Em meio à pandemia, Brasil se alinha aos EUA contra Venezuela

Ministério das Relações Exteriores diz que está pronto para agir em sintonia com a "comunidade internacional" para derrubar o governo venezuelano

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O Itamaraty – que deveria estar focado na operação de resgate de brasileiros que estão em diversas partes do mundo sem conseguir retornar ao Brasil por conta das restrições ao espaço aéreo impostas por causa do coronavírus – emitiu um informe na noite do dia 1º de abril, afirmando que está alinhado aos Estados Unidos no plano de impor a “democracia” na Venezuela, destituindo Nicolás Maduro da presidência por novas eleições.

No comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores diz que está pronto para agir em sintonia com a “comunidade internacional” para derrubar o governo venezuelano.

Leia abaixo:

1.O governo brasileiro, após tomar conhecimento da proposta de uma Moldura Institucional para a Transição Democrática na Venezuela, apresentada em 31/3, pelo governo dos Estados Unidos da América, expressa sua coincidência com os objetivos da proposta e a apoia como instrumento capaz de contribuir para o restabelecimento da democracia na Venezuela.

2.De maneira convergente com a proposta, o governo brasileiro considera que somente a realização de eleições presidenciais livres, justas e transparentes poderá pôr fim à grave crise política, econômica e humanitária por que passa a Venezuela. Considera, igualmente, que a saída de Nicolás Maduro é condição inicial para o processo, uma vez que ele carece de qualquer legitimidade para ser parte numa transição autêntica.

3.Vários dos elementos presentes na proposta têm sido defendidos pelo Brasil individualmente e também pelo Grupo de Lima, de que o país faz parte.

4.A renúncia concomitante do ditador Nicolás Maduro e do Presidente Encarregado Juan Guaidó e o estabelecimento de um Conselho de Estado, eleito pela legítima Assembleia Nacional, com o mandato de organizar eleições livres e justas, sob observação internacional, constituiria importante passo em direção a uma solução definitiva para a crise na Venezuela. No entendimento brasileiro, a garantia de participação no processo de transição de todas as forças políticas comprometidas com a democracia, o repúdio ao crime organizado, a libertação de presos políticos, a restauração das imunidades parlamentares, a restruturação do Conselho Nacional Eleitoral e o restabelecimento de uma Corte Suprema de Justiça legítima são indispensáveis para a reconstrução do Estado de Direito e de um ambiente democrático na Venezuela.

5.O Governo brasileiro está pronto a trabalhar com a comunidade internacional de modo a apoiar o processo de transição democrática na Venezuela, pelo qual tanto anseiam os próprios venezuelanos e os amantes da liberdade em toda a região.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avisaram a Ernesto, O Idiota, que a Russia nao vai deixar?
    Brasil assume papel de covarde ao se esconder atras do mais forte para cantar de galo.

  2. Esse ernesto parece menino brincando de casinha.
    Ele arruma a casinha, põe os movinhos no lugar à moda dele, pega as bonequinhas, põe na mesa, manda todo mundo ficar quietinho e depois vai mostrar pro papai.
    O ideal dele é um mundo de barbie.
    Vou pedir encarecidamente para o Nassif nos poupar de matérias que possam nos causar indignação extrema ou crises de repugnância.
    Afff!!!

  3. Como pode isso Arnaldo…Mais um idiota teleguiado…Já não basta o Embaixador de…”””hamburgers”””…atacar a China…agora é esse outro palhaço…Quero ver agora, aonde vcs vão comprar equips. médicos para o Povo Brasileiro….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador