Governar é a Melhor Defesa

Inflar como duelo “Dilma x Cunha” pode ser tiro no pé. Primeiro, porque Cunha é caso criminal, de justiça, deveria estar preso (Delcidio foi). Seria trazer ela para onde ele está. Segundo, porque se ele cair, não seria uma vitória dela. Com Dilma tão em baixa, a fila anda, seria a bola da vez, o próximo alvo sem dividir atenções. Perverso dizer, mas nesse lamaçal político, enquanto Cunha vai ficando, de certa forma protege Dilma. É um contraponto de algo pior do que ela para opinião pública.

Impeachment x Constituição seria melhor. Ao menos por ora, não apareceu alguma acusação com base jurídica suficiente para justificar a perda de mandato. É o que muitos juristas estão dizendo. Se pedalada fiscal pode derrubar eleitos pelo voto popular, como ficam os muitos que pedalaram e pedalam (também governadores e prefeitos)?

Que se definam punições e novos procedimentos para coibir essa prática. Mas não se pode punir com impeachment, instituindo novos padrões jurisprudenciais depois do fato consumado. Precedente perigoso, tanto para governabilidade dos atuais como dos futuros gestores. Quantos terminariam o mandato se o critério fosse competência? Sim, é diferente de um Fiat Elba.

Quanto a renúncia, é um direito só dela, eleita em um regime presidencialista, com um mandato de quatro anos. Se “ou dá ou desce”, sua melhor defesa seria começar de fato a governar. Dia e noite, com muito diálogo, com todos os setores, não para tratar de impeachment (outros podem fazer isso), mas da agenda de governo. Por exemplo, reativar com urgência o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social,… criar ambientes inter/multissetoriais para construção de pactos,… mobilizar a sociedade contra a tsunami sanitária da microcefalia (e dengue), e assim vai…

Só que até agora não foi. Por isso imaginar que isso pode acontecer talvez seja muita elucubração. Se acontecesse, alguns diriam que essa guinada 180 graus seria oportunismo. E daí? O fato é que seria melhor, seja para os que gostam ou não dela, para mim, para você, para todos nós. Mesmo em meio ao caos, trancos e barrancos de um processo moroso de impeachment tramitando.

O Governo Dilma é medíocre (sua sorte é que a oposição também é). Se continuar nessa linha política desastrosa, só com os cleros do Congresso, ao se livrar de Cunha, cai nas mãos de Renan (também na fila), menos impulsivo, muito mais perigoso. Aí terá que trocar o mandato pela Agenda Brasil (esta sim pauta-bomba). Nesse caso, é preferível que renuncie.

A melhor maneira de se manter Governo é governando, até o último dia…
 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador