Escola José Urbina Lopez transforma índices ao investir em autonomia e colaboração

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral

Era uma vez um burro e seu dono. Um dia, enquanto andava, o burro caiu num poço. Apesar de não ter se machucado, não conseguia sair. Seu dono avaliou que o animal já estava velho e não valia o esforço de ser retirado, então decidiu enterrar o burro e já tapar o buraco. Ele começou a encher o poço de terra e assim foi continuando, apesar dos gritos do animal. Em algum momento, o burro se calou e o homem presumiu que ele havia morrido. No entanto, aos poucos, o animal foi sacudindo a terra que, ao cair, ia se acumulando, servindo de apoio para a sua saída.”

A fábula foi contada por um professor de matemática aos seus alunos no México. A Escola Primária José Urbina Lopez fica ao lado de um depósito de lixo, na cidade de Matamoros na fronteira com os Estados Unidos. Com quase meio milhão de habitantes, o município sofre com a intensa violência decorrente do tráfico de drogas. “Nós somos como este burro. Tudo que é jogado em nós é uma oportunidade para sair do poço em que estamos”, afirmou o educador, convidando seus estudantes ao debate.

escola

Naquele dia mesmo, o professor Sergio Juárez Correa havia se deparado com mais um episódio da vulnerabilidade que seus alunos convivem. Para contar a fábula, o professor havia selecionado um vídeo, mas ao tentar exibi-lo, percebeu que haviam roubado o cabo elétrico do projeto, provavelmente para vender o cobre.

O panorama de pobreza, carência e vulnerabilidade pode levar a crer que nada de positivo pode vir de um lugar como este. No entanto, a imagem não poderia estar mais errada. Foi exatamente na Escola Primária José Urbina Lopez que garotas e garotos surpreenderam o país.

Leia também:  OAS culpa Lula por assumir obra deficitária na Bolívia, mas embaixador desmonta delação

Clique aqui para ler a experiência na integra.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome