emenda constitucional para inclusão dos catadores como segurados especiais da Previdência

http://mncr.disparadordeemails.com/ver_mensagem.php?id=H|386|44706|126998316590567300

Envie moções de apoio a essa iniciativa e participe dessa luta

envie moções em nome de sua entidade, cooperativas, associação ou individualmente para Câmara de Deputados: [email protected]

 

 

Acontecerá no próximo dia 07 de Dezembro, no Plenarinho da Câmara dos Deputados, em Brasília, audiência pública para discutir o projeto emenda constitucional para inclusão dos catadores como segurados especiais da Previdência.  O projeto de emenda é de incitativa popular do MNCR e pretende fazer emendas na Constituição brasileira para permitir a aposentadoria de catadores que já trabalham a anos na área sem a necessidade de contribuição prévia.

Se aprovada a emenda beneficiaria os catadores de todo o Brasil permitindo a contribuição de 2,3% do rendimento para o INSS. Esse tipo de contribuição já é adotado para pescadores e arrendatários rurais.  Para haver a inclusão dos catadores como segurados especiais deve haver emenda constitucional.

Hoje os catadores não têm contribuição especifica para o INSS e tem de fazer a contribuição como trabalhador autônomo ou por meio da cooperativa que acaba contribuindo com o mesmo tipo de carga tributária de uma empresa, pagando impostos patronais, inviabilizando a contribuição da maior parte dos catadores que têm renda ainda muito baixa.  A contribuição varia de 11%, para quem contribui como autônomo, até 20% para os catadores que pagam por meio da cooperativa. A renda média nacional dos catadores é hoje a baixo de um salário mínimo.

 

Veja a proposta de projeto Lei na integra aqui

Notas taquigráficas de audiência pública em Minas Gerais

Veja o andamento dos projetos relacinados: http://migre.me/2voAZ

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador