Em ação histórica, Movimento Negro denuncia pacote anticrime de Moro à OEA

Jornal GGN – Sergio Moro com seu pacote “anticrime” motivou o movimento negro a realizar mais um feito histórico: 14 integrantes de diversos coletivos participam, no próximo dia 9, de um fórum internacional promovido pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). A ideia é denunciar o caráter excludente e genocida da proposta de Moro.

Desde de a Conferência de Durban (África do Sul, 2001), que não se construía uma articulação unificada e independente dos movimento negros para uma intervenção em Fórum de denúncia internacional.

O encontro deste ano ocorrerá em Kingston, na Jamaica. Douglas Belchior, fundador da Uneafro e um dos integrantes da comitiva brasileira (veja a lista abaixo), disse ao Brasil de Fato que o fórum será importante para denunciar “a barbárie genocida que nós estamos vivendo no Brasil”. Mais importante ainda, acrescentou, é que isso seja feito “pela voz daqueles que são alvo prioritário desse Estado tão violento”.

Entre as propostas de Moro está a revisão do excludente de ilicitude, para isentar de qualquer punição os policiais que vierem a executar pessoas sob o argumento de que sentiram “medo, surpresa ou violenta emoção” durante a ação.

Rio de Janeiro – Ativistas da Anistia Internacional encenam mortes de jovens negros em protesto de mães e familiares contra a violência policial, no centro do Rio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Belchior lembrou que o Brasil tem problemas crônicos em Segurança Pública, cujas soluções partem de melhorias na condição social da sociedade. O que Moro como ministro do governo Bolsonaro oferece, no lugar disso, é uma saída populista para a violência.

A comitiva brasileira será composta por 14 representantes de movimentos negros, 10 mulheres e 4 homens de 7 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará e Maranhão. Todas as regiões do país, contemplando Mulheres Negras, Mães de Vítimas do Estado, Quilombolas, Matriz Africana, Mídia Negra, Favelas e Periferias.

Em fevereiro passado, organizações do Movimento Negro protocolaram, na CIDH, uma denúncia sobre o pacote anticrime. O documento pedia um posicionamento do órgão sobre as medidas e a disponibilidade de um observador internacional para acompanhar o caso.

Entre os pontos do projeto que mais colocam em risco a comunidade negra, as entidades também destacaram a prisão em segunda instância, que aumentará o número de presos no país, e o menor rigor na punição e apuração de casos de homicídio cometidos por agentes de segurança do Estado.

Leia o documento abaixo:

CIDH - Pacote Anticrime - Juiz Sérgio Moro - Brasil

Quem vai participar do fórum na OEA:

1 – Anielle Franco – Instituto Marielle Franco – RJ
É mestra em Jornalismo e Inglês pela Universidade de Carolina do Norte nos EUA, graduada em letras pela UERJ. Hoje atua como professora, escritora, palestrante, e é a atual diretora do Instituto Marielle Franco.

2 – Boris Calazans – Uneafro – Relatoria – SP
É Advogado e militante da Uneafro Brasil. Participou da formação de agentes da Década Afrodescendente, na ONU.

3 – Danilo Serejo – CONAQ – MA
Advogado Quilombola (Alcântara/MA)

4 – Douglas Belchior – Uneafro – SP
É professor, formado em história pela PUC-SP, liderança do movimento negro brasileiro, ajudou a construir a Educafro e é fundador da Uneafro-Brasil. É coordenador de articulação de projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

5 – Gizele Martins – Fórum Grita Baixada e Mov. de Favelas – RJ
É Jornalista e do Movimento de Favelas

6 – Iêda Leal de Souza – Movimento Negro unificado – GO
É Coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado; Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e especializada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira.

7 – Lia Manso – Criola – RJ
Militante de Criola – RJ

8 – Maria Sylvia – Geledés – SP
É advogada e Presidenta de Geledés

9 – Nilma Bentes – Marcha de Mulheres Negras – PA
É uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), em Belém, e uma das idealizadoras da Marcha das Mulheres Negras.

10 – Pedro Borges Franco Zimermann – Alma Preta jornalismo – SP
É jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e um dos fundadores do portal de mídia negra Alma Preta. Compõe a Rede de Jornalistas das Periferias.

11 – Rute Fiuza – Mães de Maio – BA
É representante do Movimento Mães de Maio no nordeste do Brasil. Mãe de David Fiuzaque, aos 16 anos, desapareceu após abordagem policial em Salvador em 2014.

12 – Sandra Maria da Silva Andrade – Conaq – MG
É da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

13 – Sandra Pereira Braga – Conaq – GO
Coordenadora da CONAQ (Quilombo Mesquita/GO)

14 – Winnie Bueno – Matriz Africana – RS
É Iyalorixá do Ile Aiye Orisha Yemanja, bacharel e mestranda em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, integrante da Rede de Ciberativistas Negras – Núcleo Rio Grande do Sul.

Redação

Redação

View Comments

  • É isso aí...
    todo apoio aos que combatem as políticas genocidas

    que Bolsonaro seja impedido de usar a Presidência para incentivar genocídios

  • O problema é que a OEA é apenas um penduricalho dos USA. Reclamar para o lobo que manipula as cordas do rábula?

    Sobre preconceito e invisibilidade, uma entrevista com o roqueiro e ativista Roger Waters (o papel das mães em criar cidadã/os do mundo...), sobre o uso do antissemitismo como álibi para evitar discussão sobre os crimes do Estado de Israel contra os palestinos.

    No vídeo do ato em defesa de Julian Assange na Alemanha, o ator alemão Malte Sundermann menciona o caso de Lula no Brasil preso para silenciar os progressistas).

    Para legendas em português, ou qualquer outro idioma, ativar nas configurações (>detalhes>legendas>inglês (gerada automaticamente)>legendas>traduzir automaticamente>escolher idioma na lista).

    São tantxs xs perseguidxs pelos Estados Terroristas, encabeçados pelos USA e Israel, que apenas uma lista de guerreirxs mais conhecidxs encheria uma página.

    LULALIVRE! ASSANGELIVRE! CHELSEALIVRE! PALESTINA (PALESTINOS EM TODO O MUNDO) LIVRE! PLANETA LIVRE!
    SOCIALISMO URGENTE! PODER PARA O POVO DE BOA VONTADE.

    Democracy Now! (canal - USA) - Roger Waters on Palestine: “You Have to Stand Up for People’s Human Rights All Over the World” -
    https://www.youtube.com/watch?v=_ikBIM8tn-g

    acTVism (canal - Alemanha) - “We are all Julian Assange!” Demonstration in Berlin - Statement from Edward Snowden
    https://www.youtube.com/watch?v=GRFej-HcKgQ

    Sampa/SP, 03/05/2019 - 15:10

  • Apesar de tambem considerar a OEA um sub organismo de defesa de direitos, acho pertinente a representacao.
    Vamos esquecer a raça e olhar para o RJ onde, conforme reportagem veiculada no jornal "O Dia" em 04/5, neste primeiro trimestre de 2019 a policia já matou 434 PESSOAS, batendo recordes de autos de resistência.
    Especialistas atribuem esta matança a discursos incentivadores como o do atual governador. Imagine o exterminio quando, liberado pelo Moro, o "Guarda da Esquina" sentir algum "desconforto" com um sujeito que porventura dele se aproxime.

    Aliás, o governador Witzel, durante campanha prometeu a seus incautos eleitores que procuraria a rede pública sempre que tivesse problemas de saúde, esta semana correu para o hispital Samaritano, carissimo, devido a um breve mal estar. Num raio de 3.5 km do Palácio Guanabara, assim como o Samaritano tinha UPA.
    Mas uma quedinha de pressão arterial dá muito medo, mesmo para os que clamam por matança. Vai que não tenha um esfigmomanômetro disponivel na rede publica?

Recent Posts

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

16 minutos ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigação de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

22 minutos ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

2 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

2 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

2 horas ago

James Onnig destrincha a vinda de Macron ao Brasil além dos memes

Macron pode estar buscando se fortalecer com o apoio de Lula dentro da dicotomia formada…

3 horas ago