Especial GGN: Confira 6 reportagens da série #OExemploDoChile e participe da campanha

Ao longo de julho, GGN publica uma série de 10 reportagens especiais mostrando como se deu a capitalização da Previdência Social no Chile, um modelo que inspira a reforma sonhada por Paulo Guedes aqui no Brasil

Foto: Agência UNO

Jornal GGN – Você sabia que metade da população chilena se aposenta com o equivalente a R$ 260,00 depois que o regime militar instaurado após o golpe do general Pinochet decidiu acolher o programa econômico dos “Chicago Boys” e capitalizar a Previdência?

O Chile, inclusive, hoje figura numa lista de 30 nações que adotaram a aposentadoria capitalizada décadas atrás, e mais da metade teve de aprovar novas reformas nos últimos anos para corrigir as distorções desumanas do sistema. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho.

O “exemplo do Chile”, referencial na reforma da Previdência que Paulo Guedes ainda sonha em aprovar aqui no Brasil – o governo sinalizou retomar a discussão depois de agosto – vem sendo estudado em várias partes do mundo, embora seja constantemente jogado para escanteio pela grande mídia brasileira.

É com ajuda dos apoiadores da campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) do GGN junto ao Catarse que estamos com uma repórter no Chile, para contar o lado B dessa história.

Ao longo de julho, o GGN publica uma série especial com 10 reportagens sobre #OExemploDoChile.

Ao final da empreitada, em meados de agosto, divulgaremos um documentário no YouTube com entrevistas exclusivas feitas com aposentados chilenos e especialistas em Previdência. Vamos ouvir como é viver com a previdência capitalizada a partir dos relatos de quem sente os impactos da reforma na pele.

Com apenas R$ 10,00 você pode fazer parte do time que ajudou a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel.

Os doadores especiais da causa entram para uma lista de transmissão que receberá o documentário em vídeo em primeira mão, antes da estreia oficial.

Confira as condições, mais detalhes do projeto e saiba como apoiar no link www.catarse.me/oexemplodochile.

Abaixo, as 6 reportagens publicadas até agora:

  1. Como a aliança entre liberais e militares na ditadura chilena mudou a Previdência
  2. O falso milagre econômico: Chile, um exemplo do fracasso das capitalizações
  3. Reuniões secretas revelam conflitos para Pinochet capitalizar a aposentadoria no Chile
  4. Ditadura e desinformação: as promessas aos trabalhadores para capitalizar a Previdência no Chile
  5. Quanto vale uma aposentadoria capitalizada: o exemplo do Chile
  6. A introdução do neoliberalismo na Reforma da Previdência

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Antonio Francisco das Neves

- 2019-07-16 07:08:39

Sei cantar esta música deste pequeno. Porque não postaram ainda no youtube ou similar? Parece canto de guerra. 1. Hino ardente cantemos Cruzados, Ao Divino Eucarístico Rei É o pão que aos pequenos soldados, Dá o Papa dizendo: vencei. Nosso escudo é a prece aguerrida; É a cruz do dever a nossa espada; São as almas o campo da lida; Nosso prêmio e vitória, Jesus (bis duas últimas linhas) 2. Óh senhor, que na vida disseste: “Deixai vir as crianças a mim” Oh, acolhe este grito celeste, Como toque de puro clarim; Sim, convida a teus pés o descrente. E conserva no bem teus Cruzados, Sê a todos o lume da mente, Sê a todos do peito o calor! (bis duas últimas linhas) 3. Já se apressa, Cruzado, tua hora De chegares à fonte da luz; Corre, voa, não ponhas demora, Pois suspira por ti o Jesus. Abre o peito inocente e ditoso Nele hospeda, entroniza e adora A Jesus teu irmão carinhoso, Que se fez pequenino por ti. (bis duas últimas linhas)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador