Energia Térmica Solar no Brasil e em São Bernardo do Campo – O Urubu, o Tom Jobim e a pombinha

Olá, como vão?

Como muitas e muitos, também trabalho, aos finais de semana e de noite, em uma outra atividade, a Solar, na www.sociedadedosol.org.br .

Esse trabalho é voluntário, pois no Brasil a energia térmica solar, cujo princípio físico é a convecção, fenômeno físico que também sustenta o voo magnífico e soberano do Urubu, voo que por sua vez inspirou a criação da Asa Delta no Rio de Janeiro e também a obra e, especialmente, um disco maravilhoso de um cara desconhecido chamado Tom Jobim, é desconhecida.

A mesma ignorância que faz o senso comum desprezar o Urubu, associando-o a algo ruim, ao preconceito (eu conheço e sou amigo de Homens e Mulheres Negras que já sofreram preconceito junto com o Urubu, e por isso sei do que falo), é a ignorância que despreza o potencial do Sol num país tropical como o Brasil, que só possui a biodiversidade que nos é possível sentir e ver por causa desse mesmo Sol.

Nós desprezamos o Urubu, um pássaro que ensinou o ser humano a voar sem motor, e inspirou uma criação brasileira, a Asa Delta; ave da América do Sol, endêmica em todo o continente; pássaro que não transmite nenhuma doença, pelo contrário, ele higieniza o Planeta Terra; pássaro que elimina patógenos; pássaro que guia pilotos de aeronaves em busca de economia de combustível e voos mais tranquilos; pássaro avoador exímio que “dorme na asa do vento”.

Fazemos isso com o meu amigo Urubu e, olhem só que perversão, com a pomba, a “pombinha branca da paz”, que foi trazida pelo colonizador brancoeuropeujudaicocristão, pois eles não se contentavam em ocupar, matar e escravizar, eles precisavam trazer suas plantas e seus animais, já que no Brasil não existiria tal biodiversidade…; animal sem controle, responsável pela transmissão de ao menos oito doenças mortais; aves estúpidas chamadas de “ratos de asas”; pois bem, nós elevamos a pomba terrível e mortal em símbolo religioso da paz brancaeuropeiajudaicacristã, e desprezamos o Urubu!

Compartilho abaixo algo que talvez lhes interesse saber.

Abraços, Gustavo.

TEMA 01

Ao vivo da laje solar do CIETEC/USP – Bom Dia Brasil com a Sociedade do Sol – Dia 14 de julho de 2011.

Caros e Caras Amigas, a edição nacional do jornal Bom Dia Brasil do dia 14 de julho de 2011, quinta-feira, amanhã, que tem início às 07:30h, apresentará ao vivo projetos solares a partir das 08:00h, direto da Laje Solar da Sociedade do Sol aqui no Cietec na Cidade Universitária – SP.

O Aquecedor Solar de Baixo Custo – ASBC, o “Linux” Solar do Brasil, será apresentado concomitantemente com a proposta do fogão solar social e com o demonstrador de um simples aquecedor solar de piscina.

Augustin T. Woelz, engenheiro elétrico brasileiro, foi quem liderou o desenvolvimento do ASBC e hoje integra a equipe da Sociedade do Sol como coordenador do P&D de energia térmica solar.

Ele oferecerá, ao vivo, informações básicas para acelerarmos a revolução solar no Brasil baseado em tecnologias sociais e conhecimentos ecológicos com base na educação e solidariedade.

Bem, isso no espaço de tempo possível de uma entrada ao vivo de um jornal que tem alcance nacional.

Para maiores informações, www.sociedadedosol.org.br .

Assistam, e agradeceremos se enviarem comentários.

TEMA 02

Organização do dia 16 de julho de 2011, sábado, entre 09h-16h, na Associação Padre Leo Commissari, em São Bernardo do Campo:

1) 09 até no máximo 10h – Retomada geral com falas combinadas da SoSol e das/os Gestoras/es PMSBC – Estaremos com as/os participantes do dia 11 de junho e também com pessoas que não participaram nesse dia. Tomaremos o cuidado para harmonizar o conhecimento e falarmos da proposta de continuidade do trabalho.
Vamos procurar descobrir também quem tentou e conseguiu montar o ASBC-Linux Solar e quem está disposta/o a tentar. Procuraremos recepcionar e organizar de forma adequada as demandas que surgirem;

2) 10 até 12h – Terminar o ASBC Demonstrativo e deixá-lo funcionando. Também conviveremos juntos, procurando responder às dúvidas e a curiosidade despertada nas/os que não participaram do dia 11/06;

3) Almoço solidário e compartilhado das 12-13:30h. Cuidar para não levar nada que use açúcar, farinha de trigo e produtos industrializados;

4) 13:30h até 14:30h – Discutir a proposta de aproveitar a reforma da Creche da Padre Leo e instalar um ASBC na mesma. Associação Padre Leo convidará os responsáveis pelas obras, técnicos da OAS, para participarem, pois a reforma está em andamento;

5) 14:30h até 15h – Apresentar e explicar a demanda e discutir como instalar o ASBC na Creche Conveniada do Jardim Margarida e na Creche Municipal. A reunião com a arquiteta Beatriz Goulart, preparatória, está confirmada para hoje, às 17h, na sede da SE12, na SE da PMSBC;

6) 15-16h – Como instalar o Aquecedor Ferroli, doado pela Itália, na Padaria da Associação Padre Leo.

Favor conferir:

Diário Oficial de São Bernardo do Campo cujo nome é “Notícias do Município”.
Página 6:

http://www.saobernardo.sp.gov.br/dados1/nm/nm%201622%20das%20páginas%201%20a%2012.pdf
“Mulheres pedreiras são capacitadas para a instalação de aquecedor solar”

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=30911

http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=7828&qt1=0

Aqui para capturar algumas fotos:
http://www.abcdigipress.com/imagens.asp?busca=s&codpauta=2780

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador