Em defesa do Metrô paulista

Por Pensador

Tem alguns equivocos ai.

1- Em muitos lugares, o que se chama de metro, inclui tambem os trens suburbanos. Se inclusas as linhas da CPTM, o numero salta de 61Km pra quase 300Km.

2- E preciso muito cuidado pra se definir o que e uma linha de metro.

Em Berlin, a S41 e a que vai e a S42 e a que volta. Sao duas linhas qdo na verdade e so uma.

Em Londres, varias linhas sao, na verdade, ramais de uma linha principal cujos trens com destinos distintos usam a mesma linha. Seria como se os trens da linha verde pudessem ir ate o Jabaquara, por ex. Uma confusao danada.

3- E me parece que ha um equivoco ai na populacao das areas metropolitanas. Sao Paulo e Nova Iorque nao tem 30mi de hab, mas 20. Toquio tambem tem menos hab, “somente” 36mi.

SempSempre lembrando que ao considerar os hab da area metropolitana, o autor deveria tambem considerar no conjunto, o metro + os trens da CPTM.

4- Por fim, nao se fala da qualidade do servico. Sao Paulo precisa de mais linhas com certeza. Mas o metro de SP e infinitamente superior ao de Londres, Chicago, Roma, Milao e Napoles. Nova Iorque da ate do comparar. O de Berlin oferece um servico mais equilibrado. O S-Bahn (CPTM dos caras) e muuuuuuito melhor que a nossa. O U-Bahn daqui e melhor que o de la.

Sao Paulo poderia aumentar muito e rapidamente o servico de metro se construisse linhas aereas no mesmo estilo dee Chicago (metro elevado, usando aco como material construtivo). E feio pra chuchu, mas resolve.

As principais linhas a serem construidas na cidade (opiniao minha) sao:

1- Centro-Terminal Vargina

2- Centro-Terminal AC Carvalho

3- ABC – Carrao

4- Prolongamento do Expresso ZL ate a Barra Funda

5- Prolongamento da linha lilas 5 ate o Jd Angela

6- Prolongamento da linha verde em direcao a Barra Funda e a Osasco, neste caso passando pela USP e pela Corifeu

7- Precisariam construir uma linha circulare entre a marginal e o centro

8- Transformar a linha da marginal pinheiros (da CPTM) em uma linha circular, passando pela marginal do Tiete, Aricanduva e pela ZS ate se encontrar la na marginal pinheiros novamente

9- Absolutamente essencial metro no eixo Joao Dias-Vereador Dinis-Santo Amaro-Faria Lima-Barra Funda (ou Lapa). Assim como uma ligacao entre o Centro e a ultima estacao da linha lilas (esqueci o nome) pela Brigadeiro ou pela Nove de Julho

10- As demais linhas do metro, presentes no plano de expansao fazem sentido, EXCETO a linha ouro que liga o nada (Congonhas) a lugar nenhum (Morumbi)

E isto. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador