Do Saara Ocidental à Palestina, a luta anticolonial e questões de gênero: Berenice Bento na TVGGN

Em entrevista ao programa Cai Na Roda, da TVGGN, a socióloga falou sobre a questão Palestina, a luta do povo Saharaui, questões de gênero, entre outros pontos. Assista neste sábado (29), a partir das 20h

Jornal GGN – Berenice Bento é socióloga, antropóloga, pesquisadora e professora da UnB. Nos últimos anos, viajou duas vezes aos territórios palestinos controlados por Israel e viu de perto a luta de um povo pela sua autodeterminação, reconhecimento, soberania e, acima de tudo, sobrevivência.

Nesta entrevista à TVGGN, ela relata as dores e anseios do povo palestino e convida o público a assistir a sua recente exposição virtual, “Palestina, meu amor”, onde narra e registra imagens das aflições locais. O que acontece naquelas terras “é um projeto colonial, não tem nada a ver com religião.” Berenice também comenta sobre o curta-metragem que produziu no Saara Ocidental, em 2020, após conhecer os campos de refugiados do povo Saharaui, em territórios antes colonizados pela Espanha e, hoje, cobiçados pelo Marracos.

A pauta de Berenice é a pauta da luta contra colonialismos em pleno século XIX, na qual a questão de gênero e o papel da mulher têm destaque. À equipe do GGN, ela também falou sobre seus trabalhos sobre gênero e transsexualidade no Brasil, entre outros tópicos.

Participaram desta edição as jornalistas Lourdes Nassif, Cintia Alves, Duda Cambraia (estagiária da redação) e Tatiane Correa. Assista no sábado (29), a partir das 20h. O CAI NA RODA é um programa semanal de entrevistas realizado pelas jornalistas do portal GGN (www.jornalggn.com.br), exibido todos os sábados, às 20h.

Assista outros episódios clicando aqui.

O GGN PRECISA DO SEU APOIO PARA CONTINUAR FAZENDO JORNALISMO INDEPENDENTE.
SAIBA COMO AJUDAR AQUI

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador