Entre valores e contravalores não tenho o direito de ser neutro, diz Rubens Ricupero

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – O diplomata e ex-ministro da Fazenda e Meio Ambiente Rubens Ricupero publicou artigo na Folha de S. Paulo posicionando-se a favor da eleição de Fernando Haddad (PT) para a Presidência, contra o projeto de Jair Bolsonaro (PSL). Ele avalia que, sozinhos, Haddad e as forças de esquerda não vão ganhar a eleição, e chama atenção de quem pretende se manter neutro nas atuais circunstâncias. “Entre valores e contravalores não tenho o direito de ser neutro. Darei meu voto ao candidato que encarnar valores absolutos e inegociáveis”, assegurou.
 
“(…) penso que o dever dos neutros é ir além do voto e lutar por uma frente democrática que una o mais amplo espectro de opinião possível”, sugeriu Ricupero. “(…) uma aliança não deve refletir hegemonia de nenhum partido. Tem de acolher a exigência popular de combate à corrupção, ajuste fiscal, responsabilidade no uso de recursos escassos – o que falta no programa do PT, além da autocrítica.”
 
Para o diplomata, não há lugar “para imparcialidade entre quem quer retirar o Brasil do Acordo de Paris sobre clima e quem deseja honrá-lo.” Nem entre quem “defende a proteção dos ecossistemas tal como prescrito na lei e os que atacam suposta indústria de multas do Ibama contra desmatadores ilegais.”
 
“Os mesmos que tencionam suprimir o Ministério do Meio Ambiente e subordiná-lo ao da Agricultura em ótica meramente produtivista, sem olhar as consequências de devastação ambiental e da concentração de renda”, escreveu.
 
“Entre os defensores da Constituição, da democracia liberal, da tolerância, da diversidade, da civilidade na vida política e seus detratores, escolho sem hesitar os primeiros. Coloco-me ao lado dos promotores dos direitos humanos, da prioridade de combater a desigualdade, suprimir a miséria; sou contra os críticos de tais posições.”
 
Leia o artigo completo aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma tônica nos discursos

    De novo, o termo “valores absolutos e inegociáveis” aparece. Porque, no final, se tornou disputa de valores: entre quem valoriza a civilização e quem valoriza a barbárie.

    1. Hegemonia ou Democracia

      Não Rui, o PT não tem que ter hegemonia na Frente Democrática. Se o PT quiser impor goela abaixo de seus eventuais aliados, sem negociação, não haverá frente. Foi assim no primeiro turno, quando o PT colocou como prioridade a sua hegemonia no campo da esquerda e deu no que deu. Ou quase. Por 4%.

      Esta é uma segunda chance. Acredito em Jaques Wagner e Haddad. Se falhar, preparemo-nos. Nós, anônimos cidadãos, vamos nos ferrar, mas os petistas correm risco de morte (não é política, é física mesmo).

  2. O homem sem caráter da era

    O homem sem caráter da era FHC. Seria interessante ele explicar o valor “ajuste fiscal”. Ajuste fiscal para quem ?.  Para os valorosos rentistas ?

  3. A CARA DO TUCANATO E ESTES 40 ANOS FARSANTES

    “O que é bom a gente mostra, o ruim a gente esconde”. E Eu me lembro da Fundação do PT em 1978. Da Greve do ABC, cercada dentro do Estádio do São Bernardo. Da Anistia Geral e Irrestrita de 1979 e todas as Promessas que construiriam uma Nova Nação a partir daí. Agora Esquerdopatas abarrotados de Contas Milionárias, lutando pela continuidade desta  “Benção Divina que produziram no Brasil”. E recebendo por tamanho sacrifício apenas 40 mil reais por mês de Salário de Escravidão?!! Não é mesmo Dona Luislinda?!!! Já construiram seu Futuro, mamando como nunca na história deste país, no Orçamento Público. Mas até as pedras já sabiam, que se estas eleições dessem erradas e o Povo Brasileiro se revoltasse em Manifestações como em 2013, Greve dos Caminhoneiros ou 60 milhões de Votos no Candidato da Oposição, nossas Vidas, Garantias Financeiras, Famílias, Residências, Cidadanias, Futuro já estariam garantidos em algum País Industrializado e ‘Civilizado’. Potências Colonialistas, Racistas, do Grande Capital Especulativo ou apenas Terra do Trump?! E o que importa?!!!! Vocês cairam nesta !!!! Como é fácil lidar com a Estupidez !! Tem Racismo, Discriminação, Muros e Trump, mas também tem Disneylândia, Shopping Center, no minimo 40 mil reais de ‘salário de escravidão’ depositados na conta todo mês (pagos por aquele atrasado e quintomundista Brasil), tem Ações ao Portador de alguma Estatal Brasileira sendo negociada na Bolsda de Valores de NY, fruto de Privatarias bem amarradas em Segurança Juridica e Respeito a Contratos Assinados. Não é mesmo Dona Mirian Leitão?! Guerrilheira Marxista, a Madrinha do NeoLiberalismo Tupiniquim. Bipolaridade no Estágio Máximo !! O Brasil é de muito fácil explicação. (P.S. Muito Obrigado se a Censura Fascista não alcançar este pobre Analfabeto Funcional. É que tenho alergia à Fascistas)

  4. Caramba estes caras na boca

    Caramba estes caras na boca de tomar um couro nas urnas e ainda criando caso, a hora é de ganhar as eleições, será que não veem que Bolsonaro no poder será a ditadura pura e simples.

     

    Este cara vai encher o governo deses generais horríveis, com sua gritaria, seus coturnos esmagadores, é so ver as entrevistas dessa gente, hoje mesmo tem um na FSP falando como se já fosse o dono do país,chega de errar, outro dia tinha outro falando em eliminar os livrros que não elogiassem as ditadura.

     

    Querem acabar com o IBAMA, com a cultura, odeiam qualquer pessoa que pensa!

     

    Vocês querem isso???

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador