Em comemoração ao Dia mundial do consumidor PROTESTE lança Guia da Vida Colaborativa

A PROTESTE Associação de Consumidores está lançando o Guia da Vida Colaborativa, disponível no site como parte das atividades para marcar o Dia Mundial do Consumidor.

O guia, que é organizado de A a Z, contém dicas de websites que estimulam modos de vida colaborativos.

Em período de crise econômica em que a regra é economizar, partilhar produtos e serviços com outras pessoas facilita a vida e dá acesso a bens sem precisar gastar muito.

Além disso, o consumidor estará contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Mesmo quem tem dinheiro para adquirir o que necessita ganha com essa troca, ao reduzir o descarte de produtos, os gastos com energia e água na produção, a derrubada de árvores, ou seja, a degradação ambiental.

Caronas, hospedagem, aulas de idiomas, feiras de vestuário, calçados, brinquedos, games, equipamentos eletrônicos – quase não há limite para o consumo colaborativo.

E a proposta do Guia da PROTESTE é ser colaborativo também no conteúdo,  estimulando os interessados em  incluir novas plataformas a enviar sugestões para que  a publicação  mantenha-se atualizada. Para isto a PROTESTE  produziu um vídeo convidando as pessoas a participarem.

A PROTESTE apoia essas iniciativas, porque se alinham a uma visão menos consumista e mais humanista de vida. As mudanças climáticas já começam a nos exigir novas formas de viver em sociedade.

Aprendemos, por exemplo, que nunca mais poderemos esbanjar água tratada, um bem precioso em todo o mundo.

A valorização das habilidades e conhecimentos nesse processo pode ajudar a reduzir o desemprego e a desigualdade, preocupações que aumentam toda vez que ocorre uma nova crise econômica e financeira, seja por aqui ou em outras regiões.

O consumo colaborativo nada mais é do que bom senso. “Por exemplo: se um vizinho tem um carrinho de bebê, com os filhos já criados, por que não trocá-lo ou doá-lo para outro que será pai em alguns meses, se estiver em boas condições de uso?”, questiona Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE Associação de Consumidores.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador