Empresários são presos e sede do MBL é alvo de operação policial

Jornal GGN – A sede do Movimento Brasil Livre (MBL) em São Paulo foi alvo de buscas e apreensões numa operação da Polícia Civil e da Receita Federal, na manhã desta sexta (10). Segundo informações do G1, dois empresários ligados ao grupo – um deles, suspeito de financiar o MBL – foram presos em uma investigação do Ministério Público sobre lavagem de dinheiro. O MBL nega relação com eles.

Os empresários são Alessander Mônaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso, mais conhecido como Luciano Ayan [foto], investigados por lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. O MP afirma que a família Ferreira dos Santos, criadora do MBL, tem dívida de R$ 400 milhões em impostos federais.

Ao todo, são seis mandados de buscas e apreensão e dois de prisão na cidade de São Paulo e em Bragança Paulista, no interior. Cerca de 35 policiais civis do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) e 16 viaturas participam da operação, apontou o G1.

O MP apontou uma “confusão jurídica empresarial” entre as empresas MBL e Movimento Renovação Liberal (MRL). “O movimento teria recebido doações de forma oculta através da plataforma Google Pagamentos – que desconta 30% do valor, ao invés de receber doações diretas na conta. Alessander Monaco Ferreira é investigado por grande movimentação financeira e incompatível, além da criação e sociedade em duas empresas de fachada. Ele realiza doações suspeitas ao movimento através da plataforma Google”, afirmou o portal.

Já Carlos Augusto de Moraes Afonso, o Luciano Ayan, é investigado por fazer ameaças a quem questiona as finanças do MBL e disseminação de fake news. “Ele também criou quatro empresas de fachada e tem indícios de movimentação financeira incompatível, segundo a Receita Federal.”

Em nota, o MBL afirmou que “Alessander Monaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso não são integrantes e sequer fazem parte dos quadros do MBL. Ambos nunca foram membros do movimento. Uma notícia veiculada de maneira errônea por um portal criou tal confusão.”

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

6 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

7 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

7 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

7 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

8 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

8 horas ago