…do porque devemos buscar a consciência honesta de todas as coisas…

…do porque devemos buscar a consciência honesta de todas as coisas…
.
Mesmo que eu não tivesse lido frases e textos corroborando a tese de que “a lucidez traz em si um inferno à alma” (dito de modos diversos…), eu saberia disso por mera vivência.
.
Às vezes, (muitas, diga-se!) quando leio um texto escrito por pessoas mais cultas, que leram e estudaram mais do que eu, mas, principalmente, QUE TRAZEM EM SI SIGNOS E INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE que vão muito além da minha capacidade e conhecimento, a sensação é quase sempre a mesma: primeiro o susto pela “novidade” (às vezes, “apenas” na forma, quando se trata de um conteúdo que eu já conheço…), depois, a sensação de “estranhamento”, porque aquele autor usa um “jeito de descrever a realidade” que é ou mais amplo ou diferenciado em relação à minha percepção. E, por fim, vem o “inferno”, quando aquele texto, aquelas NOVAS SIGNIFICAÇÕES DA REALIDADE se somam a tudo o que eu já sei e sou, portanto, obrigatoriamente modificando a minha estrutura mental e emocional sobre aquele tema, aquele evento, aquele processo.
.
E não é absolutamente raro que essa nova lucidez traga em si, “a dor por saber mais…”. Das canalhices de que o homem é capaz, de novas dimensões da farsa “ad infinitum” que se tornou o Brasil, de esquemas de corrupção hediondos que eu desconhecia, de torpezas ainda maiores de um ser que eu já considerava abjeto, e até mesmo, para enterrar quaisquer falsas esperanças de que haja uma espécie de “solução mágica, ou a curto prazo”, para o atoleiro de esgotos múltiplos em que nossa direita raivosa, nossas elites toscas e o grande capital atiraram o nosso país….
.
Sem o conhecimento que só a lucidez e a busca de toda a consciência que eu puder ter/receber da REALIDADE À MINHA VOLTA, lutarei as lutas “erradas” (às vezes, “boa” no sentido de justa, mas “ruim” por ser um alvo impossível, por exemplo…), não decifrarei corretamente QUEM está por trás daquele processo da destruição do meu país, não elaborarei de modo mais pleno “O REAL”, mantendo-me portanto, semi-impossibilitado de agir de modo racional e assertivo.
.
Particularmente, hoje eu creio que não sairemos dos nossos abismos todos a curto prazo. Mais do que nunca desejo apreender todos os fatores e AGENTES (e até seus motivos…) por trás de uma mudança tão maligna nos destinos do Brasil, suas instituições, sua sociedade, etc., etc…. Ou corro o risco de, futuramente, tendo um novo líder como Lula (ou ele mesmo, quem sabe…?), um “novo PT” (ou o “velho PT” repaginado, quem sabe…?) no governo, de incorrer nos mesmos erros, nas mesmas ingenuidades, NA MESMA INCAPACIDADE DE INTERPRETAR E ATÉ “PREVER” A REALIDADE SÓCIO-POLÍTICA À MINHA VOLTA…..
.
Sinto-me sofrido, perplexo, exausto, tantas, tantas vezes. A mesma sensação de impotência que vejo em uma multidão de amigos, é a minha!
.
Se por causa disso eu renunciar à busca MÁXIMA de toda a lucidez e conhecimento que eu tiver a “capacidade para…”, sequer estarei “aproveitando” todo esse horror vivido como lições apreendidas para que ele nunca mais se repita.
.
Aos que se sentirem estimulados, bem vindos ao bendito inferno da lucidez…..
.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador