou a chamada “agenda neoliberal” por quatro eleições seguidas.

A misoginia entrou no que Dilma chamou de “linguística do golpe”, que na narrativa usou o fato de ela ser mulher para criar um clima propício a aceitação de sua saída do poder. Ela cita como exemplo manchetes dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, meses antes. “Eu sempre ‘acusava’. O meu adversário ‘observava’. Tem uma diferença de valoração, um é negativo, outro é positivo. Eu era uma pessoa que tinha sempre de ser a ‘agressiva’, e o meu adversário era uma pessoa muito calma e gentil, por mais agressivo e, vamos dizer, misógino que ele fosse”, comparou.

Assim, nessa retórica, ela seria uma mulher “dura, frágil, obsessiva por trabalho” e o homem, “firme, sensível e trabalhador”. “Eu acho que a misoginia é eminentemente um arma contra a mulher no poder. Qualquer que seja poder, pode ser micro ou macro”, observou.

Dilma manifestou-se ao lockdown imediato, combinado com apoio financeiro do Estado. “Sabemos que há uma impossibilidade de ir pra rua protestar, senão era isso que a gente tinha que estar fazendo. Tem que interromper tudo que não é alimentação e saúde. E por um prazo significativo para que a gente possa, primeiro, reduzir ao máximo a contaminação, e vamos olhando até onde nós termos que ir.”

Auxílio emergencial

Ao mesmo tempo, é preciso dar condições para que as pessoas não saiam, se aglomerando, por exemplo, no transporte coletivo. “Nós temos que salvar é a vida das pessoas que vão ficar em casa. Então, tem que dar uma renda emergencial de no mínimo 600 reais, e para o maior número de pessoas necessitadas. (…) Tem que garantir que as pessoas não vão trabalhar, e aí tem que pagar”, defendeu Dilma. “Além disso, tem que dar cobertura para micro, pequeno e médio empresário. Este país tem recurso pra isso”, acrescentou.

Toda a crise volta a mostrar a importância do papel do Estado, disse ainda a ex-presidenta. Ela citou o ex-ministro Henrique Mandetta, que quando deputado fazia uma “crítica sistemática” ao SUS e passou a defender o sistema ao ser demitido do governo. Para isso, insistiu, é preciso mobilização social.

“Neste caminho de esperança, nós temos que contar com a força da organização popular para chegar a reconstruir as instituições, para reconstituir políticas sociais, reconstituir políticas de desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou Dilma. Ela lembrou que, além das frequentes tentativas de “corroer” o SUS, recentemente o governo retirou, no orçamento, recursos do programa Farmácia Popular, que atende, inclusive, comorbidades relacionadas à covid-19.

Confira aqui a íntegra do programa, transmitido pela TVT.

Redação

Redação

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

11 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

12 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

12 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

13 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

13 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

14 horas ago