Aliados políticos de Jair Bolsonaro (PL) irão protocolar petição na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) por supostas violações praticadas contra o ex-presidente.
Segundo o entorno do político inelegível, Bolsonaro seria vítima de violação de direitos humanos por suposta prática de “censura” e “perseguição política”, no âmbito dos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
O jornalista Paulo Cappelli, no site Metrópoles, informou que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) articulam no Congresso o apoio ao documento. A ideia é coletar ao menos 100 assinaturas de parlamentares para dar peso à petição.
Ao ser acionada, a OEA irá decidir se há elementos para que o caso seja julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, sediada na Costa Rica. Contudo, o Tribunal não pode interferir em decisões do STF.
Neste cenário, a expectativa de bolsonaristas com a petição é chamar atenção do campo internacional. Segundo o colunista, há aliados de Bolsonaro, inclusive, que cogitam recorrer ao Tribunal de Haia.
A ação é vista de forma irônica por alguns setores, tendo em vista que Bolsonaro sempre criticou os Direitos Humanos e chegou a tratar o mecanismo como “o esterco da vagabundagem“, em publicação no X, em 2016.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.