E ai Comunidade? Software Livre e Mercado, Software Livre e Ideais

O problema é que o povo cultivou essa visão de “mercado”, “se não tomamos o mercado não seremos levado a sério”, “se não mostrarmos que estamos ganhando dinheiro não seremos levado a sério”, “se não tivemos mais de 2% do mercado seremos uma piada”.

Então o povo esqueceu a visão de comunidade, de solidariedade, de uma alternativa real de mundo mais justo e sustentável. O discurso se focou em não sermos mais uma alternativa, e sim parte do que esta ai, do mesmo modelo que se mostrou insustentável e falho, do mesmo modelo injusto.

Dai nos tornamos um produto, descartável, uma moda, uma burburinho midiático que tem seu tempo de vida e não mas é uma alternativa, uma resposta.

O povo vai lá e organiza um evento para falar de “mercado”, de “dinheiro”, de como o Software de Código Aberto é uma alternativa tecnológica melhor para a sua empresa e esquecemos de falar o porque disto ser uma alternativa melhor para a sua vida, porque é Software Livre e não de Código Fonte Aberto, porque queremos um mundo mais justo, mais humano.

O FISL que era um Fórum, de discussão e de apresentação de uma alternativa, para falar sobre um meio de construção coletivo e sustentável se torno uma “Feira” de soluções tecnológicas.

Então é isso, se não lançamos o Software Livre 2.0, com suporte a iPhone, estamos fadado a perecer? É issto que queremos? É isto que significa Software Livre?

Porque perdemos o senso de comunidade e a capacidade de encantar as pessoas com uma proposta real de alternativa. Quando vendemos a ideia de apenas mais uma solução técnica de mercado nos tornamos descartáveis assim que uma solução supostamente melhor, bonita ou na moda apareça.

Falávamos de um mundo justo, sustentável e melhor. E agora? É este caminho que vai atrair mais pessoas, ou garantir o sucesso? Sobre a pena de nos tornamos aquilo que combatíamos?

Prefiro poucos com o espírito, ideias e ideais inabaláveis de um Stallman do que “empresários e técnicos” bem sucedidos. O mercado, todos aqueles que estão nele já há algum tempo sabem que nos engole a todos e cospe assim que nos não geremos mais retorno, resultados financeiros. Conheço inúmeros casos.

Em uma comunidade estamos sempre acolhidos, protegidos e prontos para tentar mais um dia. Não conheço um sujeito sequer, que acredite em um ideal comum, que não estenda a mão para um irmão de luta.

Este espaço surgiu para isto, para congregamos nossos ideais e crenças. Nem sempre concordávamos, nem sempre éramos amigos, mas um caminho estava bem claro.

Que o debate volte a ser filosófico, sobre ideias e ideais e menos sobre técnica ou mercado.

Ninguém aqui vai deixar de ir atrás do seu sustento, e não é isso que eu falo. Mas o sustento material vem e vai, e continuamos, mas se perdemos os nossos ideais, perdemos todo o sentido da luta.

“(…) que as idéias voltem a ser perigosas”

Fonte: https://marcelo.juntadados.org/texts/e-ai-comunidade-software-livre-e-mercado-software-livre-e-ideais

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador