Documento da ONU denuncia violação de direitos humanos durante protestos no Chile

Jornal GGN- Agentes da Organização das Nações Unidas enviados em missão ao Chile, entre 30 de outubro e 22 de novembro, documentaram 113 casos de tortura e maus tratos e 24 casos de violência sexual contra mulheres, homens e adolescentes, cometidos por policiais e militares durante protestos populares. 

Os dados sobre violência e violações aos direitos humanos foram divulgados pelo Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH) na sexta-feira, 13 de dezembro. 

Desde 18 de outubro, uma onda de protestos contra o governo de Sebastián Piñera toma as ruas do Chile. Inicialmente, as manifestações eram contrárias a um aumento no preço do transporte público na capital Santiago. 

De acordo com o documento da ONU, a polícia chilena e as forças armadas violaram as normas internacionais e abusaram do uso da força durante os protestos. “Os policiais descumpriram, de forma reiterada, com o dever de distinguir entre as pessoas que se manifestavam pacificamente dos manifestantes violentos”. 

O documento com 30 páginas foi feito pela equipe do ACNUDH, que investigou a situação em sete regiões chilenas durante novembro. Em 235 entrevistas, as vítimas relataram casos de tortura, maus tratos e violência sexual. Também foram feitas 60 entrevistas com policiais, incluindo alguns feridos durante os protestos. 

Segundo informações oficiais, desde o início das manifestações, 24 pessoas morreram e cerca de 3,4 mil ficaram feridas. Além disso, mais de 28 mil pessoas foram detidas, a maioria libertada logo depois.  

De acordo com o documento, as investigações sobre as mortes apontam que a conduta das forças locais contrariou “as normas e padrões internacionais sobre o uso da força e pode, dependendo das circunstâncias, constituir uma execução extrajudicial”.

O ACNUDH também recomendou uma série de medidas para corrigir as práticas policiais abusivas e repreendeu o governo chileno para “assegurar que as forças de segurança garantam a prestação de contas em relação às violações de direitos humanos e reconheçam estas violações”.


CONFIRA A COBERTURA ESPECIAL DO GGN NO CHILE:

Redação

Redação

Recent Posts

Para entender o julgamento de Sergio Moro e Gabriela Hardt no CNJ

Salomão pretende apresentar relatório da correição nos gabinetes da Lava Jato ao CNJ; acompanhe a…

2 horas ago

“Mídia fez Moro de Deus e ele acreditou nesse personagem”, afirma ministro Gilmar Mendes

Ministro do STF contou que aconselhou o senador recentemente, a fim de alertar sobre suas…

2 horas ago

Leia a decisão do CNJ que afastou Gabriela Hardt da magistratura

Documento cita resultados da correição extraordinária na 13ª Vara; Moro e Hardt são acusados de…

3 horas ago

Renúncias da OAB-RJ mostram que advogados não admitem peias na independência de comissões, diz jurista

Presidente da OAB-RJ teria trocado comando de comissão para impedir reabertura de inquéritos arquivados por…

3 horas ago

Juíza Hardt pode responder por peculato, prevaricação e corrupção, aponta corregedor

Contexto da homologação da Fundação Lava Jato traz para Hardt implicações para além da esfera…

4 horas ago

PF mira financiadores dos atos golpistas na 26º da Operação Lesa Pátria

Mandados de busca e apreensão são cumpridos no Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará,…

4 horas ago