Escola se propõe a debater os espaços educacionais e configura Grêmio Escolar

Orientado inicialmente pelo tema ambiental, a instância foi propulsora de um movimento ampliado de participação que integra gestão e comunidade escolar

Por Ana Luiza Basílio do, Centro de Referências em Educação Integral

Aos poucos eles iam chegando em uma das salas do andar superior da Escola Técnica Estadual (ETEC) Tiquatira, localizada na Penha, em São Paulo. Um, dois, três… catorze estudantes, líderes de sala, rumo ao encontro com o coordenador de curso, Marco Aurélio Pereira, que os esperava para a rotineira reunião semanal de cerca de meia hora de duração. Coletivamente, eles iam construindo a pauta, trazendo os assuntos escolares que precisavam ser debatidos e alinhados.

 

 

Alunos durante reunião do Grêmio Ambiental.

A principal discussão se deu em torno da Semana Tecnológica que a escola realizará na semana de 5 a 9 de outubro. No período, os alunos se organizam para expor à comunidade escolar e também aos familiares e comunidade do entorno as suas vivências e aprendizagens em formato de oficinas, como fotografia, grafite, encadernação, diagramação, currículo e moda, sendo eles mesmos os proponentes e realizadores dessas atividades. Durante a reunião, vários foram os momentos em que os líderes de turma trocavam entre si as estratégias que estão utilizando para montar as oficinas, como dicas de materiais e melhores orçamentos para adquiri-los.

Também foi pauta da reunião o retorno sobre a limpeza da área de almoço da instituição. Como a escola tem uma equipe reduzida, e parte dos alunos acaba almoçando por lá, ficou definido, a partir do interesse deles, que eles se revezariam para cuidar da limpeza local. As turmas se encarregaram, em interferência de um gestor, de construir um cronograma para a tarefa, no qual se alternam semanalmente.

Outra demanda trazida foi a do orçamento do projeto de sinalização dos espaços escolares. Os jovens sentiram a necessidade de comunicar visualmente as regras de convivência pelas áreas da escola, para garantir o cumprimento delas. Assim, as lixeiras foram identificadas com um adesivo para o destino correto do lixo reciclável, por exemplo. Os alunos do curso de Comunicação Visual ficaram incumbidos de tocar a tarefa orçamentária e socializá-la com os demais para, então, tomarem uma decisão conjuntamente.

Clique aqui para ver esta experiência na integral.

Redação

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