Em São Paulo, candidatos apostam em estratégia do voto útil na mira pelo 2º turno

No entanto, estratégia pode beneficiar o atual prefeito e líder das pesquisas eleitorais Bruno Covas

Imagem: Fábio Pozzebon/Agência Brasil

Jornal GGN – Nos últimos dias de campanha eleitoral, os candidatos à frente nas pesquisas para a Prefeitura de São Paulo usam o voto útil para tentar vencer o embate. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, alguns deles – como Márcio França (PSB) – , já falam abertamente em contar com eleitores dos adversários para chegar ao segundo turno.

França, em terceiro lugar nas duas grandes pesquisas sobre a corrida do pleito paulista, DataFolha e Ibope, chegou a dizer nas redes sociais: “voto útil no único que já venceu o PSDB em São Paulo”. O candidato usa a estratégia para conquistar, em um possível segundo turno, os votos à esquerda e à direita, a fim de derrotar o atual prefeito e líder das pesquisas Bruno Covas (PSDB).

Já o candidato da esquerda com mais destaque em São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) tem apostado no discurso que “a esperança vai vencer o ódio”, numa busca pelo voto útil de petistas. A ação teria causado atritos com o partido, já que Boulos chegou a falar com os presidentes nacional e estadual do PT, Gleisi Hoffmann e Luiz Marinho, para que Jilmar Tatto desistisse da candidatura e o apoiasse, mas o candidato resistiu.

Segundo a reportagem, Boulos teve que ligar para Tatto para “aparar as arestas”. Após isso, o candidato do PT chamou o adversário do Psol de “irmão mais novo” e disse que “com certeza” estarão “juntos no segundo turno”.

No entanto, no atual estado de polarização, a estratégia do voto útil ainda poderia beneficiar o próprio Covas, Nas redes sociais do tucano, postagens incentivam eleitores que não querem candidatos da esquerda no segundo turno a escolherem Covas.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pelo visto você já está carregando 3 cruzes:
      Uma do seu nome,outra da Bíblia e a terceira é Bruno Covas.Quem sabe se com seu apoio,ele escapa do chamado do Pai,do Filho e do Espírito Santo.Com todo respeito.

  1. O Blog corretamente inteceptou um comentário meu que realmente não devia ser publicado.Agradeço a Luis e Da.Lourdes pela correta decisão.Foi um grande equívoco da minha parte.Peço desculpas,meus valores são outros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador