Eleições 2020: Mais de 600 mil eleitores já justificaram seu voto neste domingo

Ausências foram justificadas por meio do aplicativo e-Título, que segundo a Justiça Eleitoral está funcionando “adequadamente e sem instabilidade”.

Divulgação

Jornal GGN – Um balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que 604.098 eleitores – fora de seu domicílio eleitoral – justificaram ausência às urnas neste segundo turno por meio do aplicativo e-Título, entre 7h e 14h46 deste domingo, 29 de novembro. 

No entanto, o e-Título só conseguiu ser usado pelos eleitores que baixaram o aplicativo e se cadastraram até as 23h59 de ontem, 28. A medida da Justiça Eleitoral foi tomada para evitar instabilidade no sistema, como aconteceu no primeiro turno.

Na primeira rodada das eleições municipais de 2020, em 15 de novembro, o e-Título apresentou falhas e impediu muitos eleitores de justificar ausência. Hoje, a Justiça Eleitoral informou que aplicativo está funcionando “adequadamente e sem instabilidade”.

Para aqueles que precisam justificar a ausência é possível fazer isso pela ferramenta digital depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso é preciso que o eleitor apresente algum tipo de comprovação, como uma passagem.

Ainda, a partir desta segunda-feira, 30, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente, no cartório eleitoral, ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE, pelo mesmo prazo de 60 dias. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador