Eleição da Assembleia da Venezuela reserva poucas surpresas

Votação deve fortalecer Nicolás Maduro e acabar com ciclo de oposição de Juan Guaidó; estima-se uma abstenção em torno de 70%

Jornal GGN – Os novos integrantes da próxima Assembleia Nacional da Venezuela serão eleitos neste domingo (06/12), em uma eleição que não deve apresentar grandes surpresas.

Dentre os motivos listados pelo jornal Folha de São Paulo, estão o boicote dos partidos de oposição por conta de irregularidades em votações mais recentes; legendas contrárias a Nicolás Maduro foram consideradas ilegíveis; espera-se uma abstenção em torno de 70% e a votação não será acompanhada por observadores internacionais.

Além disso, o bloco de partidos de oposição afirma que as autoridades eleitorais foram escolhidas pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), de tendência pró-Maduro, em uma competência que era de responsabilidade do Parlamento.

Ao todo, serão eleitos 277 deputados – sendo 48% por voto nominal direto, enquanto os outros 52% serão eleitos conforme a ordem estabelecida pelos partidos em listas nacionais e internacionais, onde o eleito será aquele que alcançar o coeficiente primeiro.

A nova assembleia vai tomar posse em 05 de janeiro, quando terminam os mandatos de Juan Guaidó e seus apoiadores, o que pode representar o fim de um ciclo opositor a Maduro.

(Com A Tarde e Folha de São Paulo)

 

Leia Também
Próximo de eleições, população da Venezuela sofre com efeitos do bloqueio econômico
As próximas semanas podem ser o período de maior ameaça à Venezuela, por Franklin Frederick
Maduro tenta driblar sanções dos EUA convidando empresas da China a investir na Venezuela
Maduro anuncia medicamento que “cancela 100% do coronavírus”
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador