Dona Folha, tá difícil te defender, por Gregorio Duvivier

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Montagem realizada com imagem de Catarina Bessel/Folhapress

Jornal GGN – Gregorio Duvivier, em seu artigo na Folha, dá um puxão de orelha no jornalismo praticado pela empresa Folha da Manhã. Ele pede coerência com a população e a democracia, e lembra que o nazismo não começou diferente, teve também o apoio da mídia. Lembra à publicação que uma presidente democraticamente eleita foi cassada por crimes que no dia seguinte deixaram de ser e foi mantido seus direitos políticos por não ter cometido crimes, afinal de contas. Lembra mais, lembra que a baderna que a Folha reclama e os seus pedidos de massacrar os “fascistas” nada mais é que o aval para que a mente Alexandre Moraes se liberte, e mande reforços para acabar de vez com os descontentes. Ele diz: “Um jornal é do tamanho dos inimigos dele. Quando a senhora pede maior repressão a adolescentes desarmados, se alinha com o mais forte e faz vista grossa pra truculência. Jornalismo, pra mim, era o contrário”. Acorda, Folha!

Leia o artigo a seguir.

da Folha

Dona Folha, tá difícil te defender

por Gregorio Duvivier

Em seu editorial na sexta (2), a senhora diz que se o governo não souber “reprimir os fanáticos da violência”, o Brasil corre o risco de se transformar numa ditadura assim como aconteceu na “Alemanha dos anos 30”. À polícia do Estado de S. Paulo, que já não é famosa pela gentileza, a senhora recomenda que “reprima” mais duramente os “grupelhos extremistas” –porque senão os baderneiros vão tomar o poder e transformar o Brasil na Alemanha nazista.

Concordo que existem muitas razões pra ter medo. Mas não pelas mesmas razões. O vampiro que nos governa acaba de recriar o Gabinete de Segurança Institucional. O ministro da Justiça pede menos pesquisa e mais armamento. Uma jovem perde um olho atacada pela polícia. Uma presidenta democraticamente eleita é derrubada porque teria cometido um crime, mas não perde os direitos políticos porque afinal ela não cometeu crime nenhum. O Senado que a derrubou por causa de créditos suplementares muda a lei em relação aos créditos no dia seguinte à sua queda.

Concordo quando a senhora diz que uma ditadura se avizinha, mas discordo que são os “black bloc” que vão tomar o poder. Dona Folha, a senhora já conheceu um “black bloc”? “Black blocs” em geral têm 12 anos, espinhas e mochila cheia de roupa preta e remédios pra acne.

Não sei se por ignorância ou cinismo, a senhora ignorou o fato de a Alemanha nazista não ter sido criada pelos “fanáticos da violência”. Como bem lembrou Bruno Torturra, a Alemanha nazista se consolida quando Hitler culpa os tais baderneiros pelo incêndio do Reichstag e cria um Estado de exceção com o objetivo de “reprimir baderneiros” – igualzinho a senhora tá pedindo.

Quando o Reichstag pegou fogo, os jornais pediram medidas de emergência contra os “baderneiros” em editoriais muito parecidos com o seu. Hitler não teria ganhado terreno sem uma profusão de jornais pedindo “mais repressão aos grupelhos” – jornais estes que, vale lembrar, depois foram proibidos de circular.

O golpe de 64 não foi obra do “extremismo”, mas daqueles que alegavam querer combatê-lo. Quem instaura a ditadura não são os baderneiros, são os apavorados. Só há golpe quando há medo. Quando a senhora contribui com o medo, a senhora contribui com o golpe.

Um jornal é do tamanho dos inimigos dele. Quando a senhora pede maior repressão a adolescentes desarmados, se alinha com o mais forte e faz vista grossa pra truculência. Jornalismo, pra mim, era o contrário.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que é difícil de entender?
    Além do fato do impeachment acontecer enquanto Golpe de Estado sem qualquer relação com combate à corrupção, utilizando-se como pretexto uma tecnicalidade contábil com distorções de entendimento, as pessoas não entendem que o núcleo duro da corrupção durante os governos do PT era composto pelo PMDB secundado pelo PP e siglas menores. Integrantes do PT se  locupletaram, mas os esquemas estavam todos postos e sob controle daqueles que  sempre se serviram do Estado para enriquecer, como o Senador Delcídio, que  integrava os quadros do PSDB e da Petrobras durante o governo de Efeagagá, mas  se bandeou para o PT coma única finalidade de manter intactos os esquemas tucanos  dentro da companhia, já contando com os agregados de sempre do PMDB, PP  e demais siglas menores. Depondo Dilma, agora é sopa no mel. Agrega-se o PSDB nos esquemas que vigoraram  até 2002, retomando-se o assalto ao Estado que até então vigorou, e que depois  de 2002 ficou mais restrito, mas ainda atuante nas mãos do PMDB, com participações. Ou superamos essa gente que rouba o país impunemente há centenas de anos, ou  seremos sempre um país de bananas: bananas ouro no poder, bananas d’água fora dele.

  2. A folha apenas tirou de vez a

    A folha apenas tirou de vez a máscara. Agora, pelo menos, pode ser encarada definitivamente como empresa inimiga do Brasil.

  3. O PIG, a truculência e o cinismo.

    Prezados,

    Com um artigo de Gregório Duvivier aqui, outro de Jânio de Freitas ali (que teve o número de crônicas semanais reduzido de três para duas, após inexplicadas ou muito mal explicadas “férias”), outro de Guilherme Boulos acolá (antes Ricarlo Melo publicava um solitário artigo semanal, às terças-feiras), uma assessoria de imprensa pomposamente chamada  de  “ombudsmann”, a Folha de São Paulo, jornal golpista de 4 costados, que emprestava viaturas pata a OBAN, tenta enganar os leitores, posando de falso pluralismo. Mas a esta altura dos acontecimentos, apenas os tolos, os ingênuos, os incautos, os de má-fé e os analfabetos políticos, históricos e sociológicos ainda acreditam nas conversa fiada e nas desculpas esfarrapadas do jornal dos Frias. 

     

  4. Para entender a Folha

    Basta ler Vinicius Mota, para quem “Dilma insufla ódio nas ruas e vai morar em Ipanema”.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciusmota/2016/09/1810282-dilma-insufla-o-odio-nas-ruas-e-vai-morar-em-ipanema.shtml

    Basta ler também a ombudsman que parece estar confundindo a sua função de defensora dos leitores com a de defensora dos seus empregadores.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/paula-cesarino-costa-ombudsman/2016/09/1810130-folha-recusa-tese-de-golpe-mas-nao-ve-nas-pedaladas-motivo-para-tirar-dilma.shtml

    Jânio de Freitas, Gregorio Duvivier, Vladimir Safatle, e Guilherme Boulos (este atacado com violência por Reinaldo Azevedo) são estranhos no ninho. O primeiro, ainda é remanescente da época em qua a Folha tinha a cara de Claudio Abramo e, de certa forma, possui alguma estabilidade. Já os demais, a qualquer momento poderão ser convidados a pedir o boné, tal como a Época fez com Paulo Moreira Leite.

    Quem sabe contratem algum obscuro professor “de esquerda” em seus lugares para disfarçar?

    A Folha hoje é a cara de Reinaldo Azevedo, Vinicius Mota, Helio Schwartsman, Ferreira Gullar, Demétrio Magnoli, Felipe Pondé e daquele fedelho do Katupiry.

    E assim, um jornal que já foi muito admirado por ter sido um estimulador de reflexão, aos poucos se revela um pasquim de província, estimulador da cega repressão.

    É Dona Folha, disfarça e chora. Caíste na vida. Junto levastes contigo até um Clovis Rossi que também um dia já foi uma referência jornalística.

    Tá dificil, muito difícil sim, te defender, oh triste senhora.

     

  5. Bobo útil

    Por que sera que a Folha ainda não te deu um Tchal querido.

    Por que você é o bobo que eles gostam, você é a desculpa para todos os editoriais fascistas. Você e o Bobolos.

    Acorda gregorio, ce acha que a falha ainda serve para algo alem de banheiro de cachorro?

    Como varios amigos ja te deiseram, é você que da publico para a folha, não o contrario.

    Venha escrever neste blog, ou no DCM. Não tem a mesma visibilidade ainda, mas se vc ajudar, conserteza desmontaremos o PIG de fora para dentro.

    A luta não é derubar Temer, é derrubar seu patrão, a Globosta.

  6. É um texto irrepreensível, em

    É um texto irrepreensível, em seu conjunto.

    A questão que me coloco é: quantos leitores e assinates da folha leem Duvivier? Para eles Duvivier é mais do mesmo, “é o velho e conhecido comunismo de sempre querendo invadir o nosso Brazil”.

    Será que o articulista sonha, pensa, espera converter alguns desses incréus facistas para a justeza das causa que pregam uma melhor distribuição de renda, sem que isso seja tomado como uma ação vermelhista ?

    De certo que não, penso que ele sabe muito bem disso. 

    No entanto, a sua presença nas hostes do jornal presta um inestimável serviço ao mesmo, que poderar jactar-se de pluralidade, de independencia e imparcialidade, mesmo que tudo isso se dê na proporção de 10/1 para a direita, ou mais. Ele sabe disso? Claro sabe.

    O articulista chancela a postura truculenta da empresa, em troca de que? Prefiro não falar, até por que não é de espaço autopromocional como artista que é. Digo mais: desgraçadamente ele não está só nesta postura, a meu juízo, equivocada.

    Ele está muito bem acompanhado, que o diga L.F. Veríssimo, Lindemberg Farias, Janio de Freitas…

    Cada vez que leio um texto assim, me vem a memória a atitude digna de Marilena Chauí de abandonar a FSP e não mais dar entrevista a grande mídia.

    Ah, se todos intelectuais de esquerda ou mesmo somente democratas lhes seguisem o caminho, que sabe teríamos hoje uma mídia menos facista.

    Mas ainda dá tempo. 

  7. Grande artigo

    Gregório Duvivier está cumprindo um papel muito importante na luta contra o golpe. Desafiando a Folha a demiti-lo, ele mete a mão na máscara “democrática” do jornal e a puxa pra baixo, botando a nu a carranca fascista dos Frias.

    Não é coincidência que nesta mesma segunda-feira a Folha tenha dado chamada de capa para um artigo nazistoide do Vinicius Mota, secretário de redação do jornal. O artigo é uma das coisas mais repugnantes publicadas na imprensa brasileira nos últimos tempos.

     

     

  8. PERGUNTA

    Qual o jornal de dirita que tem  um Gregorio Duvivier para escrever em suas folhas.?

    Ninguém quer refletir ou explicar a participaçao crítica do blogueiro na imprensa tão amaldiçoada pela esquerda? A propósito,  gostei muito do artigo, muito inteligente. Apenas faltou ele concordar com a própria Dilma, que diz que vandalismo não é expressão de liberdade.

  9. As correntes saíram dos pés, mas não da cabeça.

    O interessante é que o cara, assim como grande parte do Brasil, para se comunicar usa esse meio privado que depende da vontadade de seu dono para funcionar (e funciona segundo seus interesses).

    Esse dono, que tem poder e é esperto (e vice-versa), em 64 pedia ORDEM, em 80 DEMOCRACIA. Hoje, pede ORDEM, amanhã, bradará novamente por DEMOCRACIA.

    Por trás desses dois pedidos, aparentemente contraditórios, há uma linha reta. Um país dependente, concentrador/excludente e pobre (em números absolutos e relativos, a seu potencial).

    MAS, os grandes operadores da mídia (a nata da elite) creêm estarem contribuindo para a construção de um país moderno. Uma espécie de escravidão moderna.

    Mas vou dar a real. Esses caras da FOLHA estão certos.

    Errado é quem se comunica através deles. Aqueles que são incapazes de imaginar uma comunicação de massas sem as grandes empresas privadas e familiares de mídia. Esses são os escravos modernos, incapazes de se verem comunicando entre si sem essas grandes empresas privadas. As correntes saíram dos pés, mas não da cabeça.

    Duviver, crie um canal de comunicação, como vc e seus amigos criaram o Porta dos Fundos. Liberte-se.

    Será que ninguém é capaz de enxergar as correntes que seguram esse país? O poder da plutocracia está no controle dos corações e mentes da classe média e remediada. A grande mídia faz a agenda e diz o que o povo deve pensar.

    Ah, mas como a esquerda ganha eleições, mesmo assim?

    Ganha por conta do programa eleitoral gratuíto*. E por que você acha que diminuiram seu tempo?

    Por que vc acha que na reeleição do FHC não teve UM debate entre os candidatos? Ora, porque 200 milhões dependem da vontadade de seis, oito ou dez pessoas decidem o que deve ser feito da agenda nacional. 

    Somos todos reféns da grande mídia, por sermos incapazes de imaginar e por em prática uma alternativa a ela.

    * Gratuíto para os inocentes úteis, que não sabem que pagamos a conta para as empresas privadas que detém uma concessão pública e que não presta serviço público, ou melhor, presta quando acha que isso lhe rende marketing.

    1. visão

      Prezado, temos que conhecer .O que vale é o raciocínio crítico.Se só  vocês exisitissem haveria o risco do pensamento único. Vade retro!

       

  10. 2 pesos e 2 medidas

    em 2013 quando os manifestante pediam a queda de Dilma, eram pacíficos, familias, pessoas do bem……

    em 2016 quando pedem a queda de um golpista fdp são baderneiros…………..

    esta folha é uma grande falha/farsa

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador