Dor testicular que não passa…O que fazer?

Desnervação Testicular – Aspecto Final

As dores testiculares que ocorrem com inflamação, aumento de tamanho e dor aguda ou intensa são bem conhecidas de médicos de todas especialidades e mesmo por número grande de pacientes.

As torções de testículos, as infecções, as dores após cirurgias e a presença de tumors causam grande temor e levam os pacientes rapidamente a presença de um especialista, que prontamente realiza o diagnóstico e institui tratamento eficiente.

Mas o que fazer na indesejável situação de dores que não possuem diagnóstico claro e que…não passam?

Acredita-se que até 6% da população masculina tenha dores testiculares crônicas com importante impacto na qualidade de vida.

Esse número pode parecer pouco, mas na verdade é extremamente relevante já que quase todos os homens nessa condição não tem conhecimento da existência de tratamento eficiente para seu problema. São pessoas que possuem sofrimento intenso e que não estão tratadas de maneira eficiente ou definitive.

Muitas condições podem ocasionar orquialgia crônica, dentre elas as prostatites com dor referida ao testículo, as inflamações virais ou bacterianas, os procedimentos cirúrgicos na regiao inguinal ou escrotal e em menor grau as varicoceles.

É preciso, contudo, não discutirmos em conjunto as dores difusas da região pélvica e a dor testicular isolada. O primeiro caso possui tratamento e fisiopatologia distintos da dor testicular localizada, que pode, com grande sucesso, ser tratada através de procedimento microcirúrgico minimamente invasivo.

Em relação ao tratamento, estudo que desenvolvemos no Hospital das Clínicas de São Paulo, revelou que a despeito da simplicidade e alívio relevante conseguido com medicamentos orais, a aderência ao tratamento foi de apenas 10% dos pacientes, revelando que o tramento medicamentoso tem seu papel na terapia dessa condição, mas quando a dor é realmente importante, como nos casos de queda da qualidade de vida, impossibilidade para o trabalho, dificuldades durante o sono por ser acordado pela dor, quando a orquialgia é desencadeada por atividades cotidianas, é preciso oferecer terapia que possa debelar o quadro álgico de forma definitiva.

Quando se cogita a relização de tratamento cirúrgico para alívio definitivo, é preciso se realizar um teste que comprove o papel isolado para inervação que caminha pelo cordão inguinal até o testiculo. E assim,  após a realização de anestesia local com Xylocaína com alívio adequado do quadro de dor do paciente, a secção cirúrgica da inervação que se dirige até o testiculo, provocará alívio duradouro desta condição e pode ser indicada.

A desnervação testicular microcirúrgica é um procedimento operatório com duração de cerca de 2 horas que provoca cura ou melhora da dor testicular crônica em até 97% dos pacientes, quando bem indicada. Vide literatura abaixo.

Desta forma, os pacientes com dor testicular crônica com queda da qualidade de vida ou de forte intensidade, pode ser submetido a procedimento operatório para cura ou alívio duradouro de sua condição e deixar de realizar procedimentos pouco eficientes e muitas vezes mutilantes como as epididimectomias, reversões de vasectomies e até mesmo as orquiectomias (extração do testículo).

Quanto à extração do testículo para esse fim, o tratamento da dor, fale a pena a divulgação de mais uma informação: mesmo após a retirada completa do testículo, a dor permanece em até 50% dos casos com dor fantasma.

Se você possui dor testicular de forte intensidade ou incapacidade, procure informar-se sobre o assunto. O seu caso por ter solução definitiva.

 

Bibliografia:

http://www.revistas.usp.br/clinics/article/view/18029/20094

www.cesarcamara.com.br

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador