Entenda: quais matérias do GGN foram censuradas

Publicada originalmente em 31/8/2020

Jornal GGN – A venda pelo Banco do Brasil de créditos podres que valiam quase R$ 3 bilhões ao banco BTG Pactual foi denunciada por reportagem do GGN no dia 14 de julho. E, apesar de ser um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda (31), juntamente com a censura imposta pela Justiça do Rio de Janeiro ao GGN, não foi uma das 11 denúncias de Luis Nassif e Patricia Faermann que, a pedido do banco, foram retiradas do ar.

Entre as publicações bloqueadas pelo juiz titular 32ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, a maioria (6 delas) são relacionadas à licitação da Zona Azul de São Paulo, vencida pela Allpark, dona da rede de estacionamentos Estapar, que tem entre os sócios André Esteves, do BTG Pactual, desde 2009, com 46,4% da participação.

A primeira sobre o tema foi publicada no dia 6 de dezembro de 2019, em coluna do Xadrez de Luis Nassif, e a última no dia 20 de julho, em reportagem de Patricia Faermann, que acessou a ata de investidores da Allpark Empreendimentos e revelou detalhes na publicação censurada.

Para justificar o pedido de censura, o BTG alegou que o Jornal GGN não contatou o grupo para prestar esclarecimentos. Na ocasião, contudo, o GGN havia consultado a Allpark Empreendimentos e a resposta havia sido publicada na reportagem.

Proibidos de seguir noticiando sobre o caso, divulgamos, nesta segunda (31), a íntegra do documento utilizado para sustentar a publicação, com as respectivas páginas destacadas, que deixamos à disposição de outros veículos. Da mesma forma, disponibilizamos a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual de São Paulo, que investigou a licitação.

Uma das primeiras reportagens processadas pelo BTG integrou o especial produzido por Patricia Faermann, no Chile, em julho de 2019, sobre como funciona o sistema de previdência privada no país, chamado de AFPs.

Após três meses de investigação e dezenas de documentos obtidos, a repórter identificou um relatório que aponta o banco de capital aberto brasileiro como um dos principais beneficiários dos fundos de investimento das aposentadorias privadas no país. Sem poder noticiar mais, também disponibilizamos este relatório.

Outras quatro publicações censuradas foram colunas opinativas de Luis Nassif, seja da série de publicações do Xadrez ou análises, nenhuma delas trazendo como foco o BTG Pactual, mas mencionando o banco.

Já processados pelo BTG Pactual, as duas últimas reportagens – a do relatório aos investidores sobre a licitação da Zona Azul e a última divulgada por Luis Nassif, que tratou do banco de dados públicos (entenda aqui) – motivaram o pedido de censura das publicações no dia 18 de agosto, o que foi atendido pela Justiça do Rio.

Apesar de levantar as suspeitas sobre a transação, a reportagem “A estranha venda de créditos podres do Banco do Brasil ao BTG Pactual”, de Patricia Faermann, publicada no dia 14 de julho, não foi censurada.

Na ocasião, também havíamos contatado o BTG Pactual, que se limitou a responder: “para saber mais detalhes sobre o processo de venda da carteira, sugerimos que você consulte o Banco do Brasil”. Também consultamos o Banco do Brasil, na referida denúncia, que se restringiu a compartilhar o comunicado divulgado ao mercado e às entidades reguladoras.

Após a publicação do GGN, no dia 14 de julho, o tema ganhou repercussão e o subprocurador-geral do Ministério Público no Tribunal de Contas (TCU), Lucas Rocha Furtado, solicitou a apuração do caso ao Tribunal. A reportagem continua no ar:

 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Ao anunciar a entrada do ex-ministro no Conselho, o chairman à época, Pérsio Arida, afirmou:“A vinda do ministro Nelson Jobim é mais um importante passo em direção ao aprimoramento da gestão do BTG Pactual. Sua notável trajetória, experiência e conhecimento contribuirão para aperfeiçoar ainda mais a governança do banco”.
    Fonte Wikipedia.

  • Nos supermercados, a parte podre ou ruim da fruta, é virada de cabeça para baixo, para que distraídos como eu comprem e só descubram em casa. Mas quando vendem frutas boas no cestão de frutas podres para alimentar os porcos, tem dente de coelho aí.

    • Tanto neste seu questionamento quanto aos motivos que levaram a matéria não sofrer censura, acredito que foi levado em conta que o principal responsável por este crime aos cofres públicos é o desgoverno.
      Neste caso, ao pactual coube o papel de abutre.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

7 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

8 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

8 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

10 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

10 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

10 horas ago