Disputa entre clubes, federação e Globo impede clássico no Paraná

 
Atualizado às 11h28
 
Jornal GGN – Marcado para as 17 horas de ontem (19), o clássico entre Coritiba e Atlético-PR teve seu início impedido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que alegou problemas de credenciamento e não permitiu a transmissão online da partida. 
 
Atlético e Coritiba se negaram a jogar sem a transmissão via Youtube e a partida não aconteceu. Os jogadores das duas equipes entraram juntos em campo, se despediram da torcida e voltaram para o vestiário. Na Arena da Baixada, estádio do Atlético, os torcedores protestaram contra a Federação e a TV Globo. 
 
Em nota oficial, o Coritiba explicou que funcionários da FPF solicitaram que os árbitros não dessem início à partida. “A FPF não permite transmissão do jogo pelos canais de Coritiba e Atlético. A federação pede que o jogo não comece enquanto houver a transmissão online”.

 
“Atlético-PR e Coritiba não venderam seus direitos [para a TV] por causa dessa merreca que a RPC e a Globo nos ofereceram. E a Federação Paranaense de Futebol não quer dar continuidade à partida enquanto a imprensa estiver aqui. Temos uma produtora independente aqui. Não temos que acabar com a transmissão”, afirmou Mauro Holzman, diretor de marketing do Atlético-PR. 
 
“A federação mandou uma ordem para a equipe de arbitragem de que não pode ser feita a transmissão porque existe um contrato com a Rede Globo”, disse José Fernando Macedo, vice-presidente do Coritiba. 
 
Em nota, os clubes afirmaram que não venderam os direitos de transmissão de suas partidas para a televisão porque não concordaram com os valores oferecidos. Já a federação paranaense afirma que o credenciamento dos profissionais que transmitiriam a partida pelo YouTube deveria ter sido feito 48 horas antes do jogo, o que não teria ocorrido. 
 
Entretanto, a versão da FPF foi desmentida pelo quarto árbitro da partida, Rafael Traci.  “O pessoal não pode transmitir porque não é a detentora do campeonato. É isso que a gente recebeu de informação. Se continuarem eles (funcionários da transmissão) dentro do campo, nós não podemos ter essa partida”, afirmou o árbitro em áudio divulgado pelo portal UOL. 
 
Por meio de nota, a TV Globo negou qualquer interferência no adiamento do clássico. “Não temos relação com a decisão dos clubes e da Federação de não realizar a partida. Entendemos que cabe aos clubes dispor livremente dos direitos nos jogos em que se enfrentam, e estávamos cientes inclusive da transmissão via internet”, disse a emissora. 
 
Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sérgio @justicafederal Moro

    Sérgio @justicafederal Moro vai condenar a @RedeGlobo a indenizar os cidadãos que pagaram ingressos e foram impedidos de ver o Atletiba?

    1. A  rede@patrocinaogolpe de

      A  rede@patrocinaogolpe de televisao, não…….tem de processar é a federaçao paranaense , em milhares de ações no juizados especiais ´por danos materias ( ingresso, lanche, deslocamento, etc) e especialmente por danos morais ao frustrar em evento

      de carater público sem fundumernto algum, com base na nota publicada na imprensa bem como pela informaçl~çao apresentada pela juiz ( que deve ser testemunha relacionada para ser ouvido em todos os processos)…..

      nao é assim que agem  os magistrados e delegados paranaenses contra  jornalistas?

      É so seguir o exemplo……

       

       

       

  2. Paraná!!!

    Aos clubes parabéns.

    A federação, maioria corrupta. É o ente privado de direito familiar que recebe dinheiro público para fazer política…  

  3. Os fatos?

    Os times do Paraná não tem contrato com a Globo e a emissora diz que não tem contrato com os times.Alguém precisa provar que existe tal contrato que impede os times de transmitir seus jogos pela internet .A justiça está aí para dirimir dúvidas. 

    “Em nota, as Organizações Globo relembram a falta de contrato com os dois clubes – portanto, “não temos interferência na decisão dos clubes e da Federação de não realizar a partida”. “Entendemos que cabe aos clubes dispor livremente dos direitos nos jogos em que se enfrentam, e estávamos cientes inclusive da transmissão via Internet”, afirma a emissora.”

    “Em vídeo, 4º árbitro desmente versão de Federação para impedir Atletiba”

    http://migre.me/w5Xuc

  4. Caro Fábio
    Moro vai mandar

    Caro Fábio

    Moro vai mandar encanar nas suas masmorras os torcedores por perturbarem seu patrão (o patrão de moro, a globo)

    E vai prender os jogadores até confessarem que receberam grana do Lula para tumultuar. Porque, afinal, o uniforme é feito de fio sintético, que é feito de poliéster, que é feito de petróleo, que vem da Petrobrás. Então, tem ligação com a farsa a jato. Entendeu como funciona as correlações que dois neurônios são capazes de fazer?

  5. A federação é pau mandado.

    A federação é pau mandado. Mandado por quem? Então pelo domínio do fato a Globo é quem impediu a realização da transmissão. Essa é a jurisprudência no país agora.

    PS: O Paraná não cansa de surpreender. Apesar da República do déspota Moro, primeiro tivemos a Ana Julia e agora o Atlético e Coritiba. Vi o vídeo da confusão e o presidente do Atlético citou até o Darcy Ribeiro.

    Penitencio-me, salve o Paraná!

    1. Hoje, moro no paraíso…

      (na Bahia ), mas  minha infãncia vivi lá no oeste do Paraná, numa cidadezinha chamada Encantado do Oeste.

      Lembro de ver meu pai trabalhando de “cabo eleitoral”  de um tal de Nelson Bucalão e um fuleiro chamado Nei Braga !!

      Eram tempos sombrios  aqueles  dos  anos 70 !!   

      Observo  que….por lá  não mudou muita coisa, a  não ser a  destruição de todo o meio-ambiente  em nome  do espalhamento das sementes da Bayer e do Monsanto !!

  6. Para a turma da FPF não faz

    Para a turma da FPF não faz diferença: ganham da firma “Globo” tanto para embargar o jogo quanto para realizá-lo. Se bem que embargando, ganham também prestígio, que sabe um troféu como o do juiz (?) Sérgio Moro, da atriz (?) Regina Duarte etc., direto das mãos dos seus patrões, os irmãos Marinho.

  7. Demorou

    Pensem o seguinte. Os clubes investem em jogadores, equipe técnica, treinamentos e espaço para tal. O que gasta a TV Globo? Hoje os clubes podem transmitir seus próprios jogos. Todos eles já têm seu canal na internet. Mandam via Youtube a transmissão para seus torcedores. A equipe técnica de TV é terceirizada, contrata quem pagar o preço de mercado. Para que precisam da TV Globo? E aberração maior, para que precisam de um intermediário, mero atravessador, que é uma federação de futebol? O que ela gasta? Aconteceu com o negócio da música, com a imprensa, o vídeo, agora chegou a hora das transmissões esportivas, o filé comercial das TVs. Este é só o começo.

  8. Não é hora de omissões
    É uma bela oportunidade para o Bom Senso F.C. se pronunciar.

    Lema:
    Bom Senso F.C., por um futebol melhor para quem joga, para quem torce, para quem transmite, para quem patrocina, para quem apita.”

  9. *

    Atletiba histórico

    Blog do Juca Kfouri

     

    O Atletiba marcado para hoje não aconteceu.

    Porque os clubes não aceitaram a proposta da Rede Globo e decidiram transmitir o clássico pelos seus respectivos canais na Internet.

    A Federação Paranaense não deixou e os clubes resolveram não jogar.

    Uma atitude histórica, corajosa e um convite aos demais clubes brasileiros para manter soberanas as suas decisões.

    É direito da TV achar que o jogo vale menos do que os clubes querem?

    É.

    E é direito dos clubes fazerem o que bem entenderem com os jogos que não venderam para a TV?

    Sem dúvida, também é.

    Inadmissível é o comportamento da federação, entidade meio, que deveria estar a serviço dos clubes e que jamais poderia extrapolar em suas funções.

    Está mais do que na hora de acabar com ela, por autoritarismo, incompetência e inutilidade.

    Confira o posicionamento oficial de Coritiba e Atlético-PR em relação ao ocorrido neste domingo
    O Coritiba Foot Ball Club e o Clube Atlético Paranaense informam que o clássico deste domingo (19), no Estádio Atlético Paranaense, não foi realizado devido à decisão da Federação Paranaense de Futebol de não autorizar o início da partida com a transmissão dos clubes em seus canais oficiais, no Facebook e YouTube, contrariando os interesses de seus afiliados CAP e CFC.
    Os clubes lembram que a ação pioneira foi realizada, pois as duas equipes não venderam os direitos de transmissão de seus jogos no Campeonato Paranaense, por não concordarem com os valores oferecidos.
    Diante da posição arbitrária e sem qualquer razoabilidade da Federação Paranaense de Futebol, os clubes lamentam o prejuízo causado ao futebol paranaense, em especial aos seus torcedores.

     

    http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/atletiba-historico/

     

    _

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=H_gfqxssTAU align:center]

    1. *

      O Brasil até parece uma democracia quando olhado bem de longe. De perto nota-se que a pele de cordeiro esconde o lobo da ditadura. Democracia é democracia. Ditadura é ditadura. A única coisa séria neste país é que o Carnaval vem aí. 

  10. Como já disse várias vezes

    Como já disse várias vezes anteriormente:

    Ou o Brasil acaba com a globo ou a globo acaba com o Brasil.

    Por enquanto a globo está conseguindo seu intento, tranquilamente.

  11. Vai ruir

    A ditadura das emissoras vai ruir.

    Jogos em horarios civilizados.

    Ver o jogo que desejar sem ter que compactuar com a vigarice do pacote de pay-per-view.

     

    Valeu apenas a peleja com captcha ontem a noite.

  12. A Rede Globo não lucra com o

    A Rede Globo não lucra com o futebol, mas usa seu poder coercitivo para controlar horários dos jogos de modo que não coincidam com as suas atrações lucrativas (novelas, jornais, faustão, bbb etc.). Por não lucrar, paga a tal miséria que os clubes mencionaram.

    A questão é o suposto poder que detém e que, a cada dia, mais parece com uma pirâmide da Telexfree ou com a bolha do Eike. Os clubes perderam a 1ª partida para  rede do Mal, mas o campeonato, espero, só está começando.

    Cada vez que a Globo sofre um revés, por mínimo que seja, a civilização humana avança rumo a um destino mais luminoso.

     

  13. ATLETIBA, NETFLIX, YOU TUBE, TORRENT

    ATLETIBA, NETFLIX, YOU TUBE, TORRENT

     

    Esse acontecimento de ontem no jogo, ou quase jogo, do Atlético-PR e Curitiba pode parecer algo que já conhecemos e já vimos, brigas de sempre entre Federações, Clubes e a Globo.  Assim como das disputas do Club dos 13 e seus rachas, Copa João Havelange, Logo do SBT em camisa do Vasco em jogo transmitido pela Globo e outras polêmicas mais do nosso futebol.

     

    Mas ontem tivemos algo mais simbólico que até pouco não tínhamos, a possibilidade tecnológica facilitada de se eliminar a Globo, ou outra transmissora qualquer de TV, da transmissão do jogo.  E acreditem, isso assusta em muito a Globo, mesmo as demais transmissoras que historicamente ficaram com as sobras do jogo sujo das disputas dos diretos de transmissão, nesse momento se juntaram a Globo para combater tamanha heresia.

     

    Há meio século o grosso do faturamento estava nos patrocinadores que se relacionavam diretamente com os clubes, e nas bilheterias dos estádios controladas pelos clubes. Isso mudou tão rápido quanto os aparelhos de TV chegaram às casas das pessoas. A Globo com o apoio de seus amigos generais conseguiu se perpetuar no monopólio televisivo, esse monopólio também valeu para as transmissões dos jogos. Com a migração do grosso do dinheiro dos espetáculos de futebol para a televisão, o que antes era controlado pelos Clubes, agora passa a ser controlado pela Globo.

     

    A Globo passa a decidir sobre tabela de campeonatos, horários dos jogos, quem fica e com quanto dos valores arrecadados, e por aí vai. Mas e se a Globo se torna dispensável na transmissão dos jogos, a Globo ainda teria alguma serventia!

     

    Ontem nós e a Globo tivemos um vislumbre de um futuro possível, com a transmissão de jogos pelo You Tube ou Facebook. Quando vemos nesses tempos de política conturbada uma série de diretos nos escaparem pelos dedos, o direito a uma internet de acesso livre é mais um deles que está a nos escapar. O risco de isso acontecer até o final desse governo golpista é grande, e ainda será vendido com uma roupagem de democratizar o acesso, onde cada um pagará somente pelo que consome. Usando o comparativo tacanho do fornecimento e consumo de água.

     

    Hoje em nossos contratos residências de internet já vem uma limitação de franquia de dados, assim como nos celulares, mas que na prática as empresas ainda não conseguiram aplicar. Elas estão pressionando todas as esferas de poder para que isso passe a vigorar, o legislativo, o executivo, e o judiciário. Mesmo as agências de regulação que deveriam proteger os consumidores já dão sinal que vão ceder às empresas, mesmo antes de alguma lei que permita isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador